Projeto Político Pedagógico

O Eixo de Controle e Processos Industriais compreende tecnologias associadas aos processos mecânicos, eletroeletrônicos e físico-químicos. Traços marcantes deste eixo são, a abordagem sistemática da gestão da qualidade e produtividade, das questões éticas e ambientais, de sustentabilidade e viabilidade técnico-econômica, além de permanente atualização e investigação tecnológica. De acordo com a quarta edição do Guia Pronatec de Cursos de Formação Inicial e Continuada ‐ FIC (2016), o Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis é o profissional qualificado para analisar, quantificar e realizar a instalação, reparação e manutenção elétrica de sistemas de geração de energia residencial e comercial através de painéis solares fotovoltaicos. Esse profissional aplicará seus conhecimentos de forma independente e inovadora, com ética e iniciativa empreendedora, visando a melhoria das condições de vida da sociedade de forma sustentável. O profissional deve ser capaz de processar informações, ter senso crítico e ser capaz de impulsionar o desenvolvimento econômico da região, integrando formação técnica à cidadania. O IFSC Câmpus São Carlos, em seus cursos, ainda prioriza a formação de profissionais que: l Tenham competência técnica e tecnológica em sua área de atuação; l Sejam capazes de se inserir no mundo do trabalho de modo compromissado com o desenvolvimento regional sustentável; l Tenham formação humanística e cultura geral integrada à formação técnica, tecnológica e científica; l Atuem com base em princípios éticos e de maneira sustentável; l Saibam interagir e aprimorar continuamente seus aprendizados a partir da convivência democrática com culturas, modos de ser, e pontos de vista divergentes; l Sejam cidadãos críticos, propositivos e dinâmicos na busca de novos conhecimentos.

O egresso poderá atuar na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas que utilizem energia renovável. Poderá ainda integrar grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas de energia solar fotovoltaica. Poderá atuar em órgãos da administração pública em setores específicos de energia renovável.

1. Montar sistemas físicos de geração fotovoltaica;

2. Instalar o sistema elétrico do gerador fotovoltaico;

3. Realizar manutenção de sistemas fotovoltaicos;

4. Atuar profissionalmente com responsabilidade em relação às normas de segurança, qualidade, saúde, segurança e de preservação do meio ambiente;

5. Aplicar medidas para o uso eficiente da energia elétrica;

6. Desenvolver novas formas produtivas voltadas para a geração de energias renováveis e eficiência energética.

A metodologia proposta está de acordo com o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do IFSC e atende à Resolução CNE/CP Nº 1, de 5 de janeiro de 2021, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica, contemplando os princípios nela contidos. Nessa perspectiva, a prática pedagógica é pautada na aprendizagem com ênfase à concepção de currículo interdisciplinar a partir da socialização dos saberes, destacam-se as linhas norteadoras deste Projeto Pedagógico de Curso (PPC) no que diz respeito à metodologia:  A construção dos conhecimentos pressupõe que professores e estudantes assumam a condição de sujeitos da prática educativa. Constituem-se como princípios da prática educativa a contextualização; a integração entre teoria e prática; a pesquisa; a problematização; a aprendizagem significativa; a interdisciplinaridade e a autonomia;  O papel do professor consiste na mediação do processo de ensino-aprendizagem a partir do diálogo, criando condições para a participação dos estudantes, reconhecendo que estes possuem conhecimentos de mundo historicamente construídos a partir de suas vivências/experiências, que devem ser valorizados como ponto de partida na construção de novos conhecimentos;  Os recursos didáticos serão selecionados a partir dos objetivos de cada unidade curricular e dos eixos temáticos com a perspectiva de criar situações significativas de aprendizagem, buscando a integração entre ciência, tecnologia e sociedade;  A avaliação consiste em um ato diagnóstico e contínuo, subsidiando a “ação-reflexão-ação” de todos os sujeitos envolvidos no processo ensino aprendizagem, portanto, com a prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos;A metodologia de abordagem de cada Unidade Curricular será definida a partir dos objetivos estabelecidos para cada conhecimento estudado. As aulas poderão ser desenvolvidas de forma expositiva e dialogada, em práticas de laboratórios, a partir de estudos de caso, resolução de problemas, fóruns, seminários, pesquisas, desenvolvimentos de projetos, estudos dirigidos, visitas técnicas, entre outras abordagens coerentes com o projeto do curso.

Conforme PPC

As avaliações de aprendizagem serão realizadas de acordo com as orientações dispostas no Regulamento Didático Pedagógico (RDP) do IFSC, aprovado pela Resolução CONSUP n° 20, de 25 de junho de 2018. Conforme o art. 35 do RDP, a avaliação da aprendizagem terá como parâmetros os princípios do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e o perfil de conclusão do curso definido no PPC. A avaliação dos aspectos qualitativos compreende o diagnóstico, a orientação e a reorientação do processo de ensino e aprendizagem visando à construção dos conhecimentos, sendo essas:  Avaliação diagnóstica, processual, formativa, somativa, continuada e diversificada. Serão considerados critérios como: assiduidade, realização das tarefas, participação nas aulas, avaliação individual, trabalhos em duplas, colaboração e cooperação com colegas e professores;  Avaliação durante todos os momentos do processo de ensino e aprendizagem, valorizando o crescimento do estudante qualitativa e quantitativamente. Haverá recuperação paralela de conteúdos e avaliações. A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do período letivo, que possam promover a aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das competências. A avaliação prima pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em um conjunto de ações que permitem recolher dados, visando à análise da constituição das competências por parte do estudante, previstas no plano de curso. Suas funções primordiais são:  Obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à constituição de competências, visando a tomada de decisões sobre o encaminhamento dos processos de ensino e aprendizagem e/ou a progressão do estudante;  Analisar a consonância do trabalho pedagógico com as finalidades educativas previstas no PPC;  Estabelecer previamente, por unidade curricular, critérios que permitam visualizar os avanços e as dificuldades dos estudantes na constituição das competências. Os critérios servirão de referência para o estudante avaliar sua trajetória e para que o professor tenha indicativos que sustentem tomadas de decisõesOs registros das avaliações serão feitos no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Em consonância com o art. 41 do RDP o resultado da avaliação final será registradopor valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez). O resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis) e com frequência mínima de 75%. A recuperação das notas será oportunizada ao aluno que não atingir o conceito mínimo do componente curricular, configurando-se na revisita das atividades pedagógicas, tendo em vista o atendimento dos objetivos. Além das avaliações de cada componente curricular, os estudantes serão ouvidos através de Conselho de Classe Participativo conforme previsto no art. 42 do RDP. A decisão do resultado, pelo professor, dependerá da análise do conjunto de avaliações, ponderações e discussões do conselho de classe final, conforme art 42 do RDP. Para efeito de tomada de decisão quanto à progressão do estudante em relação a frequência e atendimento dos objetivos propostos para cada componente curricular, serão seguidas as orientações previstas no RDP.

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