Projeto Político Pedagógico

Qualificar profissionais que atuam ou pretendem trabalhar em empreendimentos do setor turístico promovendo o aperfeiçoamento e/ou a reciclagem de técnicas e ferramentas de gestão, com vista a um melhor desempenho dos negócios e, consequentemente, um desenvolvimento socioeconômico mais sustentável da região.

Os egressos do curso irão adquirir conhecimentos referentes a prestação de serviços, marketing, recursos humanos, finanças e sustentabilidade. Desta forma poderão atuar em organizações turísticas como bares, restaurantes, pousadas/hotéis/campings, turismo receptivo, desenvolvendo atividades voltadas à gestão do empreendimento.

Promover a gestão de um empreendimento turístico de forma sustentável, conciliando o desenvolvimento social e ambiental da região. Conhecer e aplicar técnicas e ferramentas relativas à gestão de serviços turísticos, marketing, pessoas e finanças em empreendimentos do setor de turismo.

A elaboração do currículo por competências implica em ações pedagógicas que possibilitem ao aluno de forma solidária a construção do conhecimento. Nesse processo, a construção de novos saberes se dá em espaços em que alunos e professores são sujeitos de uma relação crítica e criadora. Assim, a intervenção pedagógica se dá mediante atividades que privilegiam a relação: aluno-professor e aluno-aluno. O fazer pedagógico se dá através de atividades pedagógicas que privilegiam a experiência vivenciada no ato de aprender. A partir desse princípio serão desenvolvidas aulas dialogadas e expositivas. Para o desenvolvimento das competências do gestor de empreendimentos turísticos serão apresentadas atividades de trocas de práticas profissionais, estudos de casos e contatos com gestores já atuantes na área, por meio de visitas, palestra e debates. Todas as aulas serão complementadas com exercícios e atividades em grupo para a fixação das competências lecionadas. Embora o curso esteja segmentado em unidades curriculares, a gestão organizacional necessita de uma visão holística, interdisciplinar. Isto será concretizada com um trabalho integrado dos docentes envolvidos, de modo que os conhecimentos adquiridos em cada unidade possam complementar e integrar as disciplinas seguintes. O projeto integrador, que será desenvolvido no curso, terá este caráter.

Fabiana de Agapito Kangerski  fabiana.agapito@ifsc.edu.br fone (48) 3254-7330

A avaliação do curso primará pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em um conjunto de ações que permitem recolher dados, visando a análise da constituição das competências por parte do aluno. Suas funções primordiais são:

  • Obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à constituição de competências, visando a tomada de decisões sobre o encaminhamento dos processos aprendizagem do aluno durante o curso;
  • Analisar a coerência do trabalho pedagógico com o perfil do egresso previstas no Projeto do Curso.
  •  Estabelecer previamente, por unidade curricular, critérios que permitam visualizar os avanços e os desafios dos alunos no desenvolvimento das competências. Os critérios servirão de referência para o aluno avaliar sua trajetória e para o professor tomar decisões quanto ao rumo dos processos de ensino e aprendizagem. As avaliações serão compostas por:
  • Exercícios;
  • Estudos de casos;
  • Projetos integradores.
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