Projeto Político Pedagógico

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O Curso de Especialização em Gestão Escolar tem por objetivo formar profissionais, capazes de desenvolver atividades de planejamento, organização, liderança e controle no âmbito da gestão escolar, contribuindo para o cumprimento da função social da escola.

Objetivo geral:
Aprofundar os fundamentos teórico-práticos e qualificar os profissionais da educação da rede pública e privada no que concerne às questões de gestão de instituições educacionais, almejando, assim, a elevação da qualidade da educação.

Em consequência, espera-se que ao final do curso o egresso seja capaz de:
Compreender o meio educacional no qual as escolas estão inseridas, tendo em vista a ética e os princípios democráticos;
Compreender a unidade escolar como parte do complexo educacional ligado à rede e sistemas de ensino;
Compreender as inter-relações entre o Projeto Político Pedagógico e a gestão escolar;
Compreender a educação escolar como direito social básico e como instrumento de emancipação humana no contexto de uma sociedade com justiça social;
Analisar o desenvolvimento da Gestão Escolar brasileira em seu momento histórico, face ao contexto de globalização excludente;
Compreender a função social da escola brasileira e as suas perspectivas para uma formação fundamentada na competência, na ética, na cidadania e na autonomia;
Apropriar-se de elementos que possibilitem um olhar crítico sobre a formação e a construção da identidade do professor visando uma prática pedagógica autônoma e emancipatória;
Atuar de forma consciente com vistas ao fortalecimento dos processos de descentralização na educação e na escola, da autonomia da escola e do financiamento público da educação;
Atuar na gestão da educação e da escola visando a efetivação do direito à educação básica com qualidade, por meio de práticas caracterizadas por
transparência, trabalho coletivo, participação da comunidade escolar nas decisões pautadas na ética, crítica e criatividade;
Atuar nos processos de elaboração e implementação do Projeto Político-Pedagógico da escola, num trabalho que assegure a participação efetiva de toda
comunidade escolar e a ação coletiva e colegiada;
Implementar mecanismos e estratégias que favoreçam a realização da gestão democrática, em especial dos órgãos colegiados, dentre eles o Conselho Escolar, em função do Projeto Político-Pedagógico;
Aplicar os fundamentos de liderança, gestão curricular, gestão administrativa e gestão financeira na unidade escolar;
Aplicar ferramentas tecnológicas no campo da organização dos processos de trabalho nos sistemas e unidades de ensino, entendendo tais recursos como
importantes para realização da gestão democrática da educação;
Administrar a avaliação institucional visando à melhoria do desempenho escolar;
Analisar o impacto dos recursos tangíveis e intangíveis existentes na escola nos processos de ensino-aprendizagem;
Analisar a legislação educacional na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases, no Plano Nacional de Educação, nas Diretrizes Curriculares, na Base Nacional
Comum Curricular e nas Resoluções dos Conselhos de Educação.
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