Projeto Político Pedagógico

O egresso do curso de Programação Orientada a Objetos em Java terá condições de atuar na área
de TIC, como programador de computador.

Ao concluir o curso, o aluno poderá atuar em organizações que usam a informática para agilizar e controlar seus processos de negócios. Nestas organizações o aluno terá condições   de   desenvolver   soluções   computacionais   (programas)   para   automatizar   esse   processo   de negócio.

Encontrar   e/ou   criar   soluções   em   forma   de   programas   de   computadores   para   atender   a
demanda existente nas organizações.

A organização curricular do Curso de Programação orientada à objetos em Java fundamenta-se na
concepção por competências, a qual implica em ações pedagógicas que possibilitam ao aluno a construção
de seu conhecimento. Nessa construção de novos saberes, a escola constitui-se em um espaço onde
professores e alunos são sujeitos de uma relação crítica e criadora. Assim, a intervenção pedagógica
favorece a aprendizagem a partir da diversidade, não a partir das características e dificuldades do aluno. O fazer pedagógico se dá por meio de atividades em sala de aula e em laboratórios com aulas
teóricas   e   práticas   expositivo-dialogadas,   apresentações   e   desenvolvimento   de   exercícios   práticos   e
contextualizados com as necessidades atuais do mundo do trabalho.

Edilson Hipolito da Silva
edilson.hipolito@ifsc.edu.br / (47) 3276-9600

Cada aluno será avaliado e receberá conceitos conforme o desempenho apresentado na execução
das atividades curriculares referentes aos conhecimentos. Além disto, serão também avaliados conforme o
desenvolvimento das Atitudes. Ao concluir o curso, cada aluno receberá um conceito final, o qual será
avaliado a partir dos conceitos obtidos ao longo do curso e da aquisição da competência proposta pelo
curso. Esta avaliação será feita em modo conselho de classe pelos professores envolvidos.
A atribuição dos conceitos avaliativos se dará da seguinte maneira:
Conceito   E  –   Excelente   –   Quando   se   destacar   em   termos   de   conhecimentos,   habilidades   e
atitudes;
Conceito  P  – Proficiente – Quando responder satisfatoriamente em termos de conhecimentos,
habilidades e atitudes;
Conceito S – Suficiente – Quando atender ao mínimo em termos de conhecimentos, habilidades e
atitudes, o que garante a progressão;
Conceito   I  –   Insuficiente   –   Quando   não   atender   ao   mínimo   em   termos   de   conhecimentos,
habilidades e atitudes, o que significa a impossibilidade de progressão.
A  certificação  será  conferida  somente  aos alunos que  forem  considerados APTOS  através  da
obtenção mínima do conceito S. Alunos que obterem o conceito I serão considerados NÃO APTOS.
IMPORTANTE: Apenas poderão ser considerados APTOS alunos que apresentarem frequência
igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) ao longo do curso, além dos critérios apresentados
anteriormente.

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