Projeto Político Pedagógico

Professores de Língua Inglesa
Objetivos: Oportunizar a docentes de língua inglesa aprimoramento na compreensão sobre aquisição e aprendizagem de língua inglesa e na prática e pesquisa em aquisição, ensino e aprendizagem. Ainda, visa aperfeiçoamento na proficiência em língua inglesa.

Justificativa: O curso de Especialização em Ensino de Língua Inglesa proposto pelo câmpus Chapecó é justificado por diversos motivos. Um destes motivos é (1) a contribuição do câmpus para o atendimento da meta de 20% das vagas ofertadas serem para formação de professores. O curso pretende dar continuidade à formação de professores proposta em 2013 com auxílio da Pró-reitoria de Extensão na oferta do curso FIC em Pronúncia para Professores da Língua Inglesa. (2) A grande procura do curso na época com professores de toda a região oeste de escolas públicas, privadas e professores universitários além do (3) diagnóstico durante o curso da carência de conhecimento destes professores nas demais áreas da língua inglesa foi um dos motivos iniciais do projeto do curso de especialização em língua inglesa. Foi identificado que na região não há cursos de graduação ou pós-graduação (privados, comunitários ou públicos) exclusivos em língua inglesa. Os cursos de graduação correspondem à Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa com foco principal na primeira e aulas ministradas em português nas poucas unidades (20%) que tem a Língua Inglesa como foco. (4) Uma dessas universidades entrou em contato com a professora de língua inglesa do câmpus Chapecó em busca de professores especialistas para ministrarem aulas na graduação, uma vez que não encontraram mestres ou doutores interessados e estava difícil encontrar especialistas. (5) O quinto motivo foi a motivação pessoal do corpo docente qualificado na área e ansioso para contribuir para o desenvolvimento da região partilhando de seus conhecimentos e experiência auxiliando assim na formação dos professores das escolas locais e de maneira indireta com os alunos destes.
O câmpus Chapecó iniciou sua história na formação de professores de língua inglesa com a oferta do curso FIC em Fonética e Fonologia para professores de Língua inglesa. Atualmente, na região há apenas um curso de graduação bilíngue de Letras – Português e Inglês, cujo foco é a Língua Portuguesa. Estes professores que querem atuar ensinando língua inglesa precisam de oportunidades de ampliar e reciclar seu conhecimento e é isto que propomos com a Especialização em Língua Inglesa. A Universidade Federal da Fronteira Sul com sede em Chapecó (ofertante de licenciatura Português - Espanhol) oferece mestrado em Linguística no qual estes professores podem continuar aperfeiçoando seu conhecimento linguístico e, pretendemos, com o passar do tempo e ampliação de verbas e quadro docente na área oferecer um mestrado seguindo as linhas de pesquisa propostas na especialização. Nossa intensão, para o momento, no entanto, é de continuar promovendo encontros entre os professores formados através de projetos de extensão mantendo sempre em mente a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Como mencionado anteriormente, o curso de pós-graduação lato sensu em língua inglesa em questão foi especificamente projetado para atender a demanda crescente da região oeste catarinense por cursos específicos para professores de língua inglesa. Foi constatado grande falta e interesse do público-alvo por cursos de aprimoramento e reciclagem de conhecimentos em língua inglesa e didática para o ensino da mesma. Com os títulos de “Capital do oeste catarinense” e “Capital do interior catarinense”, Chapecó é referência na região no que diz respeito à saúde, economia e educação. A população estimada em 2014 foi de mais de 202.000 habitantes1, na região metropolitana de Chapecó são 440.000 habitantes. Além disso, Chapecó é polo desta região de cerca de 200 municípios somando mais de 2 milhões de habitantes1,2. Esse fato contribuiu para que professores de língua inglesa de cidades que distam em alguns casos mais de 200 km de Chapecó viessem ao instituto por quatro semanas para o primeiro curso gratuito de formação continuada de professores ofertado na região que foi o curso de Fonética e Fonologia para professores de Língua Inglesa ofertado pelo câmpus Chapecó em 2013. Inicialmente, o curso previa 12 vagas pela forma individualizada que pretendia trabalhar, no entanto, diante da inscrição de 42 professores em apenas uma semana, houve ampliação para 18 vagas3. Na segunda edição, cuja matrícula não foi realizada pelo registro acadêmico, foram 60 inscritos. O edital não permitia a inscrição de professores que não fossem formados em Letras, o que impediu que muitos outros professores que não são formados em Letras, mas tem conhecimento da Língua inglesa pudessem atender ao curso. Estes professores, na maioria das vezes, têm conhecimento da língua, mas lhes falta conhecimento da teoria e da didática específica para o ensino da língua inglesa. Cabe lembrar ainda que a atualização e capacitação continuada deve ser oferecida mesmo a professores que já possuem títulos de pós-graduação lato e stricto sensu. Muitos professores já especialistas ou mestres em outra área buscam o tipo de aperfeiçoamento e prática proposto pelo curso apresentado neste projeto devido às especificidades inerentes ao ensino e à aprendizagem da língua inglesa uma vez que a formação continuada, visando aprimoramento de práticas pedagógicas, trocas de experiências e oportunidades de prática da língua são sinais de valorização da construção do professor. Vários de nossos estudantes das edições anteriores, inclusive, possuíam a titulação de mestre em Linguística ou Educação anterior ao curso e ainda assim cursaram e completaram a especialização em Ensino de Língua Inglesa do câmpus Chapecó.
