Political-Pedagogic Project

No available at this moment
JUSTIFICATVA
A profissionalização da gestão pública, por meio da valorização e capacitação do servidor, é uma das formas de qualificar o atendimento ao cidadão, assegurando a otimização de recursos públicos e, principalmente, o atingimento da atividade fim dos órgãos públicos com eficiência e efetividade. Ainda, o fortalecimento das instituições passa pela adaptação de inovações tecnológicas e pelo esforço dos profissionais na incorporação de novas práticas gerenciais. Nesse sentido, destaca-se a definição contida no Plano Diretor da Reforma Estatal (PDRAE, 1995): Administração Pública Gerencial - Emerge na segunda metade do século XX, como resposta, de um lado, à expansão das funções econômicas e sociais
do Estado, e, de outro, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial, uma vez que ambos deixaram à mostra os problemas associados à adoção do modelo anterior. A eficiência da administração pública – a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços, tendo o cidadão como beneficiário – torna-se então essencial. A reforma do aparelho do Estado passa a ser orientada predominantemente pelos valores da eficiência e qualidade na prestação de serviços públicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações.
Martins (2010, p. 5) ressalta que o universo que compõe a Gestão Pública brasileira “é formado por mais de 5.560 governos municipais, 100 mil organizações
públicas, 54 mil conselhos de políticas em cerca de 40 temas, 500 mil dirigentes
públicos, oito milhões de servidores e um incontável número de parceiros”. Verifica-se, assim, a necessidade da capacitação desse imenso quantitativo de gestores e servidores
para a atuação eficiente, responsável e sustentável da administração pública.
Com os novos desafios da Gestão Pública, voltada para a otimização de recursos
com foco na oferta de serviços com alta qualidade, faz-se necessária a profissionalização e capacitação dos servidores para que tenham condições de contribuir
e alcançar os objetivos dos órgãos aos quais estão vinculados. No que tange à Gestão Pública para EPT, foco deste projeto, temos que refletir ainda sobre o aspecto da formação de profissionais com a visão acima citada, adicionada à sensibilidade no trato das questões educacionais que possuem nuances específicos.
O art. 3o do Decreto no 5497/2005, que dispõe sobre o provimento de cargos de direção e assessoramento da Administração Pública Federal, dispõe sobre a prioridade das capacitações gerenciais:
Art. 3o Os órgãos, autarquias e fundações da administração pública federal deverão incluir em seus planos de capacitação ações voltadas à habilitação de seus servidores para o exercício de cargos de direção e assessoramento superiores, as quais terão, na forma do art . 9o da Lei no 7.834, de 6 de outubro de 1989, prioridade nos programas de desenvolvimento de recursos humanos na administração pública federal.
A Lei de Criação dos Institutos Federais faculta a possibilidade de ofertar, em nível de educação superior, “[...] d) cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização, visando à formação de especialistas nas diferentes áreas do conhecimento” (BRASIL, 2008)1.
Quanto à trajetória de formação do IFSC em Gestão Pública, a instituição possui experiência em ofertas de Pós-graduação na área desde 2006. Nesse ano e no seguinte foram abertas turmas em oferta própria, na modalidade presencial. Além disso, por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), foram ofertadas novas turmas no período de 2008 a 2014 e retomadas em 2016, até os dias atuais, na modalidade EaD.
O documento destaca que:
A gestão democrática da educação deve ser capaz de envolver os sistemas e as instituições educativas e de considerar os níveis de ensino, as etapas e as
modalidades, bem como as instâncias e mecanismos de participação coletiva. Para tanto, exige a definição de conceitos como autonomia, democratização, descentralização, qualidade e propriamente a participação, conceitos esses que devem ser debatidos coletivamente para aprofundar a compreensão e gerar maior legitimidade e concretude no cotidiano. (PNE, 2014, p. 59).
