Projeto Político Pedagógico

VER PPC

O egresso estará apto a atuar em empresas dos variados arranjos produtivos, que tenham em suas instalações equipamentos industriais, empresas prestadoras de serviços em processos industriais, comerciais e de manutenção mecânica e elétrica e que requeiram manutenção em processos mecânicos e/ou automatizados.

- Compreender os conceitos de manutenção corretiva, preventiva e preditiva; - Planejar, programar e controlar os processos de manutenção em sistemas produtivos e sistemas de distribuição elétrica comercial e industrial; - Discernir o tipo de manutenção adequada, considerando o grau de prioridade e criticidade das máquinas e equipamentos compreendendo todo o projeto mecânico e elétrico dos mesmos. - Aplicar procedimentos normatizados dentro de técnicas que priorizem a segurança e produtividade de equipamentos automatizados e de distribuição elétrica. - Conhecer as legislações, normas técnicas e ambientais e de segurança no trabalho para ambientes industriais, instalações de equipamentos e sistemas de distribuição de energia elétrica de baixa tensão.

A execução do curso acontecerá por meio de aulas teóricas expositivas e dialogadas com a utilização de equipamentos multimídia e aulas práticas que permitam a demonstração dos conhecimentos teóricos adquiridos. As aulas também poderão ser complementadas com exercícios e atividades em grupo para a fixação. A busca da comunicação entre aluno e professor, e a relação contínua entre teoria e prática, colocando em evidência as experiências práticas dos alunos.

Fernando da Silva Osório - fernando.osorio@ifsc.edu.br

Visando à análise da constituição das competências por parte do aluno, previstas no curso, além da análise criteriosa do desenvolvimento satisfatório e das habilidades trabalhadas ao longo deste por meio de atividades avaliativas, os alunos serão igualmente avaliados na apresentação das atitudes descritas anteriormente. Os alunos serão avaliados ao longo do processo educativo, com foco no alcance das competências preestabelecidas e por meio de diferentes instrumentos avaliativos. Ao aluno será assegurado o direito de ser avaliado pelo menos 02 (duas) vezes ao longo do curso através de instrumentos de avaliação variados. Ao concluir o curso, cada aluno receberá uma avaliação numérica, entre 0,0 (zero) e 10,0 (dez), que consiste nas médias de todas as avaliações desenvolvidas no decorrer do curso. Estará aprovado todo aluno que atingir média final igual ou superior a 6,0. Ressalta-se que somente haverá atribuição de notas e, consequentemente, possibilidade de certificação, se o aluno apresentar, ao término do curso, frequência presencial igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento). Caso o aluno não obtenha a média suficiente para sua aprovação, lhe será assegurado, ao longo do curso a recuperação paralela, conforme prevê o Art. 38 da resolução nº 041/2014.

Baixar Arquivo
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker2-srv1.appdocker2-inst122/04/2021 21:18