Projeto Político Pedagógico

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O egresso deste curso poderá atuar na área de desenvolvimento de sistemas em Python, podendo trabalhar
em fábricas de software ou como programador autônomo.

1. desenvolver programas scripts na linguagem Python;
2. construir sistemas web utilizando a linguagem Python;
3. desenvolver programas Desktop em Python.

O curso de Introdução a Programação em Linguagem Python será ministrado adotando-se uma metodologia
dialógica, estimulando o aluno a participar do processo de ensino de maneira ativa, e não apenas
passivamente.
Por ser um curso de preparação para o mundo do trabalho, a metodologia adotada tem maior foco na
articulação teórico-prática dos conhecimentos científicos e tecnológicos. Nesse sentido, propõe-se realizar
muitas atividades práticas de codificação de programas na linguagem Python.
O curso de 120h proposto se enquadra na modalidade semipresencial, onde 80h (66%) ocorrerão
presencialmente em um laboratório de informática do campus, e 40h ocorrerão a distância. Neste curso
serão utilizados os recursos do NEAD (núcleo de ensino a distância) bem como a plataforma Moodle.

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Conforme o Regulamento Didático-Pedagógico do IFSC, a avaliação dos aspectos qualitativos compreende
o diagnóstico, a orientação e a reorientação do processo de ensino e aprendizagem visando à construção
de conhecimentos.
Também conforme o Regulamento Didático-Pedagógico do IFSC, a avaliação dos alunos será formalizada
através da atribuição de notas de Um a Dez, em valores inteiros, sendo a nota Seis a nota mínima para
aprovação. Ainda, a nota Zero se aplica à reprovação por falta.
A utilização de diferentes instrumentos de avaliação possibilitará obter evidências sobre o desenvolvimento
do conjunto de conhecimentos e habilidades necessárias à constituição da competência prevista no curso,
visando a tomada de decisões sobre o encaminhamento dos processos de ensino e aprendizagem.
Por ser um curso de programação de computadores, a avaliação está planejada através dos seguintes
instrumentos: codificação de programas pelos alunos, provas e apresentação de seus programas
codificados.
No que se refere a superação de dificuldades, a recuperação de estudos compreenderá a realização de
novas atividades pedagógicas no decorrer do período letivo, que possam promover a aprendizagem.

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