Projeto Político Pedagógico

Ter desenvolvidas as competências de compreensão, produção oral e escrita em Língua Espanhola, conseguindo comunicar-se em espanhol nas mais variadas situações de uso da língua.

O curso é destinado ao profissional que pretende atuar ou já atua no comércio, na prestação
de serviços e no atendimento a pessoas em São Miguel do Oeste e nos seus arredores. O
profissional deve estar apto, ao final do curso, a estabelecer a comunicação – oral e escrita – em
nível básico/intermediário, com falantes de espanhol, atendendo-os de maneira eficaz e adequando
sua linguagem às diversas situações discursivas do cotidiano.

Obs.: mais detalhes no PPC.

Competência geral:
Desenvolver a competência comunicativa do profissional que atua na área do comércio,
turismo, hotelaria e em áreas afins, de modo que possa prestar um serviço de excelência no setor.
Competências dos egressos:
a) Produzir diálogos para a comunicação em língua espanhola em ambientes de trabalho,
tais como: atender falantes de espanhol que desejam comprar um bem ou um serviço, falar ao
telefone, apresentar-se, descrever produtos e serviços, apresentar as condições de pagamento,
participar de entrevistas de emprego, etc.;
b) Ser capaz de compreender, interpretar, discutir e pŕoduzir textos em língua espanhola,
principalmente relacionados à área do comércio, do turismo e da prestação de serviços;
c) Utilizar verbos no presente, passado e futuro (simples ou contínuo), presente e passado
perfeito, verbos modais e outras estruturas gramaticais e vocabulário de forma apropriada em
situações de comunicação no trabalho.

A metodologia do curso FIC de Conversação em Espanhol inclui aulas dialogadas que visam
à apresentação e à discussão de temas variados; viagens a cidades argentinas vizinhas de São
Miguel do Oeste para conhecer estabelecimentos comerciais, hotéis , quando possível; atividades
pedagógicas de compreensão e produção dos diferentes gêneros textuais. Também estão previstas
atividades individuais e em grupo de pesquisa sobre situações cotidianas relativas aos países
hispânicos. Além disso, estão programados encontros com moradores da região provenientes de
outros países, como forma de propiciar a interação com falantes nativos de espanhol. As aulas
buscam proporcionar situações reais de comunicação, nas quais o aluno faz uso de seu
conhecimento prévio do idioma, incorporando gradativamente a ele novos conhecimentos. Ademais,
as conquistas e realizações do aluno, tanto no plano individual quanto no coletivo, serão
enfatizadas, valorizando sua autoestima e o ambiente de aprendizagem. Enfim, a metodologia
busca promover uma ação pedagógica de valorização do ser humano, considerando suas diferenças
culturais, do ambiente/espaço no qual ele está inserido e da sociedade, visando à profissionalização
calcada na ética, na sustentabilidade e no respeito ao visitante/turista.

Juciane Ferigolo Parcianello

juciane.ferigolo@ifsc.edu.br

A avaliação do processo de ensino-aprendizagem ocorrerá de forma gradual e contínua.
Serão avaliadas as atividades realizadas e o comprometimento do aluno durante as aulas,
considerando seu crescimento e desenvolvimento. A avaliação inclui atividades práticas orais, de
leitura, testes e realização de trabalho final.
Por se tratar de um curso voltado para o desenvolvimento da produção e compreensão
oral, os alunos serão avaliados pelo envolvimento e produção em sala de aula. Dentro dessa
perspectiva, os seguintes itens serão observados durante o curso: assiduidade, participação,
cooperação, autonomia, pontualidade, respeito e cumprimento das tarefas solicitadas. Serão
também realizadas duas avaliações escritas e duas orais.
Para cada tipo de avaliação, está prevista a aplicação de notas de 0 (zero) a 10 (dez),
lembrando que nota inferior a 6 (seis) implica reprovação, caso o estudante não consiga elevar
seu conceito nos trabalhos de recuperação. Ao final do curso, o aluno será considerado apto/não
apto. Também implica reprovação a presença inferior a 75% nas aulas. Caso o aluno necessite de
auxílio e acompanhamento durante o curso, haverá horário de atendimento previamente agendado
com o professor.

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