Projeto Político Pedagógico

Deve ser capaz de medir grandezas físico-químicas, operar equipamentos indispensáveis em laboratórios de química, preparar soluções, realizar diluições e experimentos envolvendo reações químicas. Deve também estar capacitado a analisar e interpretar os dados obtidos nos experimentos e produzir relatórios ou laudos a partir dos resultados.

Dentre as atividades às quais o egresso deverá estar apto, é possível citar: ● Operação, controle e monitoramento de processos industriais e laboratoriais; ● Controle a qualidade de matérias-primas, insumos e produtos; ● Realização de amostragens, análises químicas e físico-químicas; ● Desenvolvimento de produtos e processos; ● Armazenamento e estocagem adequada de matérias-primas, insumos e produtos.

1) Compreensão de métodos e procedimentos próprios da Físico-química, aplicando-os em diferentes contextos; 2) Aptidão nos cálculo envolvidos em experimentos de Físico-química; 3) Capacidade de relacionar a Físico-Química às demais áreas dentro da grande área do conhecimento de Ciências Naturais e da Terra; 4) Capacidade de relacionamento interpessoal de modo a integrar-se em equipes de trabalho; 5) Dominar a linguagem científica nas suas diversas manifestações (notações, fórmulas, gráficos, equações, elaborar relatórios e laudos técnicos, etc.).

Por tratar-se de um curso essencialmente prático, o curso terá sua parte presencial realizada nos quatro laboratórios didáticos do IFSC - Câmpus Gaspar. A parte EaD do curso, que representa 20% da carga horária total, será disponibilizada nas plataformas institucionais (SIGAA e MOODLE), com o objetivo de disponibilizar materiais, sugerir leituras e vídeos e criar um ambiente virtual para discussão e avaliação da aprendizagem. Os materiais serão disponibilizados na forma de textos e/ou vídeos aos discentes, além do acervo disponível na biblioteca do câmpus. Recursos adicionais como videoconferências também serão usados para discussão síncrona dos resultados dos experimentos e atendimentos individuais e coletivos para dirimir dúvidas. Serão exigidos dos estudantes o uso de EPIs básicos, como jaleco, calça comprida e calçados fechados. Para a organização dos estudos, os alunos contarão com o plano de ensino da unidade curricular, roteiro de estudos indicando calendário de início e fim do curso, atividades de leitura, calendário de aulas práticas e de avaliações. A abordagem metodológica contemplará também o desenvolvimento do espírito científico e a formação integral do cidadão, alinhado à missão e valores do IFSC.

Watson Beck Junior

E-mail: watson.beck@ifsc.edu.br

Telefone: (47) 3318-3704 / (47) 99689-2254

A avaliação da aprendizagem terá caráter contínuo e formativo ao longo do curso, e consiste: (i) na observação das ações do estudante na realização correta de cada etapa da prática e (ii) na elaboração de um relatório técnico ou um laudo de análise a partir dos dados coletados durante o experimento. As avaliações serão elaboradas pelo professor da unidade curricular e o feedback dado ao discente no tempo oportuno. Os critérios de correção buscam avaliar se o(s) discente atingiu os objetivos da unidade curricular durante a realização da prática e elaboração do relatório/laudo.

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