Projeto Político Pedagógico

Executam, de forma inovadora através do uso de tecnologias digitais, serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos.

Trabalha nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas, sobretudo, dado o foco deste curso, em escritórios ou setores de empresas em que se realizam atividades contábeis, realizando as atividades que compõem o perfil profissional do egresso e não são exclusivas de profissionais com curso superior da área de Contabilidade.

Operar programas e equipamentos necessários ao funcionamento do escritório; • Estruturar e organizar arquivos e documentos internos, bem como receber documentos externos e executar seu processamento quando no uso de suas atribuições na empresa; • Cuidar do envio e do recebimento de correspondências físicas e eletrônicas, bem como manter contato com clientes; • Preencher formulários, planilhas e outros documentos digitais; • Elaborar agendas de atividades internas e externas; • Redigir e digitar documentos variados; • Participar de forma colaborativa e propositiva em reuniões de diversos setores, quando solicitado, utilizando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso; • Relacionar-se com clientes, visitantes e fornecedores; • Realizar serviços de apoio ao setor financeiro e ao setor de gestão de pessoas; • Relacionar-se de forma ética, propositiva e colaborativa com colegas de trabalho e clientes.

O curso contempla um total de 180 horas das quais 120 horas são realizadas a distância e 60 horas presenciais. O desenvolvimento do curso é organizado em dois blocos de Unidades Curriculares conforme descrito a seguir: • Bloco 1: este bloco possui carga horária de 120 horas, sendo 104 horas a distância e 16 horas presenciais. A carga horária é distribuída ao longo de 10 semanas resultando em 12 horas semanais. Neste bloco serão oferecidas as seguintes Unidades Curriculares: Introdução à Matemática Financeira aplicada à contabilidade e Contabilidade e Finanças; • Bloco 2: este bloco possui carga horária de 60 horas, sendo 16 horas a distância e 44 horas presenciais. A carga horária é distribuída ao longo de 7 meses resultando em uma interação semanal síncrona de 2 horas. As disciplinas que serão ofertadas neste bloco são: Informática aplicada à área contábil e Relação interpessoal, trabalho em equipe e comunicação no mundo do trabalho. O curso envolverá pelo menos uma atividade síncrona por semana com abordagem teórico-prática, proporcionando a realização de rotinas típicas do mundo do trabalho e a reflexão sobre elas. Ainda, o curso tem a preocupação de que o diálogo com o mundo do trabalho se acentue ao longo do período de estágio supervisionado não obrigatório caso este seja realizado pelo aluno. Todas as unidades curriculares terão como foco interações que se dão na realidade dos espaços de trabalho, sob uma ótica interdisciplinar, direcionada à formação integral do cidadão. É possível que o estudante seja um profissional que já atue na área, situação em que o estágio não se justifica, mas em que, igualmente, as reflexões propostas serão viáveis e ainda mais efetivas.

Ana Elisa Ferreira Schmidt depe.itj@ifsc.edu.br ana.schmidt@ifsc.edu.br (47) 3390-1240 Ana Paula Kuczmynda da Silveira ana.paula@ifsc.edu.br (47) 3318-3705 Bárbara Silvana Sabino barbara.sabino@ifsc.edu.br (47) 3318-3700 Daniela Sbizera Justo depe.gas@ifsc.edu.br daniela.sbizera@ifsc.edu.br (47) 3318-3701 Edmundo Pozes da Silva edmundo.pozes@ifsc.edu.br (47) 3318-3700

A avaliação terá caráter formativo e contínuo, com foco na realização de atividades que se afinam a rotinas e práticas do mundo do trabalho e permitam o desenvolvimento e a autonomia do discente de forma contínua e efetiva, resultando em informações sistematizadas e disponibilizadas aos estudantes, e adoção de mecanismos que garantam a melhoria da aprendizagem em função das avaliações realizadas. A organização das avaliações seguirá as especificidades descritas no item 25, sendo possível a realização de uma variedade de atividades, como: provas realizadas em meio digital ou suporte impresso, rodas de conversa, apresentação oral, resposta a questionário, utilização de recursos de “gamificação”, elaboração de mapas conceituais, frequência a fóruns, entrega de atividades dissertativas, apresentação de relatórios e avaliação de atividades realizadas em ambiente profissional. Ao final do curso, para a atribuição das notas finais, haverá a realização de conselho de classe conforme previsto no Art. 42 do RDP, envolvendo equipe pedagógica, a presença dos professores das unidades curriculares e os professores orientadores de estágio.

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