Notícias

Banca de DEFESA: LEANDRO REGIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEANDRO REGIS
DATA: 10/07/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Cerfead
TÍTULO:

A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO HISTÓRIA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANES DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFSC-CÂMPUS GASPAR


PALAVRAS-CHAVES:

ENSINO INTEGRAL; ENSINO DE HISTÓRIA; PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL


PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

O trabalho visa refletir acerca de como o ensino de História pode, embasado nas concepções de Ensino
Médio Integrado e de Consciência Histórica, fomentar o debate nos cursos técnicos integrados do IFSC, Câmpus
Gaspar, acerca do preconceito étnico-racial e da sua necessária superação. Além disso, objetiva também: a) abordar
o Ensino Médio Integrado como proposta para fomentar uma formação integral dos educandos; b) esboçar uma
reflexão crítica a respeito dos problemas à concepção de formação humana no Ensino Médio advindos da
contrarreforma fundamentada na Lei 13.415/2017; c) pensar a História enquanto conhecimento fundamentado e
necessário à formação humana dos sujeitos; d) Refletir de que forma o ensino de História, por meio de debates
relacionados a problemas étnico-raciais, pode proporcionar aos discentes o desenvolvimento da consciência histórica
acerca de sua atuação enquanto sujeitos históricos capazes de atuarem para a transformação social; e) propor um
produto educacional - uma sequência didática - que estimule a formação integral e a consciência histórica dos
discentes com relação a problemas étnico-raciais impregnados em nossa sociedade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1445800 - ADRIANO LARENTES DA SILVA
Interno - 1822198 - MARIA DOS ANJOS LOPES VIELLA
Externo ao Programa - 2045249 - RENATA WALESKA DE SOUSA PIMENTA
Notícia cadastrada em: 28/05/2019 15:17
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker4-srv1.appdocker4-inst117/05/2024 06:56