Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA CLAUDINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLA CLAUDINO
DATA: 02/06/2021
LOCAL: Sala virtual

Variabilidade climática e o planejamento urbano: Estudo de Caso de Itajaí-SC

Sensoriamento Remoto, Cobertura Vegetal, Ilhas de Calor e Bem-Estar.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências

Uma das consequências do aumento populacional mundial consiste no crescimento urbano, que por sua vez deve ocorrer com planejamento, com foco no desenvolvimento sustentável. Deste modo, surge a necessidade de gerenciar adversidades como o aumento da temperatura das cidades, sendo este relacionado às fontes antropogênicas de emissão de calor, como os veículos, centros de geração de energia, sistemas de ar condicionado e pela radiação acumulada e, reemitida massivamente pelas edificações, bem como a falta de áreas verdes nas cidades. Portanto, têm-se as ilhas de calor, que provocam problemas de saúde e redução da qualidade de vida da população a longo prazo. Isto posto, o objetivo deste trabalho é estudar a relação entre as ilhas de calor e a cobertura vegetal no município de Itajaí-SC, bem como analisar a interação entre a existência, ou ausência, da cobertura vegetal nas cidades e os indicadores de bem-estar da população, com o intuito de validar a hipótese de que a existência de cobertura vegetal atenua a elevação da temperatura das cidades e promove o bem-estar da população. Quanto à execução desta pesquisa, o período de estudo compreende os anos de 1991 a 2020, sendo utilizados os dados da estação meteorológica automática A868-Itajaí, referentes à temperatura do ar, e o produto da reanálise do Modern-Era Retