Projeto Político Pedagógico

O egresso será o cidadão/profissional capaz de operacionalizar e avaliar o processo produtivo de
beneficiamento de materiais têxteis e: supervisionar, acompanhar, coordenar e desenvolver equipes de
trabalho referentes a esse processo com segurança e responsabilidade sócio-ambiental.

Indústrias de beneficiamento têxtil. Laboratórios de desenvolvimento de insumos e processos.

1. Supervisionar o processo de beneficiamento têxtil conforme padrões de qualidade;
2. Acompanhar equipes de trabalho que atuam na produção;
3. Definir métodos e processos de produção, considerando as diversas formas de execução e as
características da matéria-prima especificadas;
4. Operar máquinas e equipamentos próprios de beneficiamento têxtil;
5. Avaliar a viabilidade da aplicação de insumos e processos.

Este projeto pedagógico de curso deve ser o norteador do currículo no Curso Técnico
têxtil(beneficiamento), na modalidade Subsequente, na forma presencial. Caracteriza-se, portanto, como expressão coletiva, devendo ser avaliado periódica e sistematicamente pela comunidade escolar, apoiados por uma comissão avaliadora com competência para a referida prática pedagógica. Qualquer alteração deve ser feita sempre que se verificar, mediante avaliações sistemáticas anuais, defasagem entre perfil de conclusão do curso, objetivos e organização curricular frente às exigências decorrentes das transformações científicas, tecnológicas, sociais e culturais. Entretanto, as possíveis alterações poderão ser efetivadasmediante solicitação aos conselhos competentes.
O planejamento das Áreas terá formato de Componentes Curriculares que articularão os saberes
científicos na resolução de problemas e na produção de novos conhecimentos.
Dessa forma, os Componentes Curriculares serão: Auxiliar administrativo, Estampador de Tecidos.
Beneficiamentos de fibras naturais e artificiais, Beneficiamento de fibras sintéticas, Enobrecimento têxtil, Laboratorista de insumos, Tecnologia das águas, Colorimetria e o TCC. Totalizando 1200 horas Serão oportunizados todos os Componentes Curriculares no período letivo, para que o
estudante/trabalhador possa cursar os Componentes Curriculares que melhor contribuam para a construção do seu itinerário formativo, aliando saberes acadêmicos à prática profissional.
Por tratar-se de um curso no formato de Componentes Curriculares o projeto contempla a
possibilidade de escolha dos estudantes quanto aos Componentes que deseja cursar e em quais dias da semana tem a disponibilidade para frequentar os estudos, estando ciente de que o tempo de conclusão de curso estará condicionado às suas escolhas.
O Curso Técnico técnico têxtil (beneficiamento) Subsequente (Têxtil(beneficiamento)-CERTIFIC)
contemplará o regime de alternância no Trabalho de Conclusão de Curso como prática curricular
estabelecendo as diretrizes para consolidação das atividades relacionadas ao período em que o trabalhador esteja fora da escola, assim como os registros e as avaliações.
Na perspectiva de uma instituição que busca a educação qualificada, são vislumbradas novas
estratégias que promovam discussões, projetos e trabalhos planejados para a aprendizagem significativa do trabalhador. Assim sendo, propõe-se um trabalho pedagógico diversificado, contendo inclusive, momentos com mais de um professor em sala de aula.
O trabalho coletivo entre os grupos de professores da mesma área de conhecimento e entre os
professores de base científica e da base tecnológica específica é imprescindível à construção de práticas didático-pedagógicas integradas, resultando na construção e apreensão dos conhecimentos pelos estudantes numa perspectiva do pensamento relacional. Para tanto, os professores deverão desenvolver aulas de campo, atividades laboratoriais e práticas coletivas junto aos estudantes. Para essas atividades, os professores têm, à disposição, horários para Curso Técnico Têxtil(beneficiamento), na modalidade Subsequente, na forma presencial.

Nome do responsável pelo projeto:
Edilson B. Tarachucky
Contatos:
(47) 9963 1122
tarachucky@ifsc.edu.br

A escola é o lugar da construção da autonomia e da cidadania, onde a avaliação dos processos,
seja das aprendizagens, da dinâmica escolar ou da própria instituição, é responsabilidade de todos os envolvidos no processo.
Entendendo a avaliação como algo inerente aos processos cotidianos e de aprendizagem, na qual
todos os sujeitos desses processos estão envolvidos, pretende-se conduzir a avaliação compreendida como uma estratégia pedagógica de construção do conhecimento. Visto que, “A avaliação, como parte de uma ação coletiva de formação dos estudantes, ocorre, portanto, em várias esferas e com vários objetivos” (FERNANDES, 2008).
Diante disso, o planejamento da avaliação será construído durante o processo, onde serão
utilizados Instrumentos de Avaliação, partindo das interações construídas com os estudantes/trabalhadores no interior de cada Componente Curricular com vistas as suas possibilidades de entendimento dos saberes trabalhados. Para cada Instrumento serão utilizados critérios capazes de fornecer informações acerca das ações de aprendizagem realizadas durante a prática pedagógica.
Nesse processo, são assumidas as funções diagnóstica, formativa e somativa de forma integrada
ao processo ensino-aprendizagem, as quais devem ser utilizadas como princípios orientadores para a tomada de consciência das dificuldades, conquistas e possibilidades dos estudantes. Igualmente, deve funcionar como instrumento colaborador na verificação da aprendizagem, levando em consideração o predomínio dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
A proposta pedagógica do curso prevê atividades avaliativas que funcionem como instrumentos
colaboradores na verificação da aprendizagem, contemplando os seguintes aspectos: adoção de
procedimentos de avaliação contínua e cumulativa; prevalência dos aspectos qualitativos sobre os
quantitativos; inclusão de atividades contextualizadas; manutenção de diálogo permanente com o aluno; consenso dos critérios de avaliação a serem adotados e cumprimento do estabelecido; disponibilização de apoio pedagógico para aqueles que têm dificuldades; adoção de estratégias cognitivas e metacognitivas como aspectos a serem considerados nas avaliações; adoção de procedimentos didático-pedagógicos visando à melhoria contínua da aprendizagem; discussão, em sala de aula, dos resultados obtidos pelos estudantes nas atividades desenvolvidas; e observação das características dos alunos, seus conhecimentos prévios integrando-os aos saberes sistematizados do curso, consolidando o perfil do estudante trabalhador,
com vistas à (re) construção do saber escolar.
Esses critérios de avaliação e o resultado mínimo requerido para aprovação em cada Componente
do Conhecimento serão elaborados observando o perfil de conclusão e os requisitos mínimos estabelecidos no regimento didático pedagógico do IFSC.

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