Projeto Político Pedagógico

A egressa do curso FIC em Formação Continuada em Cidadania, Alfabetização E Letramento deve demonstrar competências e habilidades que a tornam apta a compreender a leitura e a escrita em situações de uso cotidiano, conhecer os processos de codificação e de decodificação grafofonêmicos e numéricos necessários à vida diária e buscar soluções cotidianas para seu dia-a-dia, partindo de reflexões acerca do seu direito à educação e identidade.

Qualquer atuação no mundo do trabalho que exija a competência do letramento.

Possibilitar o acesso à leitura e à escrita em situações de uso cotidiano. Compreender as letras e os números, bem como os processos de codificação e de decodificação grafofonêmicos e numéricos necessários à vida diária. Despertar para a necessidade de sua (re)inserção no sistema educacional, contribuindo para uma discussão mais aprofundada sobre direito à educação e identidade.

Aulas presenciais e à distância, através do desenvolvimento de atividades que favoreçam a construção da base alfabética de escrita e matemática, relacionadas a atividades de construção de sentido de textos diversos. Atividades de leitura e de contação de histórias. Produção de textos de gêneros diversos, inseridos nos princípios do sistema alfabético. Produção de atividades matemáticas, inseridas no sistema aritmético. Para tanto, serão utilizadas situações didáticas de reflexão sobre os usos e funções sociais da leitura, da escrita e da matemática, a partir de situações do cotidiano das alunas do curso, tais como a esfera doméstica (rotina de administração do lar, cuidados com os filhos, trato das finanças e do consumo; observação de calendários, embalagens, correspondências, livros etc); a esfera do trabalho (ler e escrever no local de trabalho, consultar e preencher fichas, catálogos, participar de reuniões etc); o lazer (bilhetes de entradas de eventos, cartazes etc.); a participação cidadã (tirar documentos, acessar benefícios sociais, de associações, ler/ouvir informativos, assistir telejornais etc); e a educação (ler e escrever em atividades propostas nas escolas, etc). As atividades a distância serão realizadas com suporte de Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA).

Chefe DEPE:
Prof. Lucas Schmidt
E-mail: lucas.schmidt@ifsc.edu.br
Telefone: (48) 3301-9100

Nome do(s) responsável(is) pelo PPC e contatos:
Prof. Cláudia Terra do Nascimento Paz
E-mail: claudia.paz@ifsc.edu.br
Telefone: (48) 3301-9100

Conforme - REGULAMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO – RDP – 11/2014
Art. 11. § 1o Cada aluno deverá avaliar cada componente curricular, bem como aspectos gerais de seu curso naquela etapa, ao final do período letivo, cujo resultado deverá orientar o planejamento do período seguinte
Art. 41. O resultado da avaliação final será registrado por valores inteiros de 0 (zero) a 10 (dez).
§ 1o O resultado mínimo para aprovação em um componente curricular é 6 (seis).
§ 2o Ao aluno que comparecer a menos de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária estabelecida no PPC para o componente curricular será atribuído o resultado 0 (zero).
§ 3o O registro de cada componente curricular será realizado pelo professor no diário de classe na forma de valores inteiros de 1 (um) a 10 (dez).
Tratando-se de um curso de formação continuada no modelo híbrido, especialmente dedicado a mulheres em vulnerabilidade social, a avaliação será realizada a partir de atividades colaborativas e da construção mútua de construção de conhecimento, a partir dos objetivos do componente curricular. Para tanto, a verificação do rendimento escolar será feita, ao final do curso, por meio de atividade avaliativa presencial. As atividades avaliativas possuem peso 10,0 (dez). Havendo mais de uma atividade será efetuada a média aritmética simples. Será considerado aprovado o cursante que obtiver nota mínima 6,0 (seis).

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