Banca de DEFESA: JOSIANE AMARAL GOIS REIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSIANE AMARAL GOIS REIS
DATA: 31/10/2019
LOCAL: Cerfead

UM ESTUDO SOBRE O PANORAMA ATUAL DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE SANTA CATARINA ENQUANTO OFERTANTES DE FORMAÇÃO DOCENTE: LIMITES E POSSIBILIDADES

Ensino. Institutos Federais. Formação docente.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

A presente dissertação de mestrado, denominada: Um estudo sobre o panorama atual dos Institutos Federais de Santa Catarina enquanto ofertantes de formação docente: limites e possibilidades, realizou um estudo sobre o panorama atual dos Institutos Federais de Santa Catarina enquanto ofertantes de formação docente, investigando seus limites e possibilidades no tocante à oferta de cursos de formação inicial e continuada para professores(as). Para isso, realizei um levantamento de dados dos censos internos dos Institutos Federais em Santa Catarina (IFC e IFSC) com intuito de investigar se as instituições estavam atingindo a meta de 20% estabelecida na Lei federal n°11.892/2008, que discorre sobre os Institutos Federais enquanto ofertantes de formação docente. Considerando que os censos internos dos anos de 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018 apontaram para o não alcance da meta de 20% estabelecida na lei citada anteriormente, essa dissertação investigou os condicionantes para atendimento integral desta meta. Além de consulta às legislações educacionais, a presente dissertação dialogou com literaturas produzidas sobre a importância da formação continuada para a ressignificação dos conhecimentos por parte dos(as) docentes e das temáticas educacionais. Neste sentido, a pesquisa é do tipo exploratória, bibliográfica, documental e comparativa. Sua abordagem é predominantemente qualitativa. Como instrumento de produção de dados, apliquei um questionário com docentes da educação básica, gestores(as) e docentes dos dois Institutos federais (IFC e IFSC) que atuam com formação de professores(as) a fim de verificar quais os limites e possibilidades para o alcance da meta de 20% estabelecida na Lei 11.892 para a oferta de formação docente. O tratamento dos dados resultantes do questionário se basearam na análise dos discursos e conteúdos produzidos que tiveram nesse ínterim, o intuito de buscar respostas frente aos desafios que levam os IFs ao não alcance da meta percentual estabelecida na legislação, que por sua vez, legitima a oferta de formação docente por meio de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ofertada pelo IFSC e Curso de Qualificação Profissional (CQP) ofertada pelo IFC, bem como cursos de pós-graduação lato e stricto sensu, ofertados por ambas as instituições.

Presidente - 2928820 - ELIANE JURASKI CAMILLO
Externo ao Programa - 2080707 - MARCIA EUNICE LOBO
Externo à Instituição - SOLANGE APARECIDA DE OLIVEIRA HOELLER - IFC
Notícia cadastrada em: 25/07/2019 08:16