Projeto Político Pedagógico

Formar Bombeiros Civil com  competências éticas, legais e técnicas para desenvolver atividades operacionais de bombeiro, gerenciando riscos e comunicando-se adequadamente em situações emergenciais em que se necessite de   atendimento pré-hospitalar  (APH), em operações de busca, salvamento e resgate, na  prevenção e no combate a incêndios e pânicos,   na   identificação   e   manuseio   de  produtos   perigosos   à   coletividade,   visando   a preservação da vida, do patrimônio e do meio ambiente.


Capacitar Bombeiros Civil para atuar em equipes multi e interdisciplinares alicerçados na
responsabilidade,   no   raciocínio   lógico,   na   inteligência   social,   na   capacidade   de   diálogo,   na tolerância,   no   compromisso   social   e   profissional,   respeitando   a   Legislação   Nacional   e Internacional no que se refere aos direitos humanos e cidadania, primando pela dignidade e preservação da vida.

O   Egresso   pode   atuar   em   instituições   públicas,   privadas   ou   instituições   não governamentais atuando: no combate a incêndios e pânicos; em operações de busca, salvamento e   resgate;   na   identificação,   reconhecimento   e   isolamento   de   áreas   afetadas   por   produtos perigosos; na realização de atendimento pré-hospitalar.

I. Agir com ética, respeito, paciência, raciocínio lógico, inteligência emocional, honestidade nas atividades operacionais de bombeiro civil: APH; gerenciamento de riscos; prevenção e combate a incêndios; operações de busca, salvamento e resgate; produtos perigosos à coletividade.


II. Gerenciar riscos advindos das  atividades bomberis de: APH; prevenção e combate a incêndios; operações de busca, salvamento e resgate; produtos perigosos à coletividade.


III. Comunicar-se de forma eficaz e objetiva, gerenciando informações a serem transmitidas e/ou recebidas, utilizando diferentes linguagens e instrumentos, de forma a distribuir os recursos e ferramentas, respeitando os protocolos necessários ao atendimento das demandas que se apresentam no desempenho das funções.


IV. Atuar na prevenção e no combate a incêndios e pânicos visando a preservação da vida, do patrimônio e do meio ambiente.


V. Atuar em operações de busca, salvamento e resgates.


VI. Atuar na identificação, reconhecimento e isolamento de áreas afetadas por produtos perigosos, preservando a vida e minimizando impactos ambientais.


VII. Realizar atendimento pré-hospitalar, utilizando os protocolos legais e técnicos vigentes.

O curso está estruturado em sete eixos: (I) Ética, atitudes e valores; (II) Gerenciamento de
riscos; (III) Comunicação; (IV) Operações de busca, salvamento e resgate; (V) Produtos perigosos
à coletividade; (VI) Prevenção e combate a incêndios e pânicos; (VII) Atendimento pré-hospitalar.
Os eixos I, II e III são transversais ao desenvolvimento de todo o curso. A partir da elaboração do
perfil do egresso, foram estruturadas competências gerais para cada eixo formativo. Somente
após, como decorrência desse estudo, foram delineadas as unidades curriculares e respectivas
ementas. Como apêndice do projeto é apresentado um cronograma com a distribuição de carga
horária para cada unidade curricular entre os tópicos da ementa. Salienta-se que essa é apenas
uma   proposta   de   distribuição   da   carga   horária,   sendo   flexível   para   adaptações,   inclusões,
necessárias ao desenvolvimento da unidade curricular.
Pautado em princípios e pressupostos éticos, na interdisciplinaridade e no compromisso
com a formação integral, o curso inicia com a UC “Introdução à Profissão de Bombeiro Civil” em
que se discute as atitudes e valores indispensáveis à profissão, passando pelos saberes e fazeres
específicos, culminando com o desenvolvimento de Atividades Práticas Supervisionadas (Estágio).
Nesse processo, busca-se sempre estabelecer relação teoría e prática no desenvolvimento das
competências, habilidades  e atitudes  descritas  no  perfil  e  competências  gerais  do  Curso  de
Formação Inicial de Bombeiros Civil.
Para tanto, serão utilizados diferentes métodos, técnicas e estratégias metodológicas: aula
expositiva   dialogada;   estudo   de   texto;   debate;   visitas   técnicas;   aulas   práticas;   simulação   de
vivências; comunicação por meios informatizados; palestras; seminários; leitura de obras técnicas
(manuais, normas,…) ; análise   de filmes; relato de experiência; estudo de caso; solução de
problemas individual ou em grupo; glossário; outros.
Para   o  desenvolvimento   das   aulas   serão   utilizados  recursos  como:  Quadro  branco   e
quadro  de   giz,  projetor  multimídia,   moldes   anatômitos,   equipamentos   de  proteção   individual,
equipamentos   de   proteção   respiratória;   equipamentos   de   mergulho;   instrumentos   médicos (aparelho   de   pressão,   termômetro,   oxímetro,...);   vídeos   educativos,   entre   outros.
Acrescenta-se   a   isso   os   equipamentos   e   materiais   disponibilizados   nas  ambulâncias,caminhões, central de atendimento, campo de treinamento, sala de assepsia.
Conforme   parceria   estabelecida,   as   unidades   curriculares   serão   desenvolvidas
prioritariamente pelos instrutores da corporação de bombeiros voluntários de Jaraguá do Sul e por
professores do IFSC, com apoio de Técnicos Administrativos, a depender da especificidade do
conteúdo programático delineado coletivamente para cada ementa.

IFSC  –  Delcio   Luis   Demarchi   (ensino.gw@ifsc.edu.br);   Ivaristo   Antonio   Floriani (ivaristo.floriani@ifsc.edu.br); Marcela Fernanda Matias (marcela.matias@ifsc.edu.br)


Corpo   de   Bombeiros   Voluntários   de   Jaraguá   do   Sul  –   Neilor   Vincenzi (comandante@bvjs.com.br); Danielle de Freitas (danielle@bvjs.com.br); Jackeline Fernanda de
Moura (jackeline@bvjs.com.br)

Os artigos 35 a 42 do Regulamento Didático-Pedagógico do IFSC (2014) normatizam o
Sistema de Avaliação da Aprendizagem e o Conselho de Classe nos Cursos de Formação Inicial e
Continuada ofertados.

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