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UBIRATAN RAMOS
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SISTEMA COMPACTO DE INSPEÇÃO VISUAL BASEADO EM COMPONENTES FPGA
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Orientador : MAURICIO EDGAR STIVANELLO
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Data: 20/12/2018
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A concorrência global tem levado as indústrias a testar e certificar toda sua produção, diferentemente de um passado não tão distante, quando a qualificação de um lote produtivo era feita por amostragem. Em função disso, sistemas de visão computacional têm sido largamente empregados em processos da indústria manufatureira ou de transformação na detecção de defeitos e em tantas outras caracterizações, com o propósito de analisar a qualidade em 100% da produção. Com o aumento da demanda por velocidade de processamento, uma vez que a necessidade de uma análise computacional mais abrangente se faz necessária, a consideração de se utilizar algoritmos não mais desenvolvidos em software, mas agora implementados em hardware, se torna imperativa. No presente trabalho é discutida e avaliada a viabilidade de integração de módulos baseados em componentes FPGA para a obtenção de um sistema de processamento de imagens digitais em tempo real. Uma solução composta por módulos de hardware e software onde são implementados algoritmos de análise de imagens é proposta. Os resultados obtidos na inspeção de peças reais em aplicações clássicas de inspeção encontrados na indústria demonstram a efetividade da solução proposta. Todos os nomes de componentes, equipamentos, ferramentas de software, fabricantes e empresas mencionados neste trabalho são marcas registradas de seus respectivos proprietários e, como tal, protegidas na forma da lei.
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CARLOS FILIPE GONCALVES DOS SANTOS
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DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO AUTOMATIZADO PARA COLETA E ARMAZENAMENTO DE AMOSTRAS DE ÁGUA DO MAR
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Orientador : VALDIR NOLL
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Data: 11/12/2018
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Esta dissertação descreve o desenvolvimento de um protótipo mecatrônico que faz a coleta e acondicionamento de água do mar, de maneira automatizada, permitindo posterior análise de suas propriedades físico-químicas. O dispositivo é composto de uma bomba hidráulica que retira água do mar, um sistema de enchimento de tubos de envase automatizado para a coleta e armazenamento da água e uma IHM. Para o acondicionamento das amostras, utilizou-se um carrossel giratório contendo 12 tubos, que devem ser posicionados corretamente antes de serem enchidos. Foram utilizados sensores para detectar o nível de água do tubo e o posicionamento do carrossel para abastecimento da amostra. Foi implementada uma Interface Humano-Máquina de fácil utilização, via rede, que possibilite ao usuário o controle de parâmetros de amostragem e acesso a informações essenciais.
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ADAGIR SAGGIN
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DESENVOLVIMENTO DE ATUADOR HIDROPNEUMÁTICO PARA USO COMO FIXADOR DE PEÇAS EM MÁQUINAS AUTOMÁTICAS
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Orientador : NELSO GAUZE BONACORSO
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Data: 10/12/2018
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O sucesso das operações automáticas de fabricação como furar, cortar, fresar, prensar e soldar depende de um eficaz sistema de fixação e posicionamento das peças. Para essas funções, há diferentes tecnologias de atuadores como a elétrica, a pneumática, a hidráulica e, ainda, a híbrida que são concorrentes entre si na fase de seleção dos componentes. Geralmente, os atuadores híbridos levam vantagem na relação custo/benefício por agregar as boas características de mais de um tipo de tecnologia. Nesse contexto, o presente trabalho trata do desenvolvimento de um atuador híbrido para operar como dispositivo de fixação de peças em máquinas automáticas. Para isso, uma morsa hidropneumática foi construída e testada em laboratório. Suas principais características são: amplificação de pressão de 7:1, curso máximo de 100 mm, capacidade de aperto nos mordentes de até 10,12 kN para uma pressão pneumática nominal de 7 bar, massa de 26,62 kg e dimensões máximas de 420 x 144 x 118 mm. A seguir, foi definido o diagrama de comando pneumático de acordo com a NR12 para o correto acionamento da morsa nas diferentes situações: avanço com baixa e alta pressão hidráulica, retorno e parada. Na sequência foi desenvolvido, tanto o circuito elétrico, quanto o programa de CLP para o acionamento não simultâneo dos solenoides da eletroválvula de centro fechado. Por fim, foi construída uma bancada de ensaios com sensores e instrumentos para a aquisição de dados referentes ao comportamento estático e dinâmico da morsa em pressão pneumática nominal. O ensaio estático mostrou uma redução de pressão hidráulica com comportamento exponencial e inferior a 6% para um período superior a duas horas após a interrupção das energias, elétrica e pneumática, na eletroválvula de centro fechado. No ensaio dinâmico de avanço, o mordente móvel da morsa levou 0,84 s para percorrer o curso máximo desde o acionamento do interruptor de avanço e mais 1,20 s para aplicar força de aperto máxima. No ensaio de retorno, o mordente móvel da morsa levou 0,48 s para reduzir a força de aperto desde o acionamento do interruptor de retorno e mais 1,08 s para percorrer o curso máximo.
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SABINO MONDARDO JUNIOR
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DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE CONTROLE PARA OTIMIZAÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SISTEMAS DE BOMBEIO DE DERIVADOS DE PETRÓLEO.
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Orientador : CYNTHIA BEATRIZ SCHEFFER
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Data: 30/11/2018
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O controle de vazão de um sistema de bombeio pode ser feito através de várias técnicas. A mais usual é através de válvula de controle de vazão à jusante das bombas, porém este arranjo gera muito desperdício de energia. A indústria é o maior consumidor de energia elétrica no mundo e sabe-se que as máquinas motrizes representam uma parcela significativa deste consumo. A motivação para o presente estudo é a oportunidade de melhoria da eficiência energética em sistemas de bombeio na indústria de derivados de petróleo, especificamente nos terminais de armazenamento e distribuição, pois as características de sazonalidade da carga são propícias à aplicação de técnicas de eficiência energética. O objetivo principal deste trabalho é o desenvolvimento de sistemas de controle e automação para o acionamento de um sistema de bombeio de modo controlado. Dois métodos de controle foram desenvolvidos, um controlado por pressão na descarga da bomba e o outro controlado por vazão. Para tanto, foram realizadas modelagens de plantas e calculados controladores capazes de ajustar o ponto de operação da bomba em função da demanda, possibilitando assim a diminuição do consumo de energia elétrica, gerando resultados financeiros positivos e auxiliando na conservação dos equipamentos envolvidos. Foram realizadas simulações computacionais e posteriormente os parâmetros calculados foram implementados ao controlador da planta real. Após a implantação das técnicas estudadas, foi possível observar ótimos resultados. Ao realizar-se medições criteriosas da potência consumida, o acionamento controlado do sistema de bombeio proporcionou uma significativa redução no consumo de energia elétrica, chegando a índices em torno de 38% de economia quando comparado ao acionamento não controlado. A análise econômica indicou a viabilidade para implantação dos sistemas de controle estudados, pois o custo de implantação é rapidamente retornado. Além dos benefícios diretos, houve um ganho indireto no âmbito da conservação dos equipamentos envolvidos, o qual foi demonstrado através da técnica de análise de vibração e estudo da energia destrutiva no sistema.
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DANIEL FILIPE TOMELIN
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DESENVOLVIMENTO DE UM PROCESSO PARA A CENTRALIZAÇÃO E FIXAÇÃO DE COMPONENTES UTILIZADOS NA FABRICAÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS DE INDUÇÃO
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Orientador : AURELIO DA COSTA SABINO NETTO
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Data: 23/11/2018
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Devido à competividade e a concorrência do mercado atual, as empresas sempre estão com necessidade de eliminar as perdas durante o processo e diminuir os custos na geração do produto. Atualmente tem-se no processo de fabricação dos motores de indução, uma etapa, de fixação das tampas traseira e dianteira, e a centralização do estator e rotor do motor. Este processo é executado em duas etapas: primeiro a tampa é prensada em uma máquina e depois é transferida para outra máquina, onde são fixados os rebites. Neste processo, devido à troca de postos de trabalho e fragilidade em que o processo atua, não é possível garantir a conformidade dimensional da distância do rotor com estator, chamado de entreferro, que dificulta a montagem dos motores desta linha de produção. Neste trabalho foi desenvolvido um protótipo de máquina com a finalidade de modificar o processo de centralização do estator e rotor, e fixação das tampas do motor. Como existem muitas variáveis no processo de injeção, a solução proposta foi retirar a exigência de precisão existente no projeto da tampa injetada em alumínio e atribuir esta precisão para o protótipo da máquina, que tem a finalidade de centralizar o rotor e estator sem depender unicamente das dimensões da tampa injetada. Além disso, foi necessário realizar o processo de montagem das duas tampas em uma única operação, tendo assim maior produtividade, maior confiabilidade e precisão para o processo. Foram realizadas pesquisas buscando soluções para a fixação de motores de indução sendo o conceito de pinos injetados adotado na solução escolhida. Foram desenvolvidos dois protótipos de moldes para a validação do conceito adotado. O primeiro foi montado em injetora horizontal com canais frios e o segundo em injetora vertical com canais quentes. Os testes comprovaram o ganho de qualidade e eficiência do novo processo em relação ao atual. O aperfeiçoamento do processo e a maior precisão da medida do entreferro do motor, poderá permitir a redução da distância do entreferro e a minimização de componentes, usados no motor, devido aos ganhos de eficiência e rendimento mecânico.
