Projeto Político Pedagógico

O Cabeleireiro é o profissional do segmento de Beleza, que realiza higienização, tratamento, escovação, cortes em linhas e ângulos, coloração, descoloração, ondulação e desondulação dos cabelos reconhecendo a estrutura do fio para utilizar os produtos e equipamentos adequados às técnicas de embelezamento, considerando as tendências da moda

Responsabilidade, atenção, cortesia, respeito, destreza e flexibilidade para enfrentar situações novas e adversas, são atitudes e valores essenciais para o desenvolvimento de suas funções. Exerce suas atividades em salões de beleza, institutos, clínicas, spas, academias, hotéis, cruzeiros e mídia especializada (TVs, agências, fotografia, desfiles, etc.)


Pode atuar, dentro das competências desenvolvidas, em salões de beleza, institutos, clínicas, spas, academias, hotéis e cruzeiros.

Cortar cabelos com criatividade e cautela, com base no formato do rosto e estrutura dos fios, manuseando os instrumentos e materiais com destreza, tendo em vista o estilo de vida, tipo de rosto, texturas e faixa etária, para compor uma imagem conforme a expectativa do cliente.

Nas competências e habilidades estabelecidas para o curso, observam-se as que são de caráter específico e as que são de caráter generalista, e desta forma, a metodologia deve contemplar maneiras de construção de ambas. A metodologia a ser empregada para a construção das competências será 

orientada pelo conteúdo do curso, agregando as bases tecnológicas estabelecidas. As estratégias pedagógicas desenvolvidas serão realizadas em ambiente de laboratório e de sala de aula, em diferentes situações de aprendizagem, buscando a mobilização de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e afetivas, envolvendo estudos de caso, oficinas, palestras, problematização, seminários, visitas técnicas, entre outros, visando assim a inovação, a criatividade a busca da qualidade para facilitar a aprendizagem, apropriando as metodologias apresentadas numa perspectiva contextualizada e inter temáticas

Assim no procedimento educativo não se admite a exclusão, mas sim a integração de alunos e professores tanto no relacionamento quanto na aquisição de conhecimentos, pois se não houver troca, não há como investigar, criar, questionar e crescer. É através da troca que se tem a dinâmica da produção de uma relação com o conhecimento que se através da invenção e da inovação. As competências e habilidades de caráter específico deverão ser desenvolvidas no decorrer do desenvolvimento do curso

A metodologia deverá estimular a constante busca de informações pelos alunos e os meios de acesso a essas informações deverão ser viabilizados pela Instituição.

Orlando Rogério Campanini (Chefe DEPE)

orlando.campanini@ifsc.edu.br 

(47)3627-4500 


É na concepção de negociação que a avaliação da aprendizagem está inserida, revestindo esse processo avaliativo numa perspectiva de aprendizagem e não somente de mera atividade de testar ou medir elementos

A avaliação por competência encontra-se num contexto holístico, sendo sistemática e contínua na interação em que professor e aluno buscam essa concepção de negociação. 


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