Projeto Político Pedagógico

Ver arquivo Público Alvo
“Enraizada na tradição da negociação de produtos alimentícios, iguarias e artigos regionais, como o charque e o couro, pelos Caminhos das Tropas entre as taipas da Coxilha Rica, sob o lombo das mulas, no trajeto até São Paulo, nascida em 22 de novembro de 1766 como a vila de Nossa Senhora das Lajens, e fundada pelo bandeirante Antônio Correia Pinto de Macedo. Lages, este que é o maior município de Santa Catarina em extensão territorial, com seus 2.644 quilômetros quadrados e atuais 158 mil habitantes (conforme estimativa de 2014 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE), berço do turismo rural, esteve rendido à produção e à lucratividade estrondosa gerada
pelo ciclo da madeira a partir da exploração extrativista de reflorestamentos de pinheiro americano (pinus) e matas de pinheiro araucária nas décadas 1960 e 1970. E com o surgimento e aperfeiçoamento da ascensão industrial e tecnológica, novas aptidões econômicas apareceram, e Lages passa a despontar como celeiro multifacetado, incluindo-se a tecnologia e a inovação, sem deixar de lado seu poderio natural da riqueza florestal, pois a espécie pinus se desenvolve extremamente bem em locais frios e úmidos como a Serra Catarinense, e a versátil madeira engenheirada ganha o mercado interno e externo. Geograficamente favorecida por estar centralizada às rodovias federais BR-116 e 282, e localizada ao centro do Sul do Brasil, Lages colhe os frutos de estrategicamente poder escoar seus produtos de diversas vertentes industriais via terrestre, alinhando-se com o restante do país em uma intensidade de atividade rodoviária frenética e incessante, além de usufruir dos meios ferroviário, marítimo e aéreo.
De acordo com o departamento da Diretoria de Fiscalização Tributária da prefeitura de Lages, dados reportam que existem aproximadamente 16.500 mil empresas em atividade em Lages, entre autônomos, Microempreendedores Individuais (MEIs), micro, pequenas, médias e grandes. Deste montante, 599 [empresas] são ligadas à indústria. Conforme dados colhidos junto ao Portal da Indústria/Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), aproximadamente 8.480 postos de trabalho estão ativos nesta atividade econômica, nas áreas de móveis e madeira, celulose e papel, construção civil, metalmecânica, agroalimentício, têxtil e confecção e gráfica.
Lages está entre as cidades de Santa Catarina que mais abriram empresas em 2019. Se comparados apenas dados dos três primeiros meses de 2018 e 2019, o município aparece como um dos maiores crescimentos do Estado. O número de empresas cresceu 28% em Lages.
Em 2017 foram 149 novas empresas; em 2018 181, e em 2019 já são mais de 240. Os dados são da Junta Comercial de Santa Catarina. A indústria se configura como um dos maiores responsáveis.”
[Fonte: https://www.lages.sc.gov.br/noticia-descricao/291]
Como pode-se observar no perfil econômico de Lages apresentado acima, a cidade possui quase 600 empresas vinculadas ao setor industrial, onde encontram-se as demandas por qualificação de profissionais voltados à área de automação industrial.
Até o presente momento, não encontra-se na região a oferta de cursos de especialização em automação industrial por outras instituições de ensino.
Em contato recente com a diretoria do Sindicato das Indústrias do Setor Metal Mecânico e Material Elétrico (SIMMMEL), a qual representa mais de 400 empresas do setor industrial de Lages, foi identificado que, de fato, a qualificação de profissionais na área de automação industrial é uma demanda importante para o crescimento econômico, ganhos de produtividade e competitividade ao setor.
Com relação ao plano de ofertas de cursos do IFSC – Câmpus Lages, esta especialização enquadra-se no itinerário formativo dos cursos ofertados pela área de Processos Industriais, uma vez que esta área já oferta os cursos técnicos de Eletromecânica e de Mecatrônica e curso de graduação em Engenharia Mecânica. Além disso, a referida área conta com um quadro docente com o perfil adequado às necessidades do curso aqui apresentado.
IFSC Campus Lages Baixar Arquivo
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker5-srv1.appdocker5-inst102/05/2024 23:08