Projeto Político Pedagógico

De acordo com a estrutura curricular do curso o egresso receberá o Certificado de Conclusão
do Ensino Médio e possuirá qualificação profissional em Pedreiro de Edificações: Alvenaria,
revestimentos e instalações complementares, estando aptos para atuarem como:
Pedreiro de Alvenaria - Organizam e preparam o local de trabalho na obra; constroem
fundações e estruturas de alvenaria. Aplicam revestimentos e contrapisos.
Assentador de revestimentos cerâmicos - Executam revestimentos em superfícies de pisos,
paredes e fachadas com cerâmicas, azulejos e porcelanatos. Estabelecem os pontos de
referência, planejam e preparam o local do trabalho.
Auxiliar de pintor de obras - Pintam as superfícies externas e internas de edifícios e outras
obras civis, raspando-a, amassando-as e cobrindo-as com uma ou várias camadas de tinta,
preparam as superfícies a revestir, combinam materiais etc.
Eletricista auxiliar - Planejam serviços elétricos, realizam instalação de distribuição de baixa
tensão. Montam e reparam instalações elétricas e equipamentos auxiliares em residências,
estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços.
Auxiliar de encanador - Operacionalizam projetos de instalações de tubulações, definem
traçados e dimensionam tubulações; especificam, quantificam e inspecionam materiais;
preparam locais para instalações, realizam pré-montagem e instalam tubulações. Fazem
manutenções em equipamentos e acessórios.
A diplomação do egresso será emitida e assinada pelo IFSC campus Canoinhas.

O egresso do curso terá qualificação para atuar como Pedreiro de Alvenaria, executando
supraestrutura em bloco de concreto ou cerâmico. Estará apto a aplicar diversos
revestimentos, como rebocos, pinturas assim como assentamento de pisos e azulejos.
Poderá executar instalações elétricas e hidrossanitárias, em obras residenciais.
Considerando a classificação brasileira de ocupações, o egresso poderá atuar nas
seguintes áreas:
7152-30 - Pedreiro de edificações (CBO)
Alvanel, Alvaner, Pedreiro de alvenaria.
7165-10 - Assentador de revestimentos cerâmicos (CBO)
Assentador cerâmico, Azulejador, Azulejista, Colocador de cerâmica, Colocador de cerâmica
(pastilhas).
7156-15 - Eletricista de instalações (CBO)
Ajudante de eletricista, Eletricista auxiliar.
7241-10 – Encanador (CBO)
Auxiliar de encanador.
7166-10 - Pintor de obras (CBO)
Ajudante de pintor, Broxador-caiador, Pintor de alvenaria, Pintor de casas, Pintor de paredes,
Retocador de pintura.

  • Atuar como:
  • Pedreiro de Alvenaria - Organizar e preparar o local de trabalho na obra; construir fundações e estruturas de alvenaria. Aplicar revestimentos e contrapisos.
  • Assentador de revestimentos cerâmicos - Executar revestimentos em superfícies de pisos, paredes e fachadas com cerâmicas, azulejos porcelanatos. Estabelecer os pontos de referência, planejar e preparar o local do trabalho.
  • Eletricista auxiliar - Planejar serviços elétricos, realizar instalação de distribuição de baixa tensão. Montar e reparar instalações elétricas equipamentos auxiliares em residências, estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços.
  • Auxiliar de encanador - Operacionalizar projetos de instalações de tubulações, definir traçados e dimensionar tubulações; especificar, quantificar e inspecionar materiais; preparar locais para instalações, realizar pré-montagem e instalar tubulações. Fazer manutenções em equipamentos e acessórios.
  • Competências Gerais:
  • Conhecer formas contemporâneas de linguagem, almejando o exercício da cidadania e preparação para o trabalho;
  • Ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações, estabelecendo estratégias de solução e integrando conhecimentos das ciências e de outros campos do saber;
  • Entender a sociedade, sua gênese e a transformação dos fatores que nela intervêm, como produtos da ação humana e do seu papel como agente social.
  • Articular os conhecimentos de diferentes áreas para atuar de forma crítica e cidadã sobre questões relacionadas ao ambiente, à cultura, à sociedade e ao mundo do trabalho.

