Projeto Político Pedagógico

Professores e técnicos ligados à educação básica, com diploma de graduação,que estejam preferencialmente atuando em unidades de ensino.
curso de Especialização em Pesquisa e Prática Pedagógica tem como principal finalidade contribuir para a formação continuada de professores do ensino básico das redes de ensino do município de Gaspar e seu entorno,tendo como norteadores: (1) o trabalho com a pesquisa aplicada à/na educação; (2) o atendimento às peculiaridades socio educacionais da microrregião em que Gaspar se insere; (3) a promoção de uma educação humanística, científica e tecnológica e (4) o fomento à qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, Meta7 do PNE. Eixo norteador importante para orientar este curso de especialização é o trabalho com a pesquisa de natureza aplicada.Segundo Fleury e Werlang (2017), a pesquisa aplicada pode ser definida como um conjunto de atividades nas quais conhecimentos previamente adquiridos são utilizados para coletar, selecionar e processar fatos e dados, a fim de se obter e confirmar resultados, gerando, assim, impacto para determinado grupo de interesse. No campo da educação, é aquela que tem por objetivo gerar conhecimentos para aplicação prática e dirigidos à solução de problemas específicos, em um dado contexto. Em relação às tendências tecnológicas na área da educação, ressalta-se a importância dada à formação do professor pesquisador nos documentos norteadores de ensino em nível de país e de estado – Parâmetros Curriculares Nacionais e Proposta Curricular de Santa Catarina. Especificamente neste último documento (SANTA CATARINA, 1998),ao se falar sobre a formação continuada de professores, ressalta-se a importância de que o professor, nesse processo, tenha acesso às pesquisas aplicadas em encontros regulares, com acompanhamento e coordenação, que permitam o contato constante com oque está sendo discutido e feito. A Proposta Curricular de Gaspar também realça, ao falar da educação infantil e do ensino fundamental, a importância de o professor assumir “o papel de pesquisador e mediador do processo de aprendizagem buscando leituras e metodologias diversas, envolvendo os componentes curriculares de maneira interdisciplinar” (GASPAR, 2012, p. 88). Nesse contexto, pensando a pesquisa e a prática pedagógica, Santoro (2009)aponta a pertinência de se trabalhar com a pesquisa-ação, a qual toma como“[…] pesquisa eminentemente pedagógica, dentro da perspectiva de ser o exercício pedagógico, configurado éticos que visualizam a contínua formação e emancipação de todos os sujeitos da prática” (SANTORO, 2009, p. s/p). É esse conceito de pesquisa-ação e de pesquisa como prática pedagógica que norteiam este Projeto Pedagógico de Curso e, a nosso ver, justificam sua oferta. Objetivo Geral Propiciar espaços para a construção de conhecimentos e habilidades aos professores da educação básica, com foco na utilização da pesquisa como prática pedagógica.Objetivos Específicos a) Promover o reconhecimento da pesquisa como parte da prática pedagógica nos diferentes níveis e modalidades de ensino; b)Estimular a construção contínua da prática pedagógica a partir da reflexão sobre o trabalho e a experiência docente; c)Propiciar a articulação de conhecimentos teóricos e práticos na formação do docente como agente transformador do contexto sócio educacional e cultural em que atua; d)Oportunizar o desenvolvimento de pesquisas de natureza aplicada ao contexto educacional; e) Compreender e exercitar a escrita científica como relato de práticas docentes e caminho para construção e difusão de conhecimentos pedagógicos.
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