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Banca de DEFESA: THARIN LAPOLLI FIORENZANO DA SILVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THARIN LAPOLLI FIORENZANO DA SILVEIRA
DATA: 31/10/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Cerfead
TÍTULO:

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS SUBSEQUENTES DO CAMPUS FLORIANÓPOLIS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA - IFSC A RESPEITO DOS DIREITOS HUMANOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Cursos Técnicos Profissionais Subsequentes. Educação em Direitos Humanos. Formação integral.


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O projeto de pesquisa, desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional
e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT), área de Ensino, insere-se na sua linha de pesquisa 2: Práticas
Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
O tema relaciona Direitos Humanos, Educação em Direitos Humanos e Educação Profissional Tecnológica
Subsequente na perspectiva de Formação Integral, que considera o ser humano em todas as suas dimensões, e não
apenas para atender aos próprios interesses materialistas ou àqueles exploratórios do modo de produção capitalista.
Acrescento que a Instituição pesquisada recentemente aderiu ao Pacto Nacional Universitário pela Promoção do
Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos junto ao Governo Federal.
Para tanto, faz-se um aprofundamento teórico por meio de pesquisa bibliográfica e documental a respeito dos
assuntos do tema e, ainda, dos sujeitos da pesquisa, em sua grande maioria jovens adultos/as, que passam por
uma fase de transição em suas vidas e estão inseridos em um contexto econômico e social que os fragiliza ainda
mais. Em seguida, será aplicado questionário para verificar as percepções desses sujeitos sobre Direitos Humanos e
em que medida estes se encontram ou não contemplados em sua formação no recorte aludido. Alguns/algumas de
seus/suas professores/as também serão questionados/as para uma melhor contextualização. Os sujeitos da pesquisa,
mais especificamente, são aqueles do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Campus
Florianópolis. Serão analisados 12 cursos dos 13 subsequentes da Instituição em questão, visto que um deles é a
distância, o que dificulta o contato com os/as discentes. Serão considerados os/as alunos/as acima de 18 anos e
das penúltimas etapas de cada curso. Com o material produzido até esse momento, irá se direcionar melhor o
Produto Educacional a ser desenvolvido aos sujeitos da pesquisa.
O Produto Educacional é uma Intervenção a ser feita em três etapas. A primeira é uma etapa cognitiva, de
apresentação do conteúdo. A segunda, é uma etapa emocional, sensibilizadora, para despertar a empatia nos sujeitos.
E a terceira e última, é uma etapa de ação, em que os sujeitos terão espaço e serão provocados a trazer ideias e
estimulados a exercer a cidadania. Espera-se, assim, que esses sujeitos, que muitas vezes se encontram divididos
entre formação para atender suas necessidades financeiras urgentes e uma formação integral continuada, possam ter a
solução desse dilema por meio de elementos que lhes tragam a oportunidade de serem formados omnilateralmente, no
mesmo curso em que se formam para exercício de uma profissão. Desse modo, poderão compreender que são
sujeitos de Direitos e responsabilidades, e ter mais ferramentas para alterar sua própria vida e o contexto social em
que se inserem, que se encontra com valores éticos enfraquecidos, e com diversas mazelas decorrentes do modo de
produção capitalista exploratório. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1445800 - ADRIANO LARENTES DA SILVA
Externo à Instituição - CLÓVIS GORCZEVSKI - UNISC
Presidente - 2928820 - ELIANE JURASKI CAMILLO
Notícia cadastrada em: 28/05/2019 16:19
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