A prática pedagógica do Curso PROEJA orienta-se pelo Projeto Pedagógico
Institucional (PPI), pelo Regimento Didático Pedagógico (RDP) do IFSC, pelo Documento
Orientador da Eja No IFSC e pelo Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
O IFSC têm desenvolvido uma política de formação permanente para os seus
educadores através de um conjunto de incentivos que vão desde o desenvolvimento de
projetos de pesquisa, projetos de extensão, cursos de especialização e aperfeiçoamento e
incentivo a pós-graduação, visando a qualificação, a integração e o envolvimento desses com
a proposta pedagógica da Instituição.
A elaboração do currículo por competências implica em ações pedagógicas que
possibilitem ao estudante a construção de seu conhecimento. Nessa construção de novos
saberes, a escola constitui-se em um espaço onde professores e estudantes são sujeitos de
uma relação crítica, reflexiva e transformadora. Assim, a intervenção pedagógica favorece a
aprendizagem a partir da diversidade, e das características individuais dos estudantes.
Este projeto pedagógico de curso é norteador do currículo da qualificação profissional
em Pedreiro de Edificações: Alvenaria, revestimentos e instalações complementares, na
modalidade de Educação de Jovens e Adultos, na forma presencial.
Os sujeitos da educação de jovens, adultos e idosos (EJA) são diversos em relação à
idade, gênero, origem, trabalho e cultura, mas guardam certa identidade de classe social
(BEISIEGEL, 1997), que nos permite identificá-los como pessoas com trajetórias escolares
interrompidas em busca de melhores condições de acesso aos bens econômicos, sociais e
culturais.
Desse modo, a proposta metodológica do Curso parte da imprescindibilidade de
reconhecer e acolher a diversidade dos sujeitos, os saberes construídos por eles em variados
âmbitos da vida, inclusive seus conhecimentos profissionais, às necessidades e expectativas
individuais e coletivas dos estudantes em relação ao Curso, as atividades sociais e culturais
extraescolares que implicam aprendizagens significativas para sua atuação profissional,
cidadã e solidária.
As estratégias de ensino adotadas incluem atividades em sala com aulas expositivas,
dialogadas e aulas práticas. A utilização das Trajetórias de Vida também podem ser utilizadas
nas aulas como metodologia para acessar os saberes pessoais dos estudantes, pois o
registro e a socialização dos projetos de vida podem fortalecer o coletivo discente. As
memórias da escola podem compor a autobiografia escolar. A escrita feita individualmente
pelos alunos pode resgatar a história do sujeito nos espaços escolares institucionais, registra
sentimentos e características da instituição de ensino.
O curso tem como enfoque o trabalho com as questões relacionadas à
sustentabilidade em todas as unidades curriculares da área profissional, almejando que o
trabalhador estudante tenha pleno conhecimento dos impactos das suas ações no ambiente
o qual está inserido, e portanto, a formação de um profissional cidadão.
A proposta metodológica do Curso baseia-se, portanto, numa organização curricular
interdisciplinar, articulada aos conhecimentos da esfera do trabalho e integrada à vida dos
educandos, tendo em vista o favorecimento de sua autonomia e de seu desenvolvimento
intelectual.
Como descrito anteriormente, o curso de Qualificação Profissional em Pedreiro de
Edificações: Alvenaria, revestimentos e instalações complementares Integrado ao Ensino
Médio - EJA-EPT (PROEJA) representa uma parceria entre o Instituto Federal de Santa
Catarina, câmpus Canoinhas, a Secretaria de Estado de Educação e a Secretaria de Estado
da Administração Prisional e Socioeducativa. Cada instituição está responsável por uma
etapa do processo, sendo a Unidade Prisional Avançada de Canoinhas responsável pela
Busca Ativa, fornecimento do espaço físico e segurança de todos os envolvidos no curso. A
Secretaria de Estado de Educação, representada pelo CEJA de Canoinhas, disponibilizará
os docentes e os materiais didáticos utilizados em todas as disciplinas do núcleo básico do
Ensino Médio. Por fim, o Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Canoinhas, responsável
pelas matrículas e registro das informações acadêmicas, docentes da Qualificação Técnica,
materiais utilizados nas aulas práticas e diplomação dos trabalhadores-alunos.

