Projeto Político Pedagógico

Executa levantamentos topográficos georreferenciados dei móveisrurais eelaboraas peças
técnicas dos processos de agrimensura legal,podendo solicitar extensão de atribuição nos conselhos profissionais e credenciar-se junto aos órgãos públicos de cadastro de imóveis rurais para atuação na área.

Atividades de mapeamento e levantamento topográfico georreferenciado de imóveis rurais em
geral.Órgão sou concessionárias deserviços públicos.Perícias.Agências reguladoras.Atividade
autônoma.

- Compreensão da legislação aplicada ao georreferenciamento de imóveis rurais;
- Conhecimento dos sistemas de referência geodésicos, projeções cartográficas e ajustamento de
observações aplicadas ao georreferenciamento de imóveis rurais;

- Domínio das técnicas topográficas e geodésicas para levantamento de imóveis rurais;
-Capacidade de elaboração das peças técnicas aplicáveis aos processos de georreferenciamento
de imóveis rurais.

Metodologia de desenvolvimento pedagógico do curso:
As aulas serão desenvolvidas de forma expositivas e dialogadas,comdemonstrações
instrumentais, apresentação de estudos de casos, estimulando o compartilhamento de conhecimento, ideias e experiências entre os participantes. Da mesma forma, buscar-se-á a maximização do aprendizado e qualificação dos profissionais para atuarem de forma segura técnica e legalmente no georreferenciamento
de imóveis rurais. O curso será realizado majoritariamente à distância, por meio do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) Moodle do IFSC. A turma será acompanhada pelo docente, que realizará todas as interações com os participantes no AVEA. A cada oferta, o docente designado para acompanhar a turma deve planejar o desenvolvimento dos conteúdos e produzir ou revisar o material didático de modo
colaborativo com a equipe pedagógica e com o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) do Câmpus.

Para viabilizar as interações entre docentes e participantes, serão utilizados, ao menos, os
seguintes recursos, procedimentos e materiais didáticos:
• Recursos para interação no AVEA (Fóruns de Dúvidas e Fórum de Discussão de conteúdos;
Mensagens individuais e coletivas aos participantes);
• Recursos para apresentação do conteúdo (Livro didático, produzido utilizando o Recurso "Livro"
do AVEA Moodle, que permite a inserção de hiperlinks para documentos institucionais, vídeos e textos
adicionais, de acordo com a necessidade para o desenvolvimento dos conteúdos e competências previstos
para a Unidade Curricular; Videoaulas gravadas pelo docente e disponíveis para download no AVEA; Mídia
interativa digital: vídeos, textos, animações e outros objetos de aprendizagem selecionados pelo docente,
para tratar dos temas de forma lúdica e interativa articulado às atividades; Oficinas de aprendizagem e
avaliação, como tarefas mediadas pelo docente). Com todos esses recursos e procedimentos disponíveis,
cada sujeito (aluno ou professor), dentro de sua rede de possibilidades e dentro do período de realização,
colocará o curso em movimento.
As aulas síncronas de cada módulo serão atividades obrigatórias aos participantes do curso,
sendo facultado ao aluno ausente a possibilidade de acesso à gravação de aula mediante apresentação de
justificativa e solicitação.
No módulo presencial a unidade curricular será ministrada em laboratórios específicos, e em
campo para realização de atividades práticas, com turmas de até 40 alunos,e conforme as regras sanitárias
vigentesàépocaemdecorrênciadacrisesanitáriadaCOVID19.Sãoexemplosdeatividades:
levantamentos topográficos georreferenciados, simulações de aplicações práticas, realização de projetos,
cujos resultados serão expressos em forma de documentos técnicos específicos para a finalidade do
georreferenciamento de imóveis rurais (relatórios, planilha do SIGEF, plantas, memoriais descritivos, dentro
outros)

