Notícias

Banca de DEFESA: ELAINE CRISTINA PAMPLONA SEIFFERT

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELAINE CRISTINA PAMPLONA SEIFFERT
DATA: 29/08/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Cerfead
TÍTULO:

Quebrando barreiras: experiências educacionais inclusivas compartilhadas


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Inclusiva; Experiências educacionais inclusivas; Estudantes com deficiência.


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente trabalho tem como tema a inclusão de estudantes com deficiência nas aulas realizadas por
professores da rede municipal de Florianópolis e do Instituto Federal de Santa Catarina. O questionamento que norteia
esta pesquisa é o seguinte: Quais são as experiências educacionais inclusivas que estão sendo desenvolvidas pelos
professores para atender a este estudante presente nas escolas da rede pública municipal de Florianópolis e do
Instituto Federal de Santa Catarina? Embora nosso foco seja a inclusão de estudantes com deficiência nas aulas
dessas duas instituições, compartilhamos do entendimento de inclusão apresentado pelos autores que nos dão subsídio
para esta pesquisa, ou seja, consideramos prática educacional inclusiva aquela que permite o acesso ao processo de
ensino/aprendizagem, bem como, aquisição de conhecimento a todos os estudantes que dela participam, portanto, não
deixa ninguém de fora. Uma prática educacional inclusiva também ocorre quando promove entre todos os que dela
participam: colaboração, participação democrática, empatia, ética nas relações, solidariedade, proatividade, respeito à
diversidade, cuidado com as pessoas e com o ambiente, sustentabilidade, confiança e cidadania. A Educação traz na
sua essência a democracia, pois deve ser para todos, só assim teremos uma sociedade igualitária que respeita os
direitos de cada cidadão. A ação pedagógica planejada e aplicada em sala de aula pelo professor para ser inclusiva
deve estar aliada a um olhar atento a todos os estudantes, sua bagagem de conhecimento, suas crenças, suas
significações de mundo, suas limitações e capacidades. Dessa perspectiva, a deficiência é mais uma diferença entre
tantas outras que compões as individualidades dos seres humanos. Atualmente, apesar dos avanços nas leis para o
acesso das pessoas com deficiência no sistema regular de ensino, as mesmas, por si só, não garantem que a
Educação Inclusiva aconteça na prática. No ambiente escolar, bem como, na sociedade os estudantes com deficiência
encontram barreiras sociais que dificultam ou impedem seu acesso aos bens comuns que os demais colegas têm
oportunidade de usufruir. Destacam-se na escola as barreiras arquitetônicas, atitudinais, comunicacionais e
pedagógicas. A proposta aqui apresentada visa identificar estratégias para a inclusão desenvolvidas por professores da
rede municipal de Florianópolis e dos Cursos do Instituto Federal de Santa Catarina. Essas estratégias inclusivas
deverão ficar disponíveis através de um repositório de acesso ao professor. Este repositório, produto educacional desta
pesquisa, será deixado para a sociedade de modo permanente para que professores possam a qualquer tempo fazer
uso, compartilhando, buscando ou conhecendo experiências de colegas que podem ser aplicadas ou adaptadas à sua
realidade, ao seu contexto de sala de aula, tornando seu trabalho docente capaz de atingir a todos os seus alunos.
Assim, agrega experiências educacionais inclusivas que podem trazer resultados transformadores para todos os
envolvidos. Apesar dos desafios, a presença do estudante com deficiência dá ao professor a possibilidade de crescer
enquanto educador e conhecer novos modelos de aprendizagem. Então o professor ensina o que aprende e ao
mesmo tempo aprende o que ensina, conforme destaca Paulo Freire em sua Pedagogia da Autonomia (FREIRE,
1996). 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1913271 - DOUGLAS PAULESKY JULIANI
Interno - 1822198 - MARIA DOS ANJOS LOPES VIELLA
Externo ao Programa - 1293599 - SABRINA BLEICHER
Notícia cadastrada em: 28/05/2019 15:36
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker3-srv2.appdocker3-inst217/05/2024 08:40