Projeto Político Pedagógico

Ver Projeto Pedagógico do Curso

O egressos estarão aptos a desenvolver atividades de atendimento ao cliente, aplicando técnicas de
comunicação adequadas, trabalhando junto à organizações de diferentes tipos e tamanhos.

O egresso do Curso de Formação Continuada em Comunicação e Atendimento ao Cliente é capaz de prestar informações e sugestões sobre a localidade e o produto; esclarecer dúvidas dos clientes sobre os diversos produtos ofertados; atender e resolver reclamações de clientes, tendo em conta a necessidade de manter um bom clima relacional; aplicar técnicas de recepção e sondagem das preferências dos clientes; apresentar etiqueta social; estabelecer e aplicar procedimentos de apresentação e acomodação dos clientes; estabelecer e aplicar procedimentos de abordagem para finalizar um serviço; praticar procedimentos de segurança; monitorar o andamento dos pedidos / compras; atender os clientes internos e externos com cortesia, gentileza e respeito; aplicar a agregação de valor a produtos e serviços para satisfazer o consumidor, adequando as estratégias mercadológicas, diante da mudança do comportamento do consumidor.

As aulas serão ministradas de maneira dialogada, contemplando conteúdos teórico-práticos, com
foco direcionado à realização de exercícios práticos. Para facilitar o entendimento do conteúdo, os
exercícios serão realizados em conjunto com o professor, atendendo às necessidades e demandas de
cada aula em particular e de cada turma em sua especificidade. O conteúdo será abordado levando
em conta a participação e as necessidades dos alunos, o que implica flexibilidade, uso de estratégias
diversas e atenção individual.

Marisa Santos Sanson - marisa.sanson@ifsc.edu.br

O sistema de avaliação do processo de ensino aprendizagem no curso FIC de Comunicação e
Atendimento ao Cliente far-se-á de acordo com as normas estabelecidas no Regimento Didático
Pedagógico (RDP) do IFSC.

Baixar Arquivo
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker3-srv2.appdocker3-inst205/12/2020 22:52