Projeto Político Pedagógico

Professores de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental
O Curso de Especialização em Projetos em Educação Científica para Crianças surge de uma cooperação entre o IFSC Jaraguá do Sul - Rau e a Secretaria de Educação de Guaramirim para a oferta de cursos de formação continuada a professores da Educação Infantil. A partir desse contato inicial com os profissionais que trabalham com crianças, observou-se uma demanda por formação continuada e um interesse de professores da Educação Infantil por formação em ensino de ciências para crianças. Diante dessa constatação, este projeto de curso de especialização busca ampliar a oferta de formação continuada a educadores da Educação Infantil e série iniciais do Ensino Fundamental vinculada, prioritariamente, às redes públicas de ensino da região de Jaraguá do Sul e região. A proposta de um curso de formação na área de ciência para professores de crianças justifica-se pela atualidade da preocupação com a formação crítica e científica de crianças e pela ausência de cursos nessa área voltado a professores da Educação Infantil e de séries iniciais do Ensino Fundamental.

A proposta de um curso de especialização em Projetos em Educação Científica para Crianças cumpre as finalidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, conforme estabelecido na Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008 (BRASIL, 2008), que criou os Institutos Federais, a saber: qualificar-se como centro de referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes das redes públicas de ensino (Art. 6°, Alínea VI); ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica; e ministrar em nível de educação superior: cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização, visando à formação de especialistas nas diferentes áreas do conhecimento (Art. 7°, Alíneas II e VI). É importante ressaltar que a referida lei determina, ainda, que 20% das vagas dos institutos sejam reservadas para a formação de professores, seja na formação inicial ou continuada.

Assim, o Curso de Especialização em Projetos em Educação Científica para Crianças tem como finalidade atender a formação continuada de profissionais da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental de Jaraguá do Sul e região, sobretudo de docentes das redes municipais e estadual. Jaraguá do Sul faz parte da mesorregião do norte catarinense e faz divisa com os municípios de Guaramirim, Schroeder, Joinville, Massaranduba, Pomerode, Blumenau, Corupá, São Bento do Sul e Campo Alegre. Segundo dados do IBGE, Jaraguá do Sul tem uma população estimada em 184.579 habitantes. Se consideradas as estimativas populacionais das cidades do entorno, esse número chega a 1.391.560 de habitantes (https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/pomerode/panorama). Considerando-se que o curso proposto neste documento é em formato EaD, apresenta-se uma proposta com potencial para atingir profissionais da educação de todos os municípios do entorno de Jaraguá do Sul. O número de matrículas em pré-escola e séries iniciais na região também é significativo, conforme apontam dados do QEdu (https://novo.qedu.org.br/):

Município
Matrículas em pré-escola
Matrículas em séries iniciais
Jaraguá do Sul
4.842
11.563
Guaramirim
1.158
2.969
Corupá
400
852
Schroeder
647
1.372
Joinville
12.027
33.697
Massaranduba
444
1.052
Campo Alegre
324
812
Blumenau
6.605
17.846
Pomerode
676
1.926
São Bento do Sul
1.872
4.927


A partir dos números explicitados acima, e considerando-se o fato de que não há cursos de especialização em educação científica para crianças na região, identifica-se um público-alvo que não encontra formação continuada na área de ciências para crianças. Há outras iniciativas de formação continuada em ensino de ciências, inclusive do Câmpus Jaraguá do Sul - Centro, mas específicas para docentes das séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Por fim, cabe destacar que o IFSC (Câmpus Jaraguá do Sul - Centro e Rau) é a única instituição pública que oferta ensino superior em Jaraguá do Sul e Vale do Itapocu. Entre as instituições de ensino superior privada que ofertam cursos na área de Educação, observa-se a oferta de especializações em ensino de ciências para séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio e em alfabetização e letramento para séries iniciais do Ensino Fundamental. Assim, busca-se com esta proposta criar também um ambiente de estímulo ao trabalho com ciências para crianças, partindo de abordagens baseadas em projetos de ensino que envolvam brincadeiras e interações. Para isso, é preciso investir na formação continuada de docentes da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental para o trabalho lúdico com as ciências, fomentando o pensamento crítico e a reflexão científica nas crianças, que herdarão um mundo com profundos desafios para a manutenção da vida no planeta.

Objetivo geral:
Propiciar um espaço interdisciplinar para a discussão e a construção de saberes acerca da educação científica de crianças, permitindo aos docentes em formação continuada o desenvolvimento de habilidades para um ensino lúdico e experimentativo de ciência na educação infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Objetivos específicos:
• promover a construção de conhecimentos e habilidades para o trabalho com projetos de ensino de educação científica para crianças baseados em atividades lúdicas e experimentação;
• oportunizar, para docentes da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental, o aprofundamento de conhecimentos teóricos nas áreas de matemática e ciências da natureza;
• integrar teoria e prática, por meio da promoção de estratégias de ensino baseadas em experimentação e em atividades lúdicas;
• promover ambientes investigativos e questionadores que estimulem a liberdade de pensamento e a criação conjunta de conhecimento acerca das práticas docentes e do ensino de ciências para crianças;
• refletir sobre a contribuição da educação científica e do pensamento científico para o desenvolvimento cognitivo das crianças;
• refletir sobre a autoria do docente na produção de materiais didáticos.
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