Área de Concentração
Mestrado
PROCESSOS CLIMÁTICOS E ECOSSISTEMAS COSTEIROS
Linhas Pesquisa :
› CLIMATOLOGIA E RECURSOS NATURAIS COSTEIROS
PROCESSOS CLIMÁTICOS E ECOSSISTEMAS COSTEIROS- Relações entre processo climáticos e usos e conservação de recursos naturais e ambientes costeiros
› VARIABILIDADE CLIMÁTICA E IMPACTOS AMBIENTAIS
PROCESSOS CLIMÁTICOS E ECOSSISTEMAS COSTEIROS- A sociedade espera e depende do avanço de conhecimento da variabilidade climática e dos impactos ambientais. Os ciclos sazonais anômalos podem variar drasticamente somados às variabilidades conhecidas tais como eventos climáticos globais El Niño e La Niña. Outros efeitos do clima não são bem compreendidos, como a ocorrência de extremos de precipitação ou estiagens prolongadas, afetando significativamente a sociedade. O aumento da concentração atmosférica de gases de efeito estufa e as previsões de mudanças climáticas globais e regionais também são relevantes para os estudos da variabilidade climática. Tomados em conjunto, estes exemplos demonstram a necessidade de uma melhor entendimento do clima e sua associação com ambiente, assim como da susceptibilidade às influências humanas. A área temática variabilidade climática e impactos ambientais na pesquisa do MP Clima e Ambiente do IFSC é orientada para a compreensão dos processos responsáveis pela variabilidade do clima e molda as estratégias aplicadas ao ambiente que incluem foco no papel das inter-relações do clima e ambiente costeiro, monitoramento e desenvolvimento de dados observacionais, e simulações do sistema climático bem como a investigação na resposta do ambiente em relação a ciclos sazonais e interanuais do clima.
› GESTÃO AMBIENTAL: ESTUDOS E ANÁLISES
PROCESSOS CLIMÁTICOS E ECOSSISTEMAS COSTEIROS- A gestão ambiental é um processo de tomada de decisões baseada em informação científica que busca a sustentabilidade da zona costeira, reduzindo os conflitos de uso. É um campo bastante amplo. Envolve desde diagnósticos, como estudos laboratoriais com análises físico-químicas e biológicas até abordagens mais conceituais e qualitativas, como estudos de caso e análises críticas de problemas ambientais, lidando com a percepção e o comportamento humano a respeito de temas ambientais. Avaliação de emissões atmosféricas, compreensão dos múltiplos aspectos das bacias hidrográficas, investigação sobre sistemas estuarinos e marinhos, como estudos de balneabilidade e a destinação inadequada de resíduos sólidos no ambiente marinho são exemplos de temas de estudo. É uma área que também tem estreita relação com o conjunto complexo de normas jurídicas da área ambiental. Contempla também os esforços dos setores produtivos em adequar os processos às técnicas menos impactantes aos recursos naturais. O Programa de Mestrado em Clima e Ambiente tem realizado estudos sobre a gestão ambiental de praias e dunas, os serviços ecossistêmicos prestados por unidades de conservação, a contaminação dos ambientes costeiros por resíduos sólidos (lixo marinho), o efeito da ocupação do solo no escoamento superficial de áreas urbanas, a influência de aditivos na emissão de gases em motores diesel e alternativas para a disposição final do lodo de estações de tratamento de esgoto, entre outros trabalhos.
› RECURSOS NATURAIS, GESTÃO E ANÁLISES
PROCESSOS CLIMÁTICOS E ECOSSISTEMAS COSTEIROS-
› DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INSTRUMENTAÇÃO
PROCESSOS CLIMÁTICOS E ECOSSISTEMAS COSTEIROS- A área de Clima e Ambiente está intimamente ligada a evolução do desenvolvimento tecnológico. Como exemplo, para realização do monitoramento e previsão climática, são necessários equipamentos robustos para medição das variáveis ambientais, com tecnologia específica para armazenamento e transmissão de dados, assim como supercomputadores avançados e modelos numéricos capazes de representar os processos atmosféricos, oceânicos e de superfície (terra/mar). também para tratamento dos dados coletados e simulados, são necessárias ferramentas estatísticas para auxiliar na compreensão dos processos físico-químicos que ocorrem na natureza. Nesse sentido, o Programa de Mestrado em Clima e Ambiente tem realizado estudos associados a previsibilidade de eventos extremos em SC, desenvolvimento de protótipos para coleta e transmissão de informações ambientais, produtividade e risco climáticos e monitoramento ambiental costeiro.
› SISTEMAS COSTEIROS E RECURSOS NATURAIS
PROCESSOS CLIMÁTICOS E ECOSSISTEMAS COSTEIROS- A estrutura e função dos sistemas ambientais em estudos de natureza ecológica em suas diferentes escalas espaciais e temporais, bem como os processos físicos, químicos e geológicos associados como os processos biogeoquímicos e históricos, condicionam seu comportamento no atual cenário de mudanças climáticas regionais e globais. Compreender os padrões de distribuição, abundância e exploração sustentável dos recursos naturais e suas inter relações entre as forçantes oceanográficas, atmosféricas e terrestres nos ecossistemas costeiros, para o entendimento das condições ambientais pretéritas do planeta e assim, auxiliar na compreensão de fenômenos climáticos atual desta linha temática. A produção de organismos aquáticos e o seu uso para a avaliação da qualidade ambiental do Programa do Mestrado Profissional em Clima e Ambiente.
Nenhum conteúdo disponível até o momento
PROGRAMA DE MESTRADO EM CLIMA E AMBIENTE
Nenhum conteúdo disponível até o momento
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker5-srv2.appdocker5-inst207/05/2024 03:47