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EDILSON HIPOLITO DA SILVA
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MEDIDOR DE TURBIDEZ DA ÁGUA POR MEIO DE PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS
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Orientador : VALDIR NOLL
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Data: 05/10/2018
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A qualidade da água é uma das grandes preocupações da atualidade, tendo em vista que esse é um recurso natural limitado e vital para a existência da vida. Uma característica que determina a qualidade da água é o nível de turbidez, que está relacionada a quantidade de material em suspensão existente na água. Atualmente, turbidímetros são instrumentos de bancada, utilizados em laboratórios, para a medição das amostras de água. Porém muitas vezes tal medição não é realizada de forma contínua e/ou constantes devido as dificuldades de locomoção até o ponto de coleta, o que pode gerar demora nas tomadas de decisão. Visando melhorar a medição, este projeto se propõe desenvolver um sensor de turbidez de água do mar por processamento digital de imagens, tal que permita medir, de forma contínua e com maior frequência uma amostra da água. Foi desenvolvido um protótipo capaz de medir a turbidez da água por meio da análise de imagens, obtidas por uma câmera digital. A amostra é coletada e armazenada em uma cuba de vidro, iluminados por luz branca. Inicialmente calibrou-se o sistema para encontrar a curva de resposta para diversos níveis de turbidez, para, em seguida, proceder com a medição. Foram desenvolvidos testes utilizando amostras de água do mar os quais comprovaram o funcionamento do sistema proposto, cujos resultados se mostraram satisfatórios para valores de turbidez menores que 100 NTU.
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ANDERSON AUGUSTO HEINZ
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AVALIAÇÃO DO USO DE UM REGISTRADOR DIGITAL DE PERTURBAÇÃO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO DE FONTES CHAVEADAS
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Orientador : CYNTHIA BEATRIZ SCHEFFER
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Data: 28/09/2018
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Testes funcionais de fontes chaveadas costumam ser uma tarefa complexa que envolve bastante experiência do engenheiro, muitos equipamentos e várias horas de trabalho. Tal fato é influenciado pela falta de equipamentos dedicados a essa finalidade. Existem algumas soluções capazes de auxiliar neste processo através da combinação de equipamentos de uso genérico com software de controle e análise. Salienta-se que esse tipo de solução é cara e inviável para empresas com baixo volume de produção de fontes. Neste cenário, surge o presente trabalho que objetiva apresentar uma solução na qual um registrador digital de perturbações, modelo DR60 da linha de produtos Reason da empresa General Electric, foi modificado para que pudesse realizar a aquisição de dados de forma automática. Tal modificação utiliza os canais de tensão e corrente para medição da entrada e saída da fonte sob teste, bem como emprega o uso das saídas digitais para controle dos estágios de acionamento da carga e energização da fonte. A implementação da lógica de controle e acionamento dos circuitos presentes no hardware do DR60 foi feita através do desenvolvimento de um programa que é executado diretamente no equipamento. A sequência de eventos descrita no programa foi pensada de modo a provocar todas as condições de funcionamento necessárias para execução dos testes. A grande vantagem da solução desenvolvida é possibilitar ao engenheiro a visualização de todas as formas de onda de tensão e corrente necessárias para obtenção dos resultados de cada teste. Neste ponto, uma planilha de cálculo foi elaborada especificamente para auxiliar na análise dos dados e na geração do relatório do teste. Para a validação do protótipo e da planilha de cálculo, duas fontes chaveadas foram testadas seguindo a nova metodologia de testes em comparação com a atual. Os resultados obtidos com o protótipo foram considerados satisfatórios e coerentes com os resultados obtidos pelo método atual de teste. Além disso, o tempo de testes foi reduzido de 16 para 2 horas – uma redução de quase 90%. Considerando os resultados e comparações com o método atual de testes, pode-se afirmar que o DR60 modificado é uma ferramenta eficiente de desenvolvimento de fontes chaveadas.
