Projeto Político Pedagógico

profissionais de educação, com diploma de graduação reconhecido pelo MEC, preferencialmente com formação nas licenciaturas.
Justificativa da oferta do curso:
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) é referência em qualidade na educação tecnológica e profissional, desempenhando seu papel de instituição educacional de forma competente, articulando o ensino, a pesquisa e a extensão nas suas diversas atividades desenvolvidas nos 22 campus espalhados por todo o território do estado de Santa Catarina.
Além disso, realiza um trabalho de formação de educadores em várias modalidades de ensino e no desenvolvimento de novas tecnologias educacionais. Os trabalhos desenvolvidos por seus professores estão voltados à pesquisa, ao desenvolvimento de novas metodologias e ao aperfeiçoamento contínuo do processo ensino e aprendizagem.
A proposta da Pós-Graduação em Educação e Diversidade está amparada e legitimada na legislação educacional brasileira. No artigo 2º da Leis e Diretrizes e Bases da Educação Nacional ressalta-se que a educação “inspirada nos princípios de liberdade enos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”(BRASIL, 1996).
Posteriormente as orientações curriculares nacionais para o ensino básico indicaram temas transversais que tratam da diversidade humana. Dentre estes
temas, destacam-se: princípios éticos, cuidado de si, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, respeito aos direitos humanos, o mundo do trabalho e o consumo.
Nessa ótica, a Missão do IFSC é “Promover a inclusão, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural” .A própria Lei de criação dos Institutos Federais (BRASIL, 2008), ressalta a criação de cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização, visando à formação de especialistas nas diferentes áreas do conhecimento e ainda institui a reserva mínima de 20% das vagas dos Institutos Federais para formação pedagógica de professores da educação básica.
Na mesma direção está a Resolução Nº 45 do CONSUP, de 18 de dezembro de 2014 (CONSELHO SUPERIOR / IFSC, 2014) que institui a política de formação do IFSC.
Onde reforça em seus artigos 7º e 9º a necessidade de formação didático-pedagógica de profissionais de instituições de ensino da educação básica por meio de cursos de atualização, aperfeiçoamento e pós-graduação (lato e stricto sensu), objetivando a qualificação da prática educativa.
Outro ponto a destacar, é que para realizar tal intento, através da Pós em Educação e Diversidade, o IFSC-Campus São Carlos dispõe de Recursos Humanos altamente qualificados, com professores em sua maioria com mestrado e doutorado e com carga horária prevista no seu POCV (PLANO DE OFERTA DE CURSOS E VAGAS) para os próximos anos.
Neste sentido, a implantação do curso em São Carlos - SC se justifica por que o campus, até o momento, não está atendendo a demanda mínima de cursos de Pós-graduação.
Este curso está em consonância com parâmetros curriculares nacionais do ensino básico que tem em seu escopo os temas: “princípios éticos, cuidado de si, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, respeito aos direitos humanos, o mundo do trabalho e o consumo”. (IFSC, 2018, p. 08), e com a Missão do IFSC é “Promover a inclusão, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural” (PDI 2015 – 2019).
Como aponta o PPC do curso:
É preciso pensar estratégias educacionais para enfrentar e desconstruir preconceitos, superando a reprodução das desigualdades na escola bem como as relações sociais excludentes que desrespeitam e violam os direitos humanos, ou ainda que sejam elas construídas em torno de questões de etnia, linguagem, classe social, gênero, crenças, nível de escolaridade, capacidade física, emocional e intelectual. (IFSC, 2018, p. 09)

A pessoa que cursar a pós-graduação terá a oportunidade de debater sobre estes temas e inclui-los na sua prática educativa que serão estendidas aos estudantes.
São Carlos encontra-se há 49 km de Chapecó e 598 km de Florianópolis. Além do município este curso atenderá aos municípios limitrofes como: Palmitos, Planalto Alegre, Cunhataí e Águas de Chapecó, além de outros municípios da região: Caxambu do Sul, Saudades, entre outros. Não existe na região cursos gratuitos de Pós-graduação na área de educação. Os professores que buscam este tipo de formação precisam se deslocar até o IFSC de Chapecó ou a UFFS também naquele município, por isso a oferta no município de São Carlos facilitará a locomoção das pessoas que por ventura deixaram de estudar por causa desta dificuldade.
Um curso na área de educação em nível de especialização contribuirá para melhoria da qualidade do ensino, visto que a formação de professor tem impacto direto no cotidiano da Educação.
Conforme índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2019 (última medição) na região percebe-se nos anos iniciais do ensino fundamental o índice está dentro da meta estabelecida de 6,0 pontos, porém está longe de atingir a pontuação máxima de 10 pontos. No entanto, nos anos finais do ensino fundamental os números do IDEB apresentam situação mais preocupante, com índices próximos à 5,0 pontos, alguns estão abaixo da meta estabelecida.
Conforme estes dados a região possui cerca de 462 docentes distribuídos na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, número que justifica a abertura de 40 vagas para o curso de pós-graduação em Educação e Diversidade, pois este atenderá profissionais de todos os níveis de ensino. Além disso, poderão se inscrever pessoas que trabalham na área de educação, porém não exercem função de docente.
O IFSC campus de São Carlos - SC, possui docentes altamente capacitados: licenciados, mestres e doutores e comprometidos para que esta Pós-graduação em Educação e Diversidade tenha várias ofertas com muita qualidade.

Objetivo geral:
Qualificar profissionais da educação para atuação diante da diversidade, complexidade e contradições das relações sociais no espaço público da escola, objetivando a consolidação de relações democráticas e de convívio com as diferenças.

Objetivos específicos:
• Aprimorar o debate sobre a diversidade e demais temas transversais no ambiente educacional, estimulando estratégias e práticas pedagógicas que levem em consideração as demandas dos diferentes atores sociais.
• Incentivar a construção contínua da prática pedagógica a partir da reflexão sobre a atuação docente diante da diversidade de sujeitos sociais que compõem a comunidade escolar, bem como de temas que atravessam todas as disciplinas da
educação básica.
• Contribuir para o enfrentamento de preconceitos e discriminações de cunho cultural, socioeconômico, de gênero, étnico, de modo a combater intolerâncias e
refletir sobre a produção das desigualdades e a construção social das diferenças.
• Construir conhecimentos que articulem conceitos e compreensões que valorizem a prática pedagógica, que permita o dialogo com as diferenças, com a inclusão, com o cuidado de si e colabore com a construção de uma cultura de respeito aos direitos humanos. Assim, possibilitando a reflexão sobreo currículo e a escola enquanto instâncias que formam para a cidadania.
R. Aloísio Stoffel, 1271 - Jardim Alvorada, São Carlos - SC CAMPUS DO IFSC - SÃO CARLOS -SC Baixar Arquivo
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