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Banca de DEFESA: ALESSANDRA BERNARDES BENDER

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALESSANDRA BERNARDES BENDER
DATA: 31/10/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Cerfead
TÍTULO:

INTEGRAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO GERAL E FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMO BASE DO COMPONENTE CURRICULAR DE INGLÊS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA ARTICULADA AO ENSINO MÉDIO: IMPLEMENTAÇÃO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação profissional técnica. Institutos Federais. Abordagem de ensino-aprendizagem de inglês.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente pesquisa se insere na linha Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica
(EPT), que trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular. A EPT abrange os
cursos de formação inicial e continuada, os cursos técnicos de nível médio e os cursos superiores de graduação e
pós-graduação. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) pode ser desenvolvida de duas maneiras:
na forma articulada ao Ensino Médio ou na forma subsequente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o
Ensino Médio. A pesquisa em questão tem como foco investigativo a forma articulada integrada ao Ensino Médio,
mais especificamente, o componente curricular de inglês nesse contexto. O educando de um Curso Técnico Integrado
ao Ensino Médio deve ter contemplada a sua formação geral, visto que a etapa da Educação Básica em que se
encontra é o Ensino Médio, e a sua formação profissional, visto ter optado por um curso técnico simultaneamente.
Entretanto, com relação ao componente curricular de inglês na EPTNM, no escasso número de pesquisas dessa
área, relata-se que, na grande proporção dos casos, ocorre um dos seguintes extremos: ênfase em conteúdos gerais
ou ênfase em conteúdos profissionalizantes. Visando contribuir para a transformação dessa realidade, o presente
projeto de pesquisa busca integrar, por meio do trabalho como princípio educativo, as formações e os conteúdos,
dentro de uma abordagem de ensino crítico da língua estrangeira inglês. O referencial teórico privilegia Pinto
(2005), Allain, Wollinger e Moraes (2017), Pennycook (1999), Cox e Assis-Peterson (2001) e Jarbas
(2008). O produto educacional que se pretende desenvolver é uma unidade didática para o componente curricular
de inglês em um Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, no Instituto Federal do Paraná. Os
instrumentos para a coleta de dados envolverão a leitura e análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e do
Quadro Europeu Comum de Referência para o Ensino de Línguas (QECR) para a identificação das competências
linguísticas necessárias para qualificar a intervenção social dos participantes. Agrega-se à leitura e análise desses
documentos, a elaboração e aplicação de um questionário aos participantes, que será previamente pilotado com uma
turma de educandos do mesmo curso da turma-alvo. A partir das respostas do questionário, da análise do PPC e
de conceitos-chave da EPT, assim como da leitura do QECR, será elaborada e implementada a unidade didática
pretendida. Durante a fase de implementação, serão feitas gravações das aulas, registros em diários de bordo pela
professora-pesquisadora e avaliações que os participantes farão das atividades de aprendizagem aula a aula. Com
relação à análise dos dados, esses serão lidos, categorizados e interpretados à luz da teoria revisada para o
estudo. Acredita-se que a triangulação dos dados provenientes dos diferentes participantes (professora e alunos) e
das diferentes fontes, comparados à teoria, possam validar os resultados do presente estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - KARIM SIEBENEICHER BRITO - UNESPAR
Presidente - 1425237 - MARIMAR DA SILVA
Interno - 1445118 - OLIVIER ALLAIN
Notícia cadastrada em: 28/05/2019 15:29
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