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GEORGE HENRY WOJCIKIEWICZ
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MÓDULO DE CONTROLE DO SUPERAQUECIMENTO PARA SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO POR COMPRESSÃO DE VAPOR
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Orientador : MARCELO VANDRESEN
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Data: 11/09/2018
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A economia de energia, o lançamento de fluidos refrigerantes na atmosfera e a redução dos resíduos sólidos provenientes do descarte de equipamentos de refrigeração são preocupações que devem estar presentes na execução das atividades dos profissionais do ramo da refrigeração. Neste trabalho é apresentado o desenvolvimento de um módulo de controle para equipamentos que utilizam o ciclo de refrigeração por compressão a vapor e tem como dispositivo de medição os tubos capilares. Esse módulo atua baseado no superaquecimento do ciclo de refrigeração, mantendo-o constante e possibilitando um rendimento elevado. Os experimentos realizados comprovaram que, com o módulo, o equipamento apresenta um funcionamento com menor consumo de energia elétrica para uma mesma capacidade frigorífica, podendo, com isto, ser instalado nos equipamentos, renovando-os e evitando trocas desnecessárias. A economia gerada pela sua utilização foi suficiente para o retorno do investimento e consequente redução dos custos de operação. No projeto e na concepção do módulo foram utilizados elementos de mecânica, o depósito e as válvulas; de elétrica, as bobinas solenoides; de eletrônica, os microcontroladores e os sensores de temperatura; e de programação, o sistema embarcado. Dessa maneira, a mecatrônica faz a integração de vários campos do conhecimento para apresentar a solução de um problema apresentado.
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MAYNE FRANCIELI GONCALVES
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INTEGRAÇÃO DE UM SISTEMA DE VISÃO A UM ROBÔ MANIPULADOR PARA CARACTERIZAÇÃO DE FORMAS TRIDIMENSIONAIS
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Orientador : MAURICIO EDGAR STIVANELLO
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Data: 10/08/2018
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A robótica e os sistemas de visão computacional vêm conquistando espaço no aprimoramento de novas tecnologias. Este cenário faz com que a integração entre essas duas áreas seja explorada. Neste contexto, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de caracterização da forma tridimensional de peças a serem soldadas, integrado a um braço robótico e empregando tecnologias abertas. Para tal, foi realizado o estudo da técnica de triangulação laser e de trabalhos correlatos. Para realizar a integração do sistema de visão computacional com um braço robótico foi desenvolvido um projeto que contempla a área mecânica, eletroeletrônica e de software. Os resultados foram avaliados e comparados a um sistema comercial. Os resultados apresentados caracterizam a forma tridimensional de peças, bem como possibilitam a extração das coordenadas que compõe a junta de soldagem. Os resultados obtidos demonstram a efetividade da utilização de tecnologias abertas para a aplicação de visão de máquina. Bem como, a eficácia de integração da arquitetura proposta acoplada a um braço robótico.
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DEIWIS LELLIS HOSS
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IMPLANTAÇÃO DE CONTROLE DE VELOCIDADE EM TÚNEL DE VENTO MOVIDO Á MOTOR DE COMBUSTÃO PARA TESTES DE TURBINAS EÓLICAS
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Orientador : ANDRE ROBERTO DE SOUSA
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Data: 29/06/2018
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O presente projeto consiste na instrumentação e no desenvolvimento de um sistema de supervisão e controle da velocidade do vento do túnel de vento para ensaios de turbinas eólicas que foi construído no IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) campus Chapecó. O túnel de vento possui uma hélice de 2700 mm de diâmetro (Multi-Wing), um motor veicular a combustão, um duto de 2780 mm de diâmetro e 4000 mm de comprimento. O túnel proporciona a geração de ventos com velocidade de aproximadamente 15 m/s a uma distância de mais de 4 m da hélice com a mesma girando a uma velocidade de 450 RPM. Antes da implantação deste projeto o túnel operava de forma manual e sem controle de velocidade. Este trabalho consiste no desenvolvimento de um sistema de controle e supervisão que é capaz de realizar a medição e supervisão automatizada das variáveis medidas, e controlar a velocidade do vento gerado pelo túnel em valores especificados nos ensaios. Para isto foi necessário instrumentar o túnel com sensores e criar interfaces com o computador e desenvolver programas de supervisão e controle.
