Projeto Político Pedagógico

O egresso é capaz de exercer atividades inerentes ao processo de produção e manejo de videira para obtenção de uvas de alta qualidade para processamento ou consumo in natura.

O egresso atuará na produção vitivinícola. Os postos de trabalho serão propriedades familiares e cooperativas produtoras de uvas, dentre outras, desempenhando atividade que visem maximizar a lucratividade, com redução de perdas e menor impacto ambiental.

O egresso é capaz de exercer atividades inerentes ao processo de produção e manejo de videira para obtenção de uvas de alta qualidade para processamento ou consumo in natura.

O curso será realizado por meio de aulas teórico-práticas, nas quais serão ministrados os
conteúdos sobre manejo de vinhedo. Nas primeiras aulas serão abordados conteúdos teóricos a
fim de facilitar o compreendimento dos alunos sobre o conteúdo.
Durante as aulas o professor deverá buscar uma relação entre o conteúdo ministrado e as
experiências práticas dos alunos. Desta forma a construção do conhecimento torna-se mais efetiva, uma vez que as experiências e problemas serão compartilhados. As aulas práticas serão ministradas com o objetivo de consolidar o conhecimento adquirido nas aulas teóricas, bem como na inter-relação com as experiências do cotidiano dos estudantes.
Durante as aulas os alunos receberão material didático de apoio, como resumos e textos visando facilitar o entendimento. Serão propostos exercícios e trabalhos em grupos sobre os assuntos. Desta forma, além do conteúdo, os alunos desenvolverão outras habilidades como: trabalho em equipe, organização e disciplina. As atividades terão caráter investigativo, buscando desenvolver nos alunos a habilidade de solucionar questões básicas relacionadas ao manejo da videira.

Rogerio de Oliveira Anese.

A avaliação é um instrumento diagnóstico voltado ao crescimento estando a serviço de uma prática pedagógica para a transformação social localizando necessidades e compreendendo superações, aspectos atitudinais e culturais do educando. Neste curso, será realizada a avaliação diagnóstica, para identificar o conhecimento prévio dos discentes, no início do curso. Continuamente, durante as aulas será realizada avaliação por meio da aplicação de atividades teóricas. Haverá recuperação paralela de conteúdos e avaliações. A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades pedagógicas no decorrer do curso, que
possam promover a aprendizagem, como a realização de questionários e trabalhos, bem como a execução de novas atividades práticas de campo.

A avaliação prima pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em um conjunto de ações que permitem recolher dados, visando atender aos objetivos da unidade curricular. Suas funções primordiais são: obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conteúdos necessários para atender aos objetivos do curso, visando a tomada de decisão sobre a continuidade no avanço no conteúdo da unidade curricular; analisar a consonância do trabalho pedagógico com as finalidades educativas previstas no Projeto Pedagógico do Curso.

A avaliação será registrada pelo professor no diário de classe em valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez). A decisão do resultado final dependerá da análise do conjunto de avaliações e suas ponderações. O resultado da avaliação final do aluno será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez). O resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis).

Ao aluno que comparecer a menos de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária estabelecida no PPC para o componente curricular será atribuído o resultado 0 (zero).

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