Projeto Político Pedagógico

O egresso do curso FIC em Metodologias ativas: reflexão e implementação em sala de aula é um
sujeito ativo na mediação do processo do ensino e da aprendizagem, reflete criticamente sobre o contexto
em que atua e suas práticas pedagógicas, as quais se efetivam ancoradas numa perspectiva sociocultural
que compreende a complexidade da construção do conhecimento e a necessidade do diálogo entre
estudantes, professores e sociedade para que essa construção se efetive de maneira significativa.

Espaços de educação formal e não formal vinculados às particularidades do ensino fundamental e
médio.

O egresso do curso deve ser capaz de:
1. Refletir criticamente sobre a sociedade e suas demandas em diálogo com os espaços escolares,
propondo atividades que sejam capazes de propiciar aos estudantes o desenvolvimento de
competências práticas para a resolução de problemas e desafios que façam sentido em seu
processo de construção de conhecimento e na sociedade;
2. Analisar continuamente o contexto em que atua, observando as singularidades dos estudantes e
agindo com intencionalidades nas práticas que medeia;
3. Utilizar metodologias ativas para mediação de práticas escolares, nas quais os estudantes possam
assumir protagonismo e autoria;
4. Atuar como multiplicador no campo da mediação pedagógica, auxiliando colegas a pensarem e
repensarem suas práticas e estratégias de trabalho;

5. Fazer uso de recursos tecnológicos variados para o planejamento e efetivação do trabalho nos

espaços escolares.

Este curso está organizado de forma a atender aos anseios dos professores no sentido do trabalho com
uma metodologia teórico-prática, que privilegie a abordagem de questões reais do universo da educação;
bem como o desenvolvimento de atividades, sequências didáticas e planejamentos que possam
compreender o contexto da sala de aula.
Dessa maneira, na Unidade Curricular Metodologias ativas: reflexões basilares, serão abordados conceitos
fundantes no trabalho com metodologias ativas, a partir de aulas expositivas-dialogadas, debates, rodas de
conversa e roteiros de estudo guiados.
Já na Unidade Curricular Metodologias ativas: implementação em sala de aula, o objetivo é promover o
aprofundamento em metodologias ativas específicas, bem como levar os estudantes ao desenvolvimento de
materiais didáticos e sequências didáticas que possam efetivamente ser utilizadas em sala de aula. Para
tanto, os grupos de professores serão orientados pelos professores em atuação na Unidade Curricular, que
atuarão de forma articulada, de acordo com a área do conhecimento em que atuam.
Dessa maneira, haverá quatro professores orientadores, que se dedicarão a orientações no campos das
Linguagens, Matemática, Ciência da natureza e Ciências humanas.
As sequência e materiais didáticos desenvolvidos deverão ser validados em sala de aula e depois
compartilhados com o grupo por meio de seminário.
Na Unidade Curricular Metodologias ativas: implementação em sala de aula, serão oferecidas quatro
oficinas, cada uma delas abordando uma metodologia-ativa específica. O estudante deverá realizar pelo
menos uma oficina; porém poderá realizar as quatro oficinas se desejar, uma vez que serão oferecidas em
horários não coincidentes.

Ana Paula Kuczmynda da Silveira, ana.paula@ifsc.edu.br, (47) 3318-3705
Vanessa Oechsler, vanessa.oechsler@ifsc.edu.br, (47) 3318-3701

A avaliação da aprendizagem ocorrerá de forma contínua e com objetivo formativo, buscando compreender
o processo de construção de conhecimentos de cada estudante.
A avaliação envolverá a análise das discussões efetivadas em sala de aula, bem como a postagem de
atividades no ambiente virtual de aprendizagem (AVEA), conforme plano de ensino apresentado aos estudantes pelos professores. O trabalho final do curso será a elaboração de uma sequência didática que será validada em sala de aula e, posteriormente, trará subsídios para a autoavaliação do estudante e do processo de ensino e aprendizagem como um todo. A sequência didática e a reflexão sobre a sua aplicação em sala de aula serão analisadas pelos professores e publicadas em um e-book ao final do curso.

Baixar Arquivo
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker2-srv1.appdocker2-inst121/05/2024 06:35