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EVERTON CARLOS ANDRZEJEWSKI
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Projeto de Máquina Automática para a Brasagem e Teste de Relés
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Orientador : CYNTHIA BEATRIZ SCHEFFER
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Data: 29/06/2018
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Esta dissertação tem como objetivo principal desenvolver o projeto de um equipamento automático para a brasagem e teste de relés da empresa objeto de estudo. O desenvolvimento do projeto foi realizado em duas etapas. Na primeira fase, os equipamentos da linha de montagem foram adequados aos quesitos de segurança, barreiras ópticas, barreiras físicas, entre outros á na segunda fase foram desenvolvidas as melhorias nos equipamentos sugeridas nesta dissertação como a priorização e aprovação do projeto e investimento, definição do conceito, detalhamento e elaboração do trajeto passo dos atuadores bem como a lógica de programação incluída no CLP. O produto final resultado deste desenvolvimento é composto por uma esteira de alimentação, duas estações de brasagem por resistência e uma estação de teste. A máquina é capaz de realizar os processos de fabricação de forma autônoma, através do processamento da lógica de programação desenvolvidas no decorrer deste projeto e inseridas no CLP, ao qual garante o correto funcionamento dos periféricos. Os resultados alcançados com a implantação desta proposta não se resumem apenas no ganho financeiro estimado em 565.121,00 R$ ano com retorno sobre o capital investido avaliado em 0,87 ano Em qualidade foi possível reduzir em torno de 60% o índice de falhas de brasagem ainda que na fase teste do equipamento. Porém o ganho mais importante foi o da garantia de integridade física dos operadores com a eliminação do risco de esmagamento e queimadura no processo de brasagem.
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NATHIELLE WALDRIGUES BRANCO
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IMPLANTAÇÃO DA AUTOMAÇÃO EM UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTE PARA A INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA
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Orientador : FRANCISCO EDSON NOGUEIRA DE MELO
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Data: 26/06/2018
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Este trabalho descreve a automatização de uma estação de tratamento de efluente em uma indústria do ramo alimentício, incluindo todo o estudo que foi aplicado para que o projeto se tornasse viável. Na revisão de literatura foram abordados temas como o tratamento de efluente na indústria alimentícia, os diferentes tipos de tratamento que o efluente pode receber e suas etapas, especificações e divisões. Neste trabalho também são relatadas as tecnologias que estão presentes no processo, tais como controlador lógico programável, tipos de linguagem de programação e sistemas de supervisório. São também discutidos os processos industriais que compõem este tratamento, como, por exemplo, controle de nível, temperatura, oxigênio e pH. Por fim, serão abordadas as legislações que regem este assunto, decretos, leis vigentes, os órgãos responsáveis. No desenvolvimento do sistema, o trabalho foi dividido em três principais etapas: projeto informacional, conceitual e preliminar. No projeto informacional foram analisadas primeiramente as etapas do tratamento, avaliando as condições para a instalação e a automação do projeto. No projeto conceitual foram determinados componentes da estrutura do projeto, como soluções para o controle de nível, temperatura, oxigênio e pH. Nesta etapa foram ainda definidas a identificação das legendas, comandos de ligar e desligar motores e bombas e o desenvolvimento de uma programação. Foi realizado um estudo de viabilidade do projeto de acordo com as multas que uma empresa pode receber caso não esteja dentro das leis. Foi realizado uma análise das vantagens de automatizar uma estação de tratamento, gerando como resultado um projeto possível de execução.
