Projeto Político Pedagógico

Ver Projeto Pedagógico do Curso.

Ver Projeto Pedagógico do Curso.

Desenvolver habilidades e competências específicas para atuação em sala de aula, na unidade curricular de Língua Portuguesa.

O curso de formação continuada em questão será realizado em modalidade a distancia, o que não
exime a necessidade de encontros presenciais. O curso será dividido em primeiro e segundo módulo. O
primeiro módulo refere-se ao Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem - AVEA - na qual serão dadas as
instruções de uso das ferramentas que compõem o ambiente virtual. O primeiro módulo será totalmente
presencial, com carga horária de 04 h.
No segundo módulo serão trabalhados as novas metodologias para o ensino de Língua
Portuguesa, por meio de encontros presenciais e a distancia . Os encontros presenciais acontecerão
mensalmente, no Câmpus Criciúma, e servem para informação coletiva, realização de avaliações, bem
como para encaminhamentos e discussões das atividades e avaliações que também serão realizadas no
ambiente virtual. O acompanhamento das atividades, bem como o atendimento de dúvidas que surgirem
no decorrer do curso, ocorrerão de forma constante, através do ambiente virtual moodle.
As atividades presenciais serão realizadas em comum acordo com o demandante (secretarias de
educação) para que o curso seja mais efetivo quanto a participação dos docentes. Tal parceria acontecerá
mediante a aprovação do Curso pelo CEPE.
As atividades desenvolvidas buscarão instigar a curiosidade e a criatividade dos participantes
visando à transposição das mesmas para o seu cotidiano no ensino. Serão realizadas interações síncronas
e assíncronas a fim de promover um diálogo constante entre estudantes e corpo docente. Pretende-se
utilizar os seguintes recursos e estratégias didáticas:
• Fóruns de Dúvidas, Fóruns de Notícias e de Discussão de conteúdos;
• Mensagens individuais e coletivas pela ferramenta “Participantes” do AVEA Moodle, entre outras
ferramentas de interação.
• Mídia interativa digital: textos, animações e outros objetos de aprendizagem selecionados pela equipe
docente, para tratar dos temas de forma lúdica e interativa;
• Atividades de aprendizagem como tarefas, leituras complementares e outras, mediadas pela equipe
docente.
Os estudantes no AVEA terão acesso aos seguintes documentos: Plano de Ensino com orientações
detalhadas sobre o desenvolvimento da Unidade Curricular; Cronograma, com a distribuição das atividades
ao longo do curso de oferta.

Geóvio Kroth
ensino.criciuma@ifsc.edu.br

Os instrumentos de avaliação serão diversificados e deverão constar de trabalhos de pesquisa individual e coletiva, resoluções de exercícios, planejamento e execução de experimentos ou projetos, relatórios referentes aos trabalhos e visitas técnicas, bem como de autoavaliação descritiva.
No registro das avaliações, os professores atribuirão uma nota para o desempenho de cada aluno, de acordo com Regimento Didático Pedagógico.
A avaliação final será realizada pelo consenso do corpo docente, devendo o resultado ser expresso, individualmente, da seguinte forma:
• O aluno será considerado Apto no curso se:
– sua frequência for igual ou superior a 75% nas aulas;
– obtiver nota de aprovação nas atividades didáticas.
• O aluno será considerado Não Apto no curso se :
– sua frequência for inferior a 75% nas aulas;
– obtiver nota não satisfatória nas atividades didáticas, mesmo com frequência igual ou superior a 75%.
A recuperação de estudos deverá compreender a realização de novas atividades didáticas no decorrer do curso que possam promover a aprendizagem paralela e contínua, tendo em vista o desenvolvimento das competências, conforme a Organização Didático-Pedagógica do Câmpus Criciúma.

Baixar Arquivo
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker3-srv2.appdocker3-inst208/05/2024 00:30