Projeto Político Pedagógico

Auxilia na análise e solução dos problemas de processo e qualidade. Aplica ferramentas da qualidade para a melhoria da produtividade e satisfação dos clientes.

O egresso do curso pode atuar na melhoria dos produtos, serviços e processos de organizações de qualquer setor da economia.

1. Compreender os conceitos e aplicações da qualidade e do controle de qualidade;
2. Aplicar as ferramentas da qualidade;
3. Identificar não conformidades em produtos, serviços e processos;
4. Analisar as possíveis causas das não conformidades e propor ações corretivas e preventivas;
5. Colaborar na busca da melhoria da qualidade, produtividade e satisfação dos clientes.
6. Avaliar e priorizar estratégias de melhoria da qualidade.

A metodologia de desenvolvimento pedagógico deste curso tem em vista a ampliação de conhecimento profissional, composta pelo conhecimento de técnicas específicas da área de atuação, levando  em consideração princípios e valores (ética profissional, responsabilidade social e ambiental, cidadania, qualidade de vida, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, leitura e interpretação de informações técnicas).

Para tanto serão realizadas atividades contextualizadas e de experiência prática ao longo do processo
de formação. As atividades práticas que integram o projeto pedagógico têm como intuito contribuir para que
a relação entre teoria e prática estejam presentes em todo o percurso formativo. São momentos estratégicos
em que o estudante constrói conhecimentos e experiências por meio de atividades que buscam reproduzir ou
simular situações reais e contextualizadas na vida profissional.

A metodologia de ensino empregada para ministrar os conteúdos e atividades programáticas estará
em sincronia com o contexto do mundo do trabalho, perfil de formação profissional desejado. Os conteúdos,
atividades, orientações, formas e horários de atendimento e ainda outros recursos que forem
pedagogicamente pertinentes, serão organizados de acordo com o plano de ensino previsto para a unidade
curricular em questão e disponibilizados por meio do SIGAA.

Dentre os procedimentos didático-metodológicos básicos propostos destacam-se as aulas
expositivas dialogadas, a exposição de vídeos, os exercícios individuais e em grupos, os seminários e estudos
de caso, as simulações, os trabalhos de pesquisa, as avaliações de aprendizagem, entre outros.

Chefe DEPE:
Daiana Schmidt, daiana.schmidt@ifsc.edu.br, depe.slo@ifsc.edu.br (49)3344-8495

Nome do(s) responsável(is) pelo PPC e contatos:
Alex Restelli, alex.restelli@ifsc.edu.br (49)3344-8495
Daiane de Fatima Wagner Kunzler, daiane.wagner@ifsc.edu.br (49) 3344-8495
Luiz Alberto Vicari, luiz.vicari@ifsc.edu.br (49) 3344-8495.

Serão seguidas as orientações dispostas no Regulamento Didático Pedagógico (RDP), aprovado pela
Resolução CONSUP n° 20, de 25 de junho de 2018. Conforme o art. 35 do RDP, a avaliação da aprendizagem
terá como parâmetros os princípios do PPI e o perfil de conclusão do curso definido no PPC.
A avaliação dos aspectos qualitativos compreende o diagnóstico, a orientação e a reorientação do
processo de ensino e aprendizagem visando à construção dos conhecimentos.
A avaliação ocorrerá de forma processual e contínua, avaliando organização, iniciativa, precisão
técnica dos resultados, assiduidade, participação e criatividade, observados a partir das atividades de
aprendizagem propostas e observação do estudante. Estas podem incluir resolução de exercícios, execução
de experimentos e práticas, e atividades avaliativas, com ou sem consulta.
Os registros das avaliações serão feitos através de nota no diário de classe. Em consonância com o
art. 41 do RDP o resultado da avaliação final será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez). O
resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis) com frequência igual ou superior a
75%.
A recuperação das notas será oportunizada ao estudante que não atingir o conceito mínimo na UC,
configurando-se na revisita das atividades pedagógicas, tendo em vista o desenvolvimento das competências.
O registro da unidade curricular será realizado pelo professor no diário de classe e a decisão do resultado
final, pelo professor, dependerá da análise do conjunto de avaliações e suas ponderações.

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