Notícias

Banca de DEFESA: RONNIE ALEXANDRE MOREIRA VAQUERO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RONNIE ALEXANDRE MOREIRA VAQUERO
DATA: 29/11/2019
HORA: 15:30
LOCAL: Laboratório de Instrumentação Meteorológica - LIM
TÍTULO:

MORTALIDADE DA POPULAÇÃO DO BERBIGÃO Anomalocardia brasiliana NA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DO PIRAJUBAÉ: EFEITO DE EVENTOS CLIMÁTICOS? 


PALAVRAS-CHAVES:

RESEX. Molusco de areia. Mortalidade massiva. Clima. 


PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO:

No início do ano de 2015, ocorreu um evento de mortalidade em massa do berbigão Anomalocardia brasiliana, na Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé (RESEX), situada em Florianópolis, SC. Este bivalve possui grande importância para a comunidade local, servindo como fonte de proteína animal, bem como importante fonte de renda para os catadores. Para investigar se a causa do evento teve relação com fatores climáticos e/ou ambientais, foram reunidos dados diários, a partir de diversos bancos de dados, de variáveis que poderiam influenciar na dinâmica populacional do berbigão, sendo estas a temperatura máxima do ar, precipitação, radiação solar global e maré baixa. Os dados obtidos possuem uma periodicidade diária, dentro de um intervalo de 4 meses (novembro dezembro, janeiro e fevereiro), sendo novembro, dezembro de 2014 e janeiro de 2015 os meses que antecederam a mortalidade massiva dos berbigões na RESEX. Os dados dos 4 meses estudados foram obtidos para os 6 anos antes do evento (com exceção de radiação solar global, que soma 4 anos antes do evento) e 2 anos depois. Os dados diários foram utilizados na construção de gráficos que apresentam as médias mensais das variáveis, para cada ano, bem como gráficos que apresentam os valores diários para cada mês e ano analisados. Posteriormente, os dados foram submetidos a análise de variância (ANOVA) e teste de Tukey. Os gráficos não apontam a ocorrência de nenhum evento extremo ou a presença de um valor significativamente diferente dos demais para o período avaliado (2011 a 2017). Corroborando essa análise, a ANOVA e o teste de Tukey apontaram que não houve interferência dos dados analisados na mortalidade dos berbigões, já que não apontaram diferenças significativas entre os meses da mortalidade em massa em relação aos demais. Desta forma, sugere-se que outros parâmetros, como a qualidade da água e fatores bióticos, sejam monitorados na RESEX do Pirajubaé, caso hajam novos eventos de mortalidade massiva dos berbigões. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AIMÊ RACHEL MAGENTA MAGALHÃES - UFSC
Presidente - 1306326 - EDUARDO CARGNIN FERREIRA
Interno - 1576236 - MARCELO RENNO BRAGA
Interno - 1094639 - MARIO FRANCISCO LEAL DE QUADRO
Notícia cadastrada em: 18/11/2019 20:30
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker1-srv2.appdocker1-inst219/05/2024 17:39