Traz, ainda, como estratégias para o cumprimento da referida meta, as seguintes ações:
19.7) favorecer processos de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira nos estabelecimentos de ensino;
19.8) desenvolver programas de formação de diretores e gestores escolares, bem como aplicar prova nacional específica, a fim de subsidiar a definição de critérios objetivos para o provimento dos cargos, cujos resultados possam ser utilizados por adesão.
Em relação à articulação da proposta aqui apresentada ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFSC3, destaca-se que o presente projeto articula-se ao “Objetivo estratégico A1”, que propõe-se a “Atender os potenciais alunos, considerando seus diferentes perfis e o contexto social, ambiental e econômico da sua região”. Ainda, em relação à articulação desta proposta com o PDI, destaca-se o “Objetivo estratégico P1 - "Estruturar a oferta educativa a partir dos perfis do egresso e do potencial aluno."
A Política de Formação do IFSC (Resolução CONSUP 45/2014) traz em seu art. 6o os seus objetivos, dos quais destacamos:
II – contribuir para a qualificação dos processos educacionais a partir das
formações dos servidores das instituições de ensino;
III – contribuir com o processo de formação para a profissionalização da gestão pública;
IV – promover a valorização do profissional da educação, mediante ações de formação inicial e continuada que estimulem a permanência e a progressão na carreira;
A referida Política define ainda, em seu art. 8o, os programas para formação dos
servidores, os quais se destacam seus incisos IV e V: Programa de Formação para a Gestão: desenvolvimento de projetos e ações que contribuam para a atuação em atividades de gestão, considerando a estrutura organizacional de gestão do IFSC; e Programa de Formação em Educação Profissional, Científica e Tecnológica: desenvolvimento de projetos e ações que qualifiquem a atuação no âmbito da EPT.
Em pesquisa de demanda com os servidores do IFSC, realizada pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) em 2015, identificou-se o interesse dos Técnicos
Administrativos em Educação (TAEs) por formações voltadas ao Desenvolvimento de Dirigentes (57,84%, representando um total de 214 TAEs de 370 respondentes). Quando solicitados a especificar a linha de desenvolvimento da área “Desenvolvimento de Dirigentes”, 49,19% (182 servidores) apontaram interesse em formação na área de “Gestão Administrativa”.
Do mesmo modo, o relatório da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFSC, em 2014, indicou como ponto a ser trabalhado e desenvolvido: “oportunizar condições de capacitação e pós-graduação para o desenvolvimento profissional docente, técnico e administrativo.”
Em 2015, a CPA do IFSC alertou como ponto crítico que merece intervenção significativa: “oportunizar condições de capacitação e pós-graduação para o desenvolvimento profissional docente e técnico-administrativo, permitindo um melhor desenvolvimento na carreira.”
Uma nova pesquisa de demanda foi realizada pela DGP em junho de 2018, a pedido do Cerfead, com o público dos servidores do IFSC e IFC. A amostra (404 respostas do IFSC e 205 do IFC) reafirma o interesse destes servidores na capacitação em Gestão Pública. A demanda mapeada nesta pesquisa aponta para a necessidade de se ampliar a divulgação desta oferta para toda a Rede – servidores estes que inclusive já fazem parte do público-alvo deste Projeto.
Assim, para o atendimento dessa demanda institucional de capacitação dos
servidores do IFSC, da rede EPT e dos servidores da Educação Profissional em geral, e considerando que nenhum outro campus do IFSC atua nessa área de Gestão Pública da EPT e formação de servidores, o CERFEAD propõe o seguinte itinerário formativo em suas ofertas, articulado à presente proposta:
I - ambientação e formação continuada para docentes e técnicos
administrativos ingressantes na rede EPT;
II - pós-graduação lato sensu em Gestão Pública na EPT e em formação docente na EPT;
III - pós-graduação stricto sensu em nível de Mestrado e Doutorado profissionais em Educação Profissional e Tecnológica, com linhas de pesquisa em gestão e prática docente; e
IV - outros cursos de formação inicial e continuada na área.
