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Buscando atender aos percentuais legais e adequar-se às demandas regionais, e tendo em vista o momento de revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFSC e o Plano de Ofertas de Cursos e Vagas dos Câmpus (POCV), surgem no câmpus Xanxerê as primeiras discussões sobre a necessidade da oferta de cursos na área da formação pedagógica. O câmpus, até o momento (outubro de 2016), oferece apenas um curso na área educacional, o de Formação Inicial e Continuada em Teorias, conceitos e temas no ensino de Filosofia e Sociologia. A oferta curso, de curta duração (40h), possibilita a capacitação pontual de 20 estudantes de graduação, graduados e/ou professores das áreas relacionadas à Filosofia, História, Geografia, Sociologia, Pedagogia, nos temas relativos às áreas de Filosofia e Sociologia[3]. Os demais cursos do câmpus são da área metalmecânica (Técnico Concomitante em Mecânica, Bacharelado em Engenharia Mecânica, FICs na área), área de Informática (Técnico Integrado em Informática, FICs na área) e área de Alimentos (Técnico em Alimentos, FICs na área) e de demandas específicas, como o FIC Enem e o Programa Mulheres Sim (FIC Educação e Gênero). Para suprir a lacuna da oferta de cursos de formação pedagógica, após deliberações no câmpus e pesquisa de demanda, decidiu-se pela oferta de um curso de Especialização Lato Sensu na área educacional, contabilizado na atual revisão do Plano de Oferta de Cursos e Vagas[4]. A análise das demandas regionais levou em consideração, em um primeiro momento, a oferta de cursos de graduação e de especialização lato sensu, especialmente os voltados à área de educação, por instituições públicas e, portanto, gratuitas. Em um segundo momento, os cursos oferecidos por instituições privadas. Após pesquisa, foi constatado que, nos entornos do IFSC Xanxerê, apenas a Universidade Federal da Fronteira Sul Câmpus Chapecó oferece cursos de graduação gratuitos na área de educação, sendo eles Ciências Sociais, Filosofia, História, Geografia, Letras Português/Espanhol, Matemática e Pedagogia[5]. As demais universidades que oferecem cursos são todas privadas (Unoesc, câmpus Xanxerê Educação Física, Pedagogia, Letras e Licenciatura em Informática; e Chapecó Educação Física e Licenciatura em Informática [6]; Unochapecó, Chapecó Artes Visuais, Ciências da Religião, Educação Física, Física, Letras, Letras Libras, Licenciatura Intercultural Indígena, Matemática e Pedagogia[7]; Celer Faculdades, Xaxim - Pedagogia[8]; e Unopar, polos em várias cidades com cursos EaD variados[9]). No entanto, o cenário para os cursos de especialização lato sensu na área educacional não é tão fértil quanto aos de graduação. Das instituições públicas pesquisadas, somente o IFSC Câmpus Chapecó está com oferta vigente de curso (Especialização em Ensino de Língua Inglesa[10]) e a UFFS Câmpus Chapecó (Gestão Escolar da Educação Básica e Educação do Campo). Portanto, há apenas três cursos da modalidade, número muito baixo para a territorialidade regional. Das instituições privadas, apenas a Celer Faculdades e a Unopar estão com cursos vigentes. Na Celer Faculdades são oferecidos os cursos de Pós-Graduação em Educação Especial, em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em Educação Intercultural e Migrações no Oeste Catarinense, em Fisiologia Aplicada ao Treinamento Desportivo e em Movimentos Sociais e Populares. Na Unopar há cursos diversos via EaD. O IFSC Xanxerê, neste cenário, pode contribuir significativamente para o desenvolvimento regional, oferecendo um curso de especialização que supra as demandas formativas dos graduados e graduandos na área de educação ou áreas afins, cumprindo, consequentemente, os preceitos legais já anotados anteriormente. O tema leitura como princípio pedagógico emerge da necessidade de abarcar o maior número possível de graduados e graduandos interessados no tema da especialização, já que a leitura permeia todas as áreas formativas. Neste sentido, a Matriz Curricular foi pensada para dar conta da diversidade dos sujeitos, que terão um núcleo de disciplinas teóricas básicas e poderão se aprofundar em determinados segmentos, pela possibilidade da escolha de disciplinas do núcleo eletivo. O Corpo Docente é formado por docentes mestres e doutores do próprio IFSC, que demonstraram grande interesse em participar mais ativamente dos processos de formação pedagógica da comunidade, expandindo assim a abrangência do câmpus. Dessa forma, o uso dos recursos físicos e humanos do Instituto é otimizado, beneficiando um maior e mais diverso público. O curso visa Contribuir para a formação de profissionais de diversas áreas, especialmente os da educação, por meio da complementação de seus estudos e tendo a leitura como o princípio pedagógico norteador das ações.
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