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Banca de DEFESA: DANIEL FILIPE TOMELIN

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL FILIPE TOMELIN
DATA: 10/01/2019
HORA: 14:00
LOCAL: C 311
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE EQUIPAMENTO PARA FIXAR TAMPAS EM MOTORES ELÉTRICOS DE INDUÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Motor elétrico, rotor, estator, entreferro, montagem.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
SUBÁREA: Projetos de Máquinas
RESUMO:

Devido à competividade e a concorrência do mercado atual, as empresas sempre estão com necessidade de eliminar as perdas durante o processo e diminuir os custos na geração do produto. Atualmente tem-se no processo de fabricação dos motores de indução, uma etapa, que é a fixação das tampas traseira e dianteira, e a centralização do estator e rotor do motor. Este processo é executado em duas etapas: primeiro a tampa é prensada em uma máquina e depois é transferida para outra máquina, onde são fixados os rebites. Neste processo, devido à troca de postos de trabalho e fragilidade em que o processo atua, não é possível garantir a conformidade dimensional do entreferro, este problema dificulta a montagem dos motores desta linha.
Este projeto propõe o desenvolvimento de um protótipo de uma maquina que terá como finalidade a centralização do estator e rotor e a fixação das tampas do motor. Como existem muitas variáveis no processo de injeção, a ideia é retirar a exigência de precisão existente no projeto da tampa injetada e atribuir esta precisão para o protótipo da máquina, que terá a finalidade de centralizar o rotor e estator sem depender unicamente das dimensões da tampa injetada. Além disso, é necessário realizar o processo de montagem das duas tampas em uma única operação, tendo assim maior produtividade, maior confiabilidade e precisão para o processo.
Para o êxito deste trabalho será necessário a realização de pesquisas buscando soluções para a fixação destes motores de indução, após terá a necessidade do desenvolvimento de um projeto e a sua fabricação podendo assim por fim, realizar testes comparando com o processo atual .
Além do ganho de qualidade e eficiência do processo, este trabalho poderá abrir portas para estudos futuros, pois com o aperfeiçoamento do processo e a precisão da medida do entreferro do motor, poderá ser estudada a redução da distancia do entreferro e a minimização de componentes, usados no motor, devido aos ganhos de eficiência e rendimento mecânico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3425768 - AURELIO DA COSTA SABINO NETTO
Interno - 2475623 - LUIZ FERNANDO SEGALIN DE ANDRADE
Interno - 278300 - NELSO GAUZE BONACORSO
Externo à Instituição - RODRIGO ACACIO PAGGI - UFSC
Notícia cadastrada em: 04/01/2019 10:54
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