Projeto Político Pedagógico

Executa a aplicação de procedimentos de logística, com ênfase na distribuição de materiais e produtos, bem como na gestão dos veículos envolvidos neste processo. Colabora na execução segura e eficiente das operações logísticas.

O/a egresso/a do curso pode atuar na gestão dos veículos de empresas de pequeno e médio porte, dentro da área de logística, em todas as áreas econômicas.

1. Atuar de forma pró-ativa na gestão de frotas;

2. Aplicar técnicas de controle para gestão de frotas;

3. Analisar indicadores de desempenho relativas a operação eficiente de frotas;

4. Avaliar custos envolvidos no processo de distribuição de materiais e produtos.

5. Identificar os riscos para saúde e segurança nas operações com frotas.

A metodologia de desenvolvimento pedagógico deste curso tem em vista a ampliação de conhecimento profissional, composta pelo conhecimento de técnicas específicas da área de atuação, levando em consideração princípios e valores (ética profissional, responsabilidade social e ambiental, cidadania, qualidade de vida, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, leitura e interpretação de informações técnicas).

Para tanto serão realizadas atividades contextualizadas e de experiência prática ao longo do processo de formação. As atividades práticas que integram o projeto pedagógico têm como intuito contribuir para que a relação entre teoria e prática esteja presente em todo o percurso formativo. São momentos estratégicos em que o estudante constrói conhecimentos e experiências por meio de atividades que buscam reproduzir ou simular situações reais e contextualizadas na vida profissional.

A metodologia de ensino empregada para ministrar os conteúdos e atividades programáticas estará em sincronia com o contexto do mundo do trabalho, perfil de formação profissional desejado. Os conteúdos, atividades, orientações, formas e horários de atendimento e ainda outros recursos que forem pedagogicamente pertinentes, serão organizados de acordo com o plano de ensino previsto para a unidade curricular em questão e disponibilizados por meio do SIGAA.

Dentre os procedimentos didático-metodológicos básicos propostos destacam-se as aulas expositivas dialogadas, a exposição de vídeos, os exercícios individuais e em grupos, os seminários e estudos de caso, as simulações, os trabalhos de pesquisa, as avaliações de aprendizagem, entre outros.

Chefe DEPE:

Daiana Schmidt, daiana.schmidt@ifsc.edu.br, depe.slo@ifsc.edu.br (49) 3344-8495

 

Nome do(s) responsável(is) pelo PPC e contatos:

Alex Restelli, alex.restelli@ifsc.edu.br (49)3344-8495

Daiane de Fatima Wagner Kunzler, daiane.wagner@ifsc.edu.br (49) 3344-8495

Luiz Alberto Vicari, luiz.vicari@ifsc.edu.br (49) 3344-8495.

Serão seguidas as orientações dispostas no Regulamento Didático Pedagógico (RDP), aprovado pela Resolução CONSUP n° 20, de 25 de junho de 2018. Conforme o art. 35 do RDP, a avaliação da aprendizagem terá como parâmetros os princípios do PPI e o perfil de conclusão do curso definido no PPC.

A avaliação dos aspectos qualitativos compreende o diagnóstico, a orientação e a reorientação do processo de ensino e aprendizagem visando à construção dos conhecimentos. A avaliação ocorrerá de forma processual e contínua, avaliando organização, iniciativa, precisão técnica dos resultados, assiduidade, participação e criatividade, observados a partir das atividades de aprendizagem propostas e observação do aluno. Estas podem incluir resolução de exercícios, execução de experimentos e práticas, e atividades avaliativas, com ou sem consulta.

Os registros das avaliações serão feitos através de nota no diário de classe. Em consonância com o art. 41 do RDP o resultado da avaliação final será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez). O resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis) com frequência igual ou superior a 75%.

A recuperação das notas será oportunizada ao estudante que não atingir o conceito mínimo na UC, configurando-se na revisita das atividades pedagógicas, tendo em vista o desenvolvimento das competências. O registro da unidade curricular será realizado pelo professor no diário de classe e a decisão do resultado final, pelo professor, dependerá da análise do conjunto de avaliações e suas ponderações.

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