Projeto Político Pedagógico

O s egressos deverão apresentar competências técnicas e comportamentais. As
competências técnicas que deverão ser apresentadas pelos egressos são as seguintes:
1. Ler e interpretar desenhos mecânicos estabelecidos em projeto e
desenvolver as seguintes habilidades: utilizar adequadamente os instrumentos de
desenho; executar os desenhos dentro das normas técnicas aplicáveis.
2. Conhecer as boas práticas de segurança e higiene do trabalho
As competências comportamentais que devem ser apresentadas pelos
egressos são: autonomia, responsabilidade e relacionamento.

VER PPC.

VER PPC.

A metodologia a ser empregada para a construção das competências será
orientada pelo conteúdo do curso, agregando as bases tecnológicas estabelecidas.
As estratégias pedagógicas desenvolvidas serão realizadas em ambiente de
laboratório e de sala de aula, em diferentes situações de aprendizagem, buscando a
mobilização de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades motoras,
cognitivas e afetivas, envolvendo estudos de caso, oficinas, palestras,
problematização, seminários, visitas técnicas, entre outros, visando assim a
inovação, a criatividade a busca da qualidade para facilitar a aprendizagem,
apropriando as metodologias apresentadas numa perspectiva
contextualizada e intertemáticas. Assim no procedimento educativo não se
admite a exclusão, mas sim a integração de alunos e professores tanto no
relacionamento quanto na aquisição de conhecimentos, pois se não houver troca,
não há como investigar, criar, questionar e crescer.

Nome: Emerson Serafim
Telefone: 48 33115000 E-mail: emersonserafim@ifsc.edu.br
Área / Departamento de Atuação: Diretor do Campus Araranguá-SC

É na concepção de negociação que a avaliação da aprendizagem está
inserida, revestindo esse processo avaliativo numa perspectiva de aprendizagem e
não somente de mera atividade de testar ou medir elementos. A avaliação por
competência encontra-se num contexto holístico, sendo sistemática e contínua na
interação em que professor e aluno buscam essa concepção de negociação.
Os aspectos analisados na avaliação durante o desenvolvimento do Curso
serão os seguintes:
 Competências Comportamentais
 Competências Técnicas
Ao longo do desenvolvimento do curso, o professor deverá realizar registros
de avaliações. O professor deverá avaliar pelo menos 3 competências
técnicas: utilizar adequadamente os instrumentos de desenho; executar os
desenhos dentro das normas técnicas aplicáveis e desenhar peças, componentes e
conjuntos – CAD. Além destas, deverá avaliar as seguintes competências
comportamentais: autonomia, responsabilidade e relacionamento.

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