Dessa forma, este curso visa trabalhar os aspectos técnicos da Gestão Pública moderna aliados às peculiaridades de uma instituição pública de Educação Profissional Tecnológica. O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica propõe-se a contribuir com o percurso formativo dos servidores públicos, sobretudo atendendo às especificidades da gestão administrativa de instituições públicas de Educação Profissional e Tecnológica.
Destaca-se, ainda, que não há no país a oferta similar do curso aqui proposto, considerando-se a especificidade de formação em Gestão Pública voltada à Educação Profissional e Tecnológica e às especificidades que esta área do serviço público demanda para a gestão administrativa dessas instituições. Assim, espera-se ampliar as oportunidades de capacitação para servidores e gestores, com foco na qualidade do serviço público prestado pelas instituições. Busca-se, também, a efetividade da atuação do IFSC como instituição pública de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, quanto ao atendimento às demandas latentes e explícitas por formação profissional, em uma oferta que atenderá às diferentes regiões do estado, já que a oferta será feita na modalidade a distância, com turmas a serem abertas em diversas regiões do estado.
Desde a primeira oferta, o curso vem recebendo aprimoramentos e, em 2018, o PPC originalmente aprovado sofreu a primeira alteração formal, especialmente voltada à duração do curso e à atualização normativa. Em 2019, considerando as experiências das
ofertas anteriores, as necessidades de ajustes apontadas pelos egressos nas pesquisas
a eles aplicadas, bem como a possibilidade de aproximação ainda maior com as
demandas do público alvo dada a dinâmica do contexto, os docentes da área de gestão pública do Cerfead, em consenso, apontaram para a oportunidade e conveniência para a formação de um grupo de trabalho multidisciplinar voltado à atualização do PPC do curso.
O grupo de trabalho pautou sua atuação em, primeiramente, identificar as
competências do seu público alvo, para confirmá-las ou atualizá-las e, consequentemente, ajustar ou manter as áreas de conhecimento abordadas no PPC, verificando o alinhamento entre as unidades curriculares e ementas com as
competências que o aluno necessita desenvolver.
A metodologia utilizada para o levantamento e avaliação das competências considerou a didática profissional, com base na obra de Wesselink. Construído um plano de trabalho, os membros realizaram diversas entrevistas e dinâmicas de grupo para delimitar os grandes eixos de atuação do público alvo e as respectivas competências. Delimitaram-se três grupos de competências: gestão, técnico administrativo e de relacionamento interpessoal. Como resultado desta etapa, as unidades curriculares foram reelaboradas, com o surgimento de novas e a manutenção ou ajuste de outras, e um novo encadeamento foi então construído. A presente proposta visa dar continuidade a essa trajetória de formação, voltando-se às especificidades da EPT e à inserção do aluno nas atividades laborais de referência, que representam as competências em ação, unindo a teoria aos desafios reais que o egresso enfrentará no contexto do gestor administrativo de uma instituição pública de EPT.
3.2 OBJETIVOS DO CURSO
3.2.1 Objetivo geral: Capacitar para atuação na área de Gestão Pública, com ênfase na gestão administrativa de instituições públicas de Educação Profissional e Tecnológica. 3.2.2 Objetivos específicos: a) atuar na Gestão Pública para a execução de políticas públicas e promoção da eficiência e inovação considerando a realidade social, política e econômica, na qual essa função está inserida; b) aprimorar a gestão de pessoas e o relacionamento interpessoal na gestão das
instituições federais de EPT e ampliar a reflexão crítica e a pró-atividade por meio da relação entre teoria e prática na área de Gestão Pública; c) implementar a governança pública e desenvolver a cultura da liderança e profissionalização da gestão nas Instituições da Educação Profissional, sobretudo na rede federal EPT; e
d) conhecer e compreender a história, concepção, estrutura e o funcionamento das instituições da Educação Profissional no Brasil, em especial, nas instituições que compõem a Rede Federal EPT.
Florianópolis - SC | No available at this moment
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker1-srv2.appdocker1-inst230/04/2024 06:21