Projeto Político Pedagógico

O Tecnólogo em Gastronomia concebe, planeja, gerencia, empreende e geri negócios na área de alimentos e bebidas com inovação, considerando aspectos culturais, econômicos e socioambientais. Além de operacionaliza produções culinárias, atuando nas diferentes fases dos serviços de alimentação.
Restaurantes comerciais, bares, cafés, empórios, bufês, refeições transportadas, catering, setores de alimentos e bebidas em meios de hospedagem e processamento artesanal de alimentos.
Gerenciar a abertura e a ampliação de negócios na área de alimentos e bebidas ; Gerenciar as funções de marketing, recursos humanos, materiais, finanças e custos, na produção e nos serviços de alimentos e bebidas; Produzir e servir alimentos e bebidas considerando os aspectos sensoriais, higiênico-sanitários, histórico-culturais, nutricionais, físico-químicos, de segurança do trabalho e socioambiental; Compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e culturais relacionadas a área de gastronomia; Contribuir para a formação humanística, profissional e a sistematização dos saberes em gastronomia; Planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades operacionais dos setores de produção e serviços em negócios de gastronomia; Aplicar as normas e procedimentos de higiene e segurança alimentar.
As metodologias de ensino serão: aulas expositivo -dialogadas, atividades em laboratórios, trabalhos individuais e em grupos, debates, estudos de casos, seminários, painel integrado, ambientações profissionais, visitas técnicas, palestras, leituras de artigos, estágio curricular, trabalho de conclusão de curso, dentre outros.
Profº Luiz Cabral 
E-mail: luiz.cabral@ifsc.edu.br
Profº Deosir Flávio Lobo de Castro Junior
E-mail: deosir@ifsc.edu.br
Profª Nicole Pelaez
E-mail: nicole@ifsc.edu.br
Profº Vinícius De Luca Filho
vinidelucca@ifsc.edu.br
A avaliação dar-se-á durante todos os momentos do processo ensino e aprendizagem, valorizando o crescimento do aluno qualitativa quantitativamente. Em cada disciplina o professor responsável aplicará avaliações pertinentes aos conteúdos teóricos e práticos vistos ao longo do curso. As avaliações serão organizadas baseadas nos seguintes princípios: a avaliação será diagnóstica, processual, formativa e diversificada. Para além dos conhecimentos e habilidades definidos em cada disciplina, serão considerados como critérios de avaliação as atitudes gerais: trabalhar em equipe; respeitar a comunidade escolar; cumprir as tarefas solicitadas, respeitando os prazos; contribuir para as aulas com interesse e empenho; zelar pelo patrimônio escolar e demonstrar iniciativa nas aulas. As formas ou tipos de avaliação podem abranger avaliação escrita e/ou oral individual/grupo, apresentação de trabalhos (escrito e oral); avaliações práticas em laboratórios, relatórios, entre outros. A normatização que se ampara, é ainda denominada de Organização Didático-pedagógica (ODP) do Campus, documento que está sendo reestruturado e será unificado com a denominação de Regimento Didático-pedagógica (RDP). Sendo o presente projeto pedagógico de curso, adaptado assim que definido pelo IFSC. Ainda de acordo com a Organização Didática da Campus Florianópolis-Continente, a avaliação prima pelo caráter diagnóstico e formativo, consistindo em um conjunto de ações que permitam recolher dados, visando à análise da constituição das competências por parte do aluno, previstas no projeto de curso. Suas funções primordiais são: a) obter evidências sobre o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à constituição de competências, visando à tomada de decisões sobre o encaminhamento dos processos de ensino e aprendizagem e/ou a progressão do aluno para o semestre seguinte; b) analisar a consonância do trabalho pedagógico com as finalidades educativas previstas no Projeto Pedagógico do Curso;c) estabelecer previamente, por unidade curricular, critérios que permitam visualizar os avanços e as dificuldades... Consultar PPC na íntegra.
 
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