Notícias

Banca de DEFESA: LUCIANE DA COSTA CAMPOLIN

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANE DA COSTA CAMPOLIN
DATA: 31/10/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Cerfead
TÍTULO:

A avaliação da aprendizagem na Educação profissional: a percepção dos trabalhadores-estudantes dos cursos técnicos subsequentes do IFSC- Câmpus Caçador


PALAVRAS-CHAVES:

Educação profissional, avaliação da aprendizagem, formação docente


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A avaliação da aprendizagem é um dos grandes problemas do desenvolvimento do processo pedagógico nos diversos níveis e modalidades de ensino, exigindo reflexões sobre a importância de se discutir as práticas avaliativas, para que possamos ressignificá-las, tendo em vista o desenvolvimento profissional dos aprendizes. É comum se perceber as dificuldades tanto de docentes quanto de discentes em relação ao tema. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo central discutir a avaliação da aprendizagem na Educação Profissional, através do desenvolvimento
de um trabalho de investigação e intervenção, que envolva os trabalhadores-estudantes e os docentes dos cursos técnicos subsequentes do IFSC – Campus Caçador. Tem-se como direcionamento de investigação as seguintes questões: como avaliar na Educação Profissional e Tecnológica, considerando que nela o ensino e a aprendizagem devem estar centrados no desenvolvimento de competências para a formação dos indivíduos para o mundo do trabalho; o que se avalia na Educação Profissional; que procedimentos avaliativos podem ser adotados para verificar
se realmente está havendo a aquisição dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao perfil profissional proposto para a curso; qual o significado que os docentes e discentes atribuem à avaliação; que instrumentos e critérios de avaliação são propostos pelos docentes. Toma-se como base de estudo as ideias de Demo, Depresbiteris, Freire, Luckesi, Hadji, Hoffmann, Moretto, Perrenoud, Ronca, Vasconcelos, barato, entre outros. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, a qual assumirá a forma de pesquisa-ação, tendo em vista que a partir de uma
situação-problema buscaremos soluções práticas e pensadas coletivamente. Nesse sentido, além da investigação aplicaremos um produto educacional como forma de intervenção. Esse produto trata-se de um minicurso de formação para os docentes vinculados aos cursos técnicos subsequentes do IFSC – Caçador. A carga horária será distribuída em três encontros de duas horas, com a seguinte temática: a avaliação da aprendizagem como uma prática formativa: tipos de avaliação; ressignificando a avaliação da aprendizagem no ensino por competência; instrumentos e
critérios avaliativos: possibilidades na Educação Profissional. Para a coleta de dados, serão consultados, por meio de questionários, aproximadamente 25 trabalhadores-estudantes do curso técnico em Administração (Subsequente) e por meio de entrevista semiestruturada, 10 docentes vinculados a este curso. Espera-se com o presente estudo, apresentar algumas reflexões à cerca da temática, bem como uma proposta de intervenção que possa auxiliar os docentes na melhoria de sua prática, compreendendo a avaliação da aprendizagem como um processo e não um fim.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2987344 - GISLENE MIOTTO CATOLINO RAYMUNDO
Interno - 1445118 - OLIVIER ALLAIN
Externo ao Programa - 1497353 - PATRICIA FRANGELLI BUGALLO LOPES
Notícia cadastrada em: 03/07/2019 11:56
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker3-srv2.appdocker3-inst217/05/2024 05:51