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VALTER BLAUTH JUNIOR
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ESTUDO PARA CONFORMIDADE DA ÁREA DE PRENSAGEM DE PRENSAS EXCÊNTRICAS DE GRANDE PORTE À NR-12
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Orientador : AURELIO DA COSTA SABINO NETTO
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Data: 12/06/2018
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Nas últimas décadas, com o crescimento econômico aumentou a preocupação com a segurança dos trabalhadores. A segurança no trabalho tornou-se um fator relevante para o ambiente produtivo, nesse contexto, o ministério do trabalho vem atualizando a norma relativa à segurança de máquinas e equipamentos, a NR-12, tornando-a mais rigorosa, definindo obrigações, referencias técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores, estabelecendo ainda requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças relacionados ao trabalho. O presente trabalho mostra a conformidade da zona de prensagem de uma prensa excêntrica mecânica com freio e embreagem e com força nominal de 400 toneladas à Norma Regulamentadora NR-12 – Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, apresentando os diversos dispositivos de segurança e proteção de prensas excêntricas exigidos pela NR-12. O estudo foi desenvolvido com a revisão bibliográfica acerca do tema, análise do projeto eletroeletrônico e mecânico da prensa, seus dispositivos de segurança e proteção, verificação dos certificados dos dispositivos e ensaio para determinação da distância de segurança para o uso de cortinas de luz na zona de prensagem.
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FABIO VICTOR SCHREIBER
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SISTEMA DE MEDIÇÃO SEM FIO DE CONSUMO DE ÁGUA DO EMPREENDIMENTO SAPIENS PARQUE UTILIZANDO PROTOCOLO MQTT
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Orientador : ROBERTO ALEXANDRE DIAS
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Data: 08/06/2018
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Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um sistema de comunicação sem fio para medição do consumo de água no empreendimento Sapiens Parque, empregando protocolo MQTT. Para tanto foram realizadas pesquisas acerca do tema que envolvia medição remota de serviços públicos tais como, água, energia e gás e sobre os conceitos e utilização de tecnologias da Internet das Coisas. Foi realizado ainda um estudo detalhado sobre o protocolo MQTT demonstrando o funcionamento do modelo publisher/subscriber, formas de publicações de mensagens e os níveis de qualidade de serviços (QoS), identificado recomendações importantes acerca da escolha e definição dos tópicos, da utilização de caracteres coringas e a forma de interação com os brokers MQTT. Além disso, no decorrer do trabalho apresenta-se o módulo de desenvolvimento CC1200DK da Texas Instruments, hardware compatível com as normas europeias que utiliza e opera com o protocolo WM-Bus. Mostra-se também que este módulo de desenvolvimento pode operar no território brasileiro, pois atende as normas regulamentadoras da ANATEL, agência que regula a utilização das faixas de rádio frequência. Por se tratar de medição de consumo de água, foi realizada uma revisão sobre os métodos e tecnologias existentes para medição de líquidos. Sobre comunicação, apresenta-se uma pequena descrição sobre o protocolo WM-Bus e uma breve revisão sobre a comunicação por rádio frequência, sua origem e regulamentação. E por fim a proposta de solução com a descrição sobre o funcionamento dos códigos, suas características, testes com o protótipo de medição desenvolvido e os resultados alcançados, os quais demonstram que a utilização de um sistema de comunicação sem fio empregando protocolo MQTT em ambientes semelhantes ao Sapiens Parque é viável tecnicamente dentro do contexto de redução do tempo de leitura, agilidade de acesso as informações e na flexibilidade para conexão de diversos tipos de equipamentos diferentes, visto que a tecnologia utilizada não é proprietária.
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BRUNO DE BORBA
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SERVIÇO DE DESCOBERTA PARA O PROTOCOLO MQTT EM UM SISTEMA DE MONITORAMENTO DE GRUPOS MOTOR-GERADOR BASEADO EM INTERNET DAS COISAS
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Orientador : ROBERTO ALEXANDRE DIAS
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Data: 08/06/2018
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Sistemas de monitoramento de condição projetados para grandes plantas de energia são muito caros para serem aplicados em ativos de menor valor, como é o caso dos GMGs (Grupos Motor-Gerador). Para viabilizar o monitoramento on-line destes ativos de menor custo é preciso que o hardware possua um valor reduzido, o que implica em limitações de capacidade de processamento e comunicação. O conceito de Internet das Coisas (IoT - Internet of Things) e o uso de protocolos de comunicação como o MQTT (Message Queuing Telemetry Transport) são ideais para lidar com tais limitações, sendo uma alternativa coerente e que torna viável economicamente o monitoramento em ativos de geração de menor custo. Este trabalho propõe um Serviço de Descoberta para o protocolo MQTT e a utilização deste serviço na disponibilização dos dados coletados em um sistema de monitoramento de condição baseado em Internet das Coisas para Grupos Motor-Gerador usando o protocolo Modbus RTU (Remote Terminal Unit) sobre um barramento serial RS-485. Um protótipo do sistema proposto foi construído para testes, validações e comparações com sistemas existentes no mercado. O Serviço de Descoberta foi desenvolvido sobre o payload (carga útil) do protocolo MQTT de forma a não modificar a especificação do protocolo, permitindo o uso do serviço com aplicativos MQTT já existentes. Foi possível, por exemplo, montar representações gráficas de forma automática através dos dados disponibilizados pelo serviço proposto. Os resultados são de grande valor para a AQTech, para o setor elétrico, para os donos/usuários de grupos motor-gerador e para a sociedade. Como resultado econômico destaca-se o benefício para a AQTech, possibilitando a aplicação dos conceitos desenvolvidos em soluções de monitoramento, e benefício para o setor elétrico e para os donos/usuários de grupos motor-gerador, pois visa aumentar a disponibilidade e a vida útil dos ativos de geração. No contexto social contribui para um melhor aproveitamento de recursos, para redução da indisponibilidade da energia elétrica e para a geração distribuída em horário de ponta.
