Projeto Político Pedagógico

Dado que o projeto se destina aos diversos níveis da sociedade civil, o egresso deverá estar apto
a discutir e repassar informações acerca da necessidade premente do respeito aos Direitos
Humanos seja nas suas casas, nos seus bairros ou no seu ambiente profissional, principalmente
os profissionais da educação de modo a tornarem-se multiplicadores de uma nova cultura que não
admita a propagação de preconceitos em relação aos diferentes. Para isso estarão capacitados a
discutir a partir de argumentos legais, históricos e filosóficos a necessidade da tolerância e do
respeito ao outro.

O egresso poderá atuar em diversas áreas e níveis da sociedade civil, seja em escolas, conselhos
de bairros, conselhos tutelares e outras instituições que têm como foco ou sob seu escopo res-
guardar os direitos humanos.

1.Estar apto a desenvolver atividades transversais interdisciplinares de educação para os direitos
humanos no seu cotidiano escolar, difundindo a ideia do respeito pela diversidade tanto no
ambiente escolar quanto na sua comunidade.
2.Atuar, de forma crítica, ética e profissional, na sociedade, tendo em vista as diferentes concep-
ções de humanidade existentes no âmbito social.


Com o objetivo de desenvolver o interesse cada vez maior pela temática dos Direitos Humanos
como instrumento para a formação integral dos sujeitos serão utilizadas:
- Aulas expositivas e dialogadas;
- Discussões a partir de textos previamente recomendados;
- Discussões a partir de outros recursos pedagógicos (filmes, poesias, músicas).

Ver PPC do curso.

A avaliação será feita mediante a apresentação de seminários, nos quais todos os
envolvidos no projeto poderão aprofundar suas pesquisas acerca do tema.
 Os registros das avaliações são feitos de acordo com a nomenclatura que segue:
 E - Excelente;
 P - Proficiente;
 S - Satisfatório;
 I - Insuficiente.
A partir da avaliação efetuada pelo professor, serão realizadas avaliações coletivas que
terão o caráter de avaliação integral do processo didático-pedagógico em desenvolvimento na
unidade curricular. As avaliações coletivas ocorrerão em Encontros de Avaliação envolvendo os
professores e os profissionais do Núcleo Pedagógico.
A recuperação de estudos para os alunos que apresentarem conceito “I” deverá
compreender a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do período letivo, que


possam promover a aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das competências. Ao final
dos estudos de recuperação o aluno será submetido à avaliação, cujo resultado será registrado
pelo professor.
A certificação da formação profissional se dará após a conclusão do módulo, com
freqüência mínima de 75%. Não há possibilidade de certificações por unidades curriculares.
Além da avaliação pelos professores vai haver uma avaliação com os alunos através de
instrumentos avaliativos como questionários.

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