Alexandre Erbs, alexandre.erbs@gmail.com, (47) 3627-4500

A avaliação como ato diagnóstico e como processo contínuo tem por objetivo a
inclusão, subsidiando ações que viabilizem tanto o domínio técnico como o domínio dos
demais aspectos relevantes à formação do cidadão. Serve para indicar avanços e
dificuldades na ação educativa, devendo subsidiar a reflexão da prática pedagógica.
Entre os princípios considerados pela Instituição, e em consonância com o Regimento
Didático Pedagógico (RDP) do IFSC, a avaliação prima pelo caráter diagnóstico e formativo,
devendo ser processual, somativa, continuada e diversificada, consistindo em um conjunto
de ações que permitam recolher dados, visando à análise da constituição das competências
por parte do aluno, previstas no plano de curso. O processo avaliativo integra o conjunto de
conhecimentos e habilidades, conforme descrito nas matrizes curriculares, e de atitudes
gerais, conforme descrito:
- Postura ética e crítica em relação aos temas e conteúdos abordados;
- Assiduidade e pontualidade nas aulas;
- Participação nas aulas e empenho nas atividades propostas;
- Iniciativa, disponibilidade, criatividade e organização;
- Trabalhos em grupos, compartilhamento de responsabilidades;
- Respeito às diferenças;
- Respeito à comunidade acadêmica e zelo pelo patrimônio escolar.
Especificar a nota de aprovação mínima 6,0 e frequência para aprovação 75%, - Informar que não
haverá possibilidade de pendência e trancamento, por ser oferta não regular.
São consideradas funções primordiais da avaliação:
● Obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades
e atitudes, visando a tomada de decisões sobre o encaminhamento dos processos de
ensino- aprendizagem e a progressão do aluno para o semestre seguinte;
● Analisar a consonância do trabalho pedagógico com as finalidades educativas
previstas no Projeto Pedagógico do Curso;
● Estabelecer previamente, por componente curricular, critérios que permitam visualizar
os avanços e as dificuldades dos alunos na constituição das competências.
Os critérios servirão de referência para o aluno avaliar sua trajetória e para que o
professor tenha indicativos que sustentem tomadas de decisões sobre o encaminhamento
dos processos de ensino e aprendizagem e a progressão dos alunos. Os registros das
avaliações são feitos de acordo com o estabelecido no RDP.
O registro, para fins de documentos acadêmicos, será efetivado ao final de cada
semestre letivo, apontando a situação do aluno no que se refere à constituição de
competências, em diário de classe e no sistema acadêmico, conforme nomenclatura prevista
no RDP.
A partir da avaliação efetuada pelo professor, serão realizadas avaliações coletivas
em reuniões que terão o caráter de avaliação integral do processo didático-pedagógico em
desenvolvimento no Componente Curricular. As avaliações coletivas envolverão os
professores e os profissionais do núcleo pedagógico. Esses encontros serão realizados, pelo
menos, em três momentos institucionalizados como os Conselhos de Classe.
As atividades de avaliação acontecerão durante todo o processo de ensinoaprendizagem,
valorizando o crescimento do aluno qualitativa e quantitativamente, com a
previsão de recuperação paralela e processual de conteúdos e avaliações ao longo do
semestre.
A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades
pedagógicas no decorrer do período letivo, que possam promover a aprendizagem, tendo em
vista o desenvolvimento das competências. Ao final dos estudos de recuperação o aluno será
submetido à avaliação, cujo resultado será registrado pelo professor.
Para a aprovação o aluno deverá atingir, no mínimo, 75% de frequência em cada
Componente Curricular e nota mínima para aprovação 6,0 (seis). Não haverá possibilidade
de pendência e trancamento, por não se tratar de um curso regular.

Baixar Arquivo
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker3-srv1.appdocker3-inst126/04/2024 22:20