Projeto Político Pedagógico

Portadores de diplom de nível superior devidamente reconhecido e registrado nos órgãos competentes, preferencialmente com formação nas licenciaturas
As avaliações que tentam medir a qualidade do ensino no nosso país (por exemplo, PISA, ENEM, entre outras) apontam para resultados insatisfatórios na
aprendizagem dos alunos. Resultados esses que são ainda mais alarmantes nas áreas de Ciências e de Matemática. Somado a isso, diversos relatórios produzidos pelo MEC indicam um preocupante déficit na formação de professores da educação básica, especialmente nessas duas áreas.
Nesse sentido, com o objetivo de dirimir lacunas na formação de professores e contribuir para que consigamos nos aproximar do índice 6 (seis) do IDEB, meta proposta para 2022, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica vem promovendo ações para a elevação da qualidade das oportunidades formativas dos profissionais de ensino, participantes fundamentais nas mudanças que se fazem necessárias no nosso sistema educacional. Essas ações pressupõem uma forte conexão entre ensino, pesquisa e extensão, que pode ser concretizada por meio de cursos de pós-graduação, seja lato sensu ou stricto sensu.
Levando isso em consideração, o IFSC, Câmpus Araranguá, propõe a oferta do curso de pós-graduação lato sensu em Educação Científica e Matemática para que seja
possível fomentar a formação continuada de professores da região Sul de Santa Catarina, incluindo os egressos do curso de Licenciatura em Física do IFSC, Câmpus
Araranguá. A opção por um curso dessa natureza se deu, especialmente, pela compreensão de que a especialização lato sensu possibilita ao docente o
desenvolvimento de competências para sua atuação profissional. Ao oferecer um curso de pós-graduação na área de Educação Científica e Matemática, pretende-se atuar na formação de professores da área de Ciências da Natureza e de Matemática a fim de que se tornem promotores de mudanças no contexto
educacional. Com um enfoque em temáticas atuais como experimentação, novas tecnologias, Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), entre outras, pretendese promover experiências de ensino inovadoras, através de reflexões e discussões acerca das habilidades e competências a serem desenvolvidas e das possíveis alternativas didáticas envolvidas nesse processo.
Ademais, a oferta do curso proposto tem como intuito oportunizar aos professores a possibilidade de pesquisar a realidade da escola e da prática docente, discutir os
problemas encontrados e propor ações de intervenção relacionadas à reorganização e reestruturação do fazer pedagógico. Acredita-se, portanto, que seja necessária uma formação continuada que vise não apenas à imersão em pesquisas, mas que considere os resultados das pesquisas como possibilidades de provocar inquietações nos docentes, gerando mudanças no ambiente escolar. Afinal, compreende-se que, assim, os professores poderão atuar como multiplicadores dos conhecimentos construídos no curso, o que pode favorecer a formação de grupos de discussão e de pesquisa em seus contextos de atuação.
Para contribuir com a formação continuada de docentes, pretende-se proporcionar também, por meio do curso, uma visão problematizadora, contextualizada e
interdisciplinar, desenvolvendo uma compreensão ampla dos contextos nos quais os participantes estão inseridos. Assim, eles vivenciarão metodologias de ensino que
consideram os aspectos históricos, filosóficos, culturais e cognitivos necessários à criação de um saber próprio e ao entendimento das aplicações do conhecimento.
Frente ao exposto, considera-se necessária a implementação do curso de pósgraduação lato sensu em Educação Científica e Matemática.
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