Projeto Político Pedagógico

Ser um profissional capaz de:
Compreender e aplicar os conceitos introdutórios de marketing e vendas em pequenos
negócios.
Entender os conceitos básicos de marketing e vendas, na teoria, e através de ferramentas.
Conhecer técnicas e métodos de melhor atender aos clientes.
Reconhecer e diferenciar o mercado, desenvolvendo estratégias de determinação de
preços.
Utilizar o Mix de Marketing (4Ps) como auxílio no processo de comercialização.
Elaborar estratégias de vendas e marketing.
Conhecer formas de melhor atender aos clientes.
Desenvolver melhores ofertas ao mercado de produtos e serviços.

Compete ao egresso, após sua capacitação, atuar seguindo preceitos mercadológicos e
de vendas, de uma melhor forma, em pequenos negócios.

Espera-se que no final do curso o estudante seja capaz de:
Compreender o funcionamento do mercado e da valorização dos produtos.
Utilizar novas ferramentas e processos em sua comercialização.
Formular e determinar preços.
Conhecer novas formas de exposição de seus produtos e serviços.

O curso será ministrado em aulas que contemplem de forma articulada os saberes
teóricos e práticos, com exemplos reais, simulações, estudos de caso e demais atividades que
aprimorem o conhecimento do aluno. As aulas serão:
Aulas Expositivas e Dialogadas, com o uso de tecnologias audiovisuais e materiais
de apoio, sempre na perspectiva da construção do conhecimento, mediante a valorização dos
saberes profissionais.
Aulas no laboratório de informática, acesso a internet, utilização de planilhas
eletrônicas e demais sistemas que colaborem com a pesquisa e a aplicação do conhecimento
adquirido.

Prof. Robson Cristhian Henkel

Telefone: (49) 3631 - 0400
E-mail: robson.henkel@ifsc.edu.br; ensino.smo@ifsc.edu.br

De acordo com os dispositivos regimentais do IFSC – Câmpus São Miguel do Oeste, a
avaliação da aprendizagem é parte integrante do processo de ensino e obedece às normas e
procedimentos pedagógicos estabelecidos pelo Regimento Didático Pedagógico. A avaliação dos
aspectos qualitativos compreende o diagnóstico, a orientação e a reorientação do processo de
ensino e aprendizagem visando à construção dos conhecimentos.
Os instrumentos de avaliação serão diversificados e deverão constar no plano de ensino
do componente curricular, estimulando o aluno à: pesquisa, reflexão, iniciativa, criatividade,
laborabilidade e cidadania. As avaliações podem constar de: I - observação diária dos alunos
pelos professores, em suas diversas atividades; II - trabalhos de pesquisa individual ou coletiva; III
- testes e provas escritos, com ou sem consulta; IV - entrevistas e arguições; V - resoluções de
exercícios; VI - planejamento ou execução de experimentos ou projetos; VII - relatórios referentes
aos trabalhos, experimentos ou visitas técnicas; VIII - atividades práticas referentes àquela
formação; IX - realização de eventos ou atividades abertas à comunidade; X – auto avaliação
descritiva e avaliação pelos colegas da classe; XI - demais instrumentos que a prática pedagógica
indicar. Parágrafo único. As avaliações serão registradas no diário de classe, sendo analisadas
conjuntamente com os alunos e devolvidas aos mesmos, no prazo máximo de 15 (quinze) dias
letivos após sua aplicação.
O registro do resultado de cada componente curricular será realizado pelo professor no
diário de classe na forma de valores inteiros de 1 (um) a 10 (dez). O registro, para fins de
documentos acadêmicos, será efetivado ao final da unidade curricular, apontando a situação do
aluno no que se refere à constituição de competências utilizando-se a seguinte nomenclatura:
Aprovado: quando o aluno tiver obtido as competências;
Reprovado: quando o aluno não tiver obtido as competências.
A certificação se dará após a conclusão do curso e obtenção de aprovação, com
frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular.

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