Projeto Político Pedagógico

O egresso do curso de Assistente Administrativo deverá ser capaz de executar processos
administrativos e atividades de apoio em recursos humanos, finanças, produção, logística e
vendas; atender fornecedores e clientes; fornecer e receber informações sobre produtos e
serviços; e tratar documentos variados.

O egresso estará apto a atuar em diversas áreas dentro de uma empresa, como em diversos
setores comerciais. As áreas de atuação, de assistente administrativo, deve estar de acordo com
as necessidades da empresa e as demandas do chefe, podendo variar entre: operacional,
administração, contabilidade, suprimentos, finanças, crédito, jurídico, recursos humanos,
planejamento e de sistemas, atendimento ao público interno e externo.

• pensamento crítico, científico e criativo
• senso estético
• comunicação
• argumentação
• cultura digital
• autogestão
• empatia e cooperação
• autonomia
• tratar documentos;
• preencher documentos;
• preparar relatórios, formulários e planilhas;
• acompanhar processos administrativos;
• atender clientes e/ou fornecedores
• executar rotinas de apoio na área de recursos humanos
• prestar apoio logístico
• prospectar clientes
• demonstrar competências pessoais: iniciativa, trabalhar em equipe, flexibilidade,
capacidade de adaptação de linguagem, capacidade de negociação, capacidade de
empatia, capacidade de observação, persistência, facilidade de comunicação,
credibilidade, contornar situações adversas, criatividade, auto-controle e capacidade de
organização.

O curso tem a pesquisa como princípio pedagógico, por entender que esta proposta respeita os
interesses dos sujeitos envolvidos considerando as suas singularidades, requer ao mesmo tempo
ação ativa dos trabalhadores estudantes em realizar as atividades que serão propostas para sua
formação no trabalho e na Escola, no Tempo Social e no Tempo Escola.

Para mais informações, ver PPC.

Responsável pelo PPC
Israel da Silva Mota
Email: israel.mota@ifsc.edu.br
Tel: (49) 3325-4149 e (49) 98501-9252

No Ensino Médio, especificamente na modalidade EJA, a avaliação deverá ser processual,
permanente, dialógica e registrada de várias formas. Diariamente a mesma é realizada para que o
trabalho educativo possa ser continuamente aprimorado. Deste modo, a avaliação será realizada
utilizando diferentes instrumentos, tais como, diários individuais, portfólios individuais, cadernos de
assessoramento das pesquisas, cadernos de pesquisa da turma; produções textuais das aulas e
dos projetos, socializações parciais e finais das pesquisas, pareceres descritivos do colegiado de
classe, autoavaliações, atas das assembleias deliberativas, reuniões e encontros pedagógicos,
nos assessoramentos dos professores nos pequenos grupos de pesquisa, bem como outros
instrumentos de avaliação criados conforme a necessidade.

Para mais informações, ver PPC.

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