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MICHELA CORREA LIMACO
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SISTEMA PARA CONTROLE DE ACESSO A AMBIENTES BASEADO EM IDENTIFICAÇÃO BIOMÉTRICA MULTIMODAL
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Orientador : MAURICIO EDGAR STIVANELLO
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Data: 11/05/2018
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De acordo com o Índice de Progresso Social (IPS) de 2014 o Brasil é o 11º país mais inseguro do mundo. A violência é o principal fator que fez o desempenho nacional cair nesse indicador. De acordo com o Mapa da Violência 2014 – elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), temos uma taxa de 29 homicídios para cada 100 mil habitantes. Como medida de contenção desses números, a procura por equipamentos e soluções em segurança tem crescido em média 20% ao ano. Segundo a ABESE (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança) o setor de segurança eletrônica movimentou R$ 5.7 bilhões em 2016. As tecnologias existentes que utilizam senhas ou cartões magnéticos na identificação de pessoas para controle de acesso não são mais consideradas totalmente confiáveis. Senhas podem ser roubadas e compartilhadas, e os cartões, por sua vez podem ser clonados. Nesse âmbito, os sistemas biométricos têm sido cada vez mais utilizados como forma de alcançar um alto nível de confiabilidade para as soluções que requerem verificação de identidade. Entretanto, para criação de um sistema de segurança biométrico com menor percentual de falhas faz-se necessária a combinação de mais de um meio de verificação biométrico. Nesse sentido, é proposto o desenvolvimento de um sistema de concessão de acessos a locais físicos que utiliza como chave as características biométricas digital e facial combinadas.
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WAGNER CHIODI
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Estudo e Desenvolvimento de um Sistema de Supervisão e Operação Remota para Bombas de Calor Empregados em Transportes Refrigerados
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Orientador : ADRIANO REGIS
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Data: 16/04/2018
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O texto desenvolvido refere-se a um sistema de monitoramento e operação remota para bombas de calor empregadas no transporte refrigerado. Traz em seu conteúdo uma abordagem inicial sobre o segmento logístico, objetivando retratar o cenário atual frente aos modais praticados, veículos e bombas de calor empregadas. Dificuldades encontradas em preservar a cadeia do frio, promover a segurança alimentar e a eficiência alimentar, vivenciadas pelos elos constituintes (embarcadores, transportadores seguradoras e órgãos fiscalizadores). Direciona-se a atender uma necessidade pontual de um dos elos mais fracos da cadeia do frio, o transporte frigorificado, dirigindo esforços a responder uma carência regional de empresas frigorificas e transportadoras quanto a rastreabilidade de perecíveis em transito bem como a continuidade de parâmetros fabris mantendo a qualidade da mercadoria embarcada. Buscou-se o desenvolvimento de uma solução fragmentada em hardware, firmware e software concebidas através de técnicas de benchmarking sob circuitos eletrônicos embarcados nas máquinas destinada ao acondicionamento de perecíveis, que integrada visam promover uma conexão direta com o microprocessador/controlador da bomba de calor imprimindo a rastreabilidade do perecível em transito, resguardo parâmetros fabris, promovendo a prática de uma logística 4.0 através do uso do princípio de internet das coisas (IoT).
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