Paula Borges Monteiro, dir.ensino.fln@ifsc.edu.br, 48 3211-6007

Flavio Boscatto, agrimensura.tec.fln@ifsc.edu.br, 48 3211-6061

Segundo Luckesi (2002) avaliaréo ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-
la para produzir o melhor resultado possível. O mesmo autor destaca que o ato de avaliar tem seu foco na construção dos melhores resultados possíveis, enquanto o de examinar estácentrado no julgamento de aprovação ou reprovação.
A avaliação no processo de construção do conhecimento deve ser um instrumento que possibilite
a identificação do desenvolvimento do estudante e que forneça elementos para orientações necessárias, complementações, enriquecimento, no processo. O parâmetro para a avaliação será naturalmente aquilo que se definiu alcançar. É certo que, para isso, é preciso definir as evidências da aprendizagem realizada ou o nível de conhecimento atingido de acordo aos objetivos do curso. A avaliação da aprendizagem ocorrerá através da elaboração de projetos de georreferenciamento de imóveis  /2001,naNormaTécnicade
Georreferenciamento de Imóveis Rurais 3a. Edição e nos Manuais Técnicos de Posicionamento e de Limites e Confrontações do INCRA. Os requisitos técnicos, prazos de envio e entrega propriamente dita, além dos feedbacks desses projetos deverão ser descritos no plano de curso de cada UC. A elaboração desses projetos envolve o cumprimento de atividades parciais, tais como a pesquisa (individual ou coletiva), as atividades práticas referente a formação e demais instrumentos que a prática pedagógica indicar. Após aentrega de cadaatividadeparcial ou finalizaçãodos projetos, os estudantes serão avaliadosatravésdos seguintescritérios:1.Fezedisponibilizouoresultadodaatividadeutilizando ferramenta adequada e no prazo de envio estipulado; 2. Finalizou e disponibilizou o projeto ou atividade parcial de forma a atender os requisitos técnicos apontados; 3. Propôs melhorias/otimização na execução do projeto. A especificação de quais atividades avaliativas, assim como o detalhamento e pesos de cada um
dos três critérios avaliativos fica a cargo do docente ao colocar o curso em andamento. As atividades avaliativas deverão atender um mínimo de uma para cada 20 horas aula.
Durante o processo educativo é conveniente que o professor esteja atento à participação efetiva
do aluno através da observação da assiduidade, pontualidade, envolvimento nos trabalhos e discussões e trazendo feedbacks rápidos e adequados. Assim, a avaliação permitirá ao professor e ao aluno a reflexão sobre a eficiência do processo educativo, possibilitando os ajustes necessários para alcançar melhores resultados.
Tanto o desenvolvimento do curso EAD, quanto ao feedback em relação ao desempenho do
estudante,poderãocontribuirparaaautonomia,principalmenteemrelaçãoaquelesquenecessitam
procurar, pesquisar, tirar dúvidas em momentos que estão sem a presença do professor.
O resultado da avaliação será registrado pelo professor, no sistema acadêmico, em valores
inteiros de 1 (um) a 10 (dez), sendo que o resultado mínimo para aprovação em cada UC é 6 (seis).
A presença nas aulas síncronas será obrigatória, sendo facultado ao aluno o acesso à gravação
de aula mediante apresentação de justificativa. A realização das aulas síncronas ocorrerá uma vez por semana no período noturno. No módulo presencial, será exigida a presença mínima de 75%. As aulas presenciais serão ofertadas no turno matutino e vespertino em um bloco de aulas ao longo de uma semana. Está prevista a realização de conselho de classe objetivando o diagnóstico sobre a avaliação do processodeensino-aprendizagem,de tal forma que se possa analisar os resultados obtidos pelos estudantes e se possa tomar decisões sobre a prática educativa indicando melhorias que permitam a recuperação de conteúdos e notas.
A recuperação de estudos, a que todos os estudantes têm direito, compreenderá a revisão das
atividades realizadas, de acordo com as orientações e retorno dado pelo docente, com o estabelecimento de novos prazos de envio, dentro do período de realização do curso. A avaliação deverá considerar ainda o previsto no Artigo 41 do Regulamento Didático Pedagógico do IFSC.

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