Projeto Político Pedagógico

O Técnico em Automação Industrial será habilitado para:
Desenvolver e integrar soluções para sistemas de automação visando à medição e ao controle de
variáveis em processos industriais, considerando as normas, os padrões e os requisitos técnicos de
qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.

Empregar programas de computação e redes industriais no controle de processos industriais.

Planejar, controlar e executar a instalação e a manutenção de equipamentos automatizados e/ou
sistemas robotizados para controle de processos industriais.

Realizar medições, testes e calibrações em equipamentos eletroeletrônicos empregados em controle
de processos industriais.

Instalar, configurar e operartecnologias de manufatura aditiva, sistemas ciberfísicos e processos de
produção com internet das coisas.

Reconhecer tecnologias inovadoras presentes no segmento visando a atender às transformações
digitais na sociedade.

Realizar especificação, projeto, instalação, medição, teste, diagnóstico e calibração de equipamentos
e sistemas automatizados.

Executar procedimentos de controle de qualidade, operação e gestão de sistemas automatizados e
controle de processos.

Para atuação como Técnico em Automação Industrial, são fundamentais:

Conhecimentosesaberesrelacionadosaosprocessosdeplanejamentoeimplementaçãode
processos automatizados de modo a assegurar a saúde e a segurança dos trabalhadores e dos
usuários.

Conhecimentos e saberesrelacionados à sustentabilidade do processo produtivo, às técnicas e aos
processos de produção, às normas técnicas, à liderança de equipes, à solução de problemas técnicos
e trabalhistas e à gestão de conflitos.

Indústriascomlinhasdeproduçãoautomatizadas,químicas,petroquímicas,deexploraçãoe
produção de petróleo, aeroespaciais, automobilística, metalmecânica e plástico. Empresas de manutenção
de linhasde produção. Empresas integradoras de sistemas de automação industrial, fabricantes de máquinas,
componentes e equipamentos robotizados e/ou automatizados. Grupos de pesquisa que desenvolvam
projetosnaáreadesistemasautomatizados.Laboratóriosdecontroledequalidadeeprodutos
manufaturados. Empresas de projetos, representação e vendas de sistemas e dispositivos aplicados em
automação.

a.Desenvolver e integrar soluções para sistemas de automação industrial.
b.Empregar programas de computação e redes industriais no controle de processos industriais.

c.Planejar, controlar e executar a instalação e a manutenção de equipamentos automatizados e/ou sistemas
robotizados para controle de processos industriais.

d.Realizar medições, testes e calibrações em equipamentos eletroeletrônicos empregados em controle de
processos industriais.

e.Instalar, configurar e operar tecnologias de manufatura aditiva, sistemasciber-físicos e processos de
produção com internet das coisas.

f.Reconhecer tecnologias inovadoras presentes no segmento visando a atender às transformações digitais
na sociedade.

g.Realizar especificação, projeto, instalação, medição, teste, diagnóstico e calibração de equipamentos e
sistemas automatizados.

h.Executar procedimentos de controle de qualidade, operação e gestão de sistemas automatizados e
controle de processos.

i.Dominar as normas técnicas de saúde e segurança no trabalho.

A metodologia de abordagem de cada Unidade Curricular será definida a partir dos objetivos
estabelecidos para cada conhecimento estudado. As aulas poderão ser desenvolvidas de forma expositiva e dialogada, em práticas de laboratórios, a partir de estudos de caso, resolução de problemas, fóruns,
seminários,pesquisas,desenvolvimentosdeprojetos,estudosdirigidos,visitastécnicas,entreoutras
abordagens coerentes com o projeto do curso.

Coordenação de curso. E-mail: eletromecanica.aru@ifsc.edu.br. Telefone do Setor: (48)3311-5061.
Ariel Teixeira. E-mail:
ariel.teixeira@ifsc.edu.br.

A avaliação será desenvolvida tendo os dois principais documentos de referência do IFSC: Projeto
Pedagógico Institucional (PPI) e RegulamentoDidático Pedagógico (RDP). O PPI traz o ideal educativo da
instituição e a avaliação tem relação de consonância com este valor. O principal ponto na avaliação de acordo
com o estabelecido pelos documentos é que os instrumentos sejam diversificados, tais como coloca o Art.36
do RDP:

Os instrumentos de avaliação serão diversificados e deverão constar no plano de ensino do
componente curricular, estimulando o aluno à: pesquisa, reflexão, iniciativa, criatividade, laboralidade e
cidadania. As avaliações podemconstar de: I-observação diária dos alunos pelos professores, em suas
diversas atividades; II-trabalhos de pesquisa individual ou coletiva; III-testes e provas escritos, com ou sem
consulta; IV-entrevistas e arguições; V-resoluções de exercícios;VI-planejamento ou execução de
experimentos ou projetos; VII-relatórios referentes aos trabalhos, experimentos ou visitas técnicas; VIII-
atividadespráticasreferentesàquelaformação;IX-realizaçãodeeventosouatividadesabertasà
comunidade; X-autoavaliação descritiva e avaliação pelos colegas da classe; XI-demais instrumentos que
a prática pedagógica indicar.

É relevante salientar que a Recuperação Paralela é um ponto fundamental, como oportunidade de
desenvolvimento monitorado do estudante que apresenta dificuldade de aprendizagem.

Para as UCs com parte da carga horária em EaD, além de serem realizadas presencialmente, as
atividades avaliativas podem ser planejadas no AVEA. Sendo assim, podemos planejar as seguintes
atividades avaliativas:fóruns, glossário, wiki (trabalhos grupos), mapas conceituais, portfólio, simuladores,
produção de vídeo, questionários (dissertativos e objetivos) e outros.

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