A partir da solicitação dos docentes que foram alunos do curso de Fonética e fonologia para professores de língua inglesa e da busca feita pela universidade local por especialistas, os quatro docentes que pretendem ministrar as aulas formaram um Grupo de Trabalho visando a criação de uma especialização em Língua Inglesa que contemplasse as necessidades dos professores, especialmente da rede pública, que nos procuraram na data em questão. Além disso, no encerramento do curso ao preencherem um questionário abordando entre várias opções quais cursos gostariam que fossem ofertados pelo Câmpus Chapecó, os 18 docentes cursantes apontaram especialização em língua inglesa com os conteúdos neste projeto propostos como primeira ou segunda opção de curso que fariam e que consideravam muito importantes para serem bons profissionais.
Considerando a rede estadual de educação são dez as regionais que podem ser mais facilmente beneficiadas pela oferta do curso em Chapecó (São Miguel do Oeste, Maravilha, São Lourenço do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Joaçaba, Campos Novos, Videira e Caçador). Estas ficam há uma distância máxima de 230 km de Chapecó. Sendo que no curso de Fonética e Fonologia o aluno que vinha de município mais distante vinha da GERED de Lages que fica há 330 km de Chapecó. As aulas foram previstas para ocorrerem nas sextas à tarde e à noite a fim de possibilitar que
professores de outros municípios possam se deslocar até a cidade. No curso anterior, as aulas ocorreram sextas e sábados com muitos alunos pernoitando em Chapecó.
Algumas das regionais mencionadas atenderam à consulta em relação ao número de docentes que ministram a língua inglesa nas escolas estaduais. A maioria não possui estes dados no sistema, mesmo no seu setor de Recursos Humanos. Os dados que nos foram fornecidos apontam que em Chapecó somente nas escolas estaduais (sem contar a rede municipal que abrange 33 escolas e não fornece este dado, as doze escolas de idiomas oficialmente cadastradas e as 22 escolas particulares de ensino fundamental e médio) há mais de 40 professores atuando com a língua inglesa e em Maravilha o número é superior a 30 professores apenas na rede estadual. A GERED de Xanxerê informou que são 58 professores trabalhando a disciplina de língua inglesa nas escolas estaduais sendo que 16 não são formados na área, 16 possuem apenas graduação e 26 possuem especialização, sendo a maioria não específica à língua inglesa. Mesmo tendo como foco os professores da rede pública, é importante que possamos atender todos os professores de língua inglesa da região oeste de Santa Catarina, uma vez que todo professor tem direito à oportunidade de aperfeiçoamento e capacitação continuada e mesmo os que ministram aulas em escolas particulares não tem a oportunidade de frequentar tais cursos por falta de oferta na região e pelos custos financeiros envolvidos. Cabe ressaltar que os professores no oeste catarinense que não são professores da rede pública são geralmente horistas e recebem em média R$ 20,00 por hora/aula (valores relativos a maio de 2015), salário este que muitas vezes os impede de pagarem cursos ou frequentarem locais onde possam praticar o idioma e trocar experiências de ensino.
1 http://cod.ibge.gov.br/19X Acessado em maio de 2015.
2 www.chapeco.sc.gov.br Acessado em maio de 2015.
3 Arquivos do Registro Acadêmico do IFSC – Câmpus Chapecó.
4 http://portal.inep.gov.br/inepdata
5 http://www.uceff.com.br/institucional.php#historia
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