Projeto Político Pedagógico

O profissional estará apto a desenhar plantas baixas civis, esquemas e diagramas elétricos, peças mecânicas e artesanais e componentes diversos em 2 D, assim como editar desenhos já elaborados.

Poderá atuar no departamento de projetos em empresas de engenharia, ou se autônomo, elaborar os desenhos de acordo com a demanda de serviço. Verifica-se também na indústria a necessidade dos conhecimentos deste curso para profissionais de outras áreas, cujas atividades envolvem a manipulação de plantas, desenhos ou esquemas em 2D, podendo citar profissionais que atuam nas áreas de infraestrutura e utilidades (civil, hidráulica e elétrica), manutenção, segurança do trabalho e engenharia de processos.

Conhecer os comandos do software CAD, plotar desenhos gerados pelo software, reconhecer símbolos padronizados de instalações elétricas, criar bibliotecas de componentes elétricos, editar e modificar projetos já criados no software CAD.

Os conteúdos serão inicialmente apresentados, por meio de material eletrônico (slides), seguidos de demonstração prática do docente no software. Na sequência será solicitado que os alunos reproduzam aquilo os exercícios propostos, e discutam entre si e com o professor sobre as possibilidades que as novas ferramentas estudadas permitem, além de suas limitações.

Nome do responsável pelo projeto: Fernando Imai

Contatos: fernando.imai@ifsc.edu.br

cristiano.venturi@ifsc.edu.br

O processo avaliativo será composto por um exercício prático, realizado em momento intermediário do período letivo, e prova prática ao final.

Baixar Arquivo
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker5-srv2.appdocker5-inst2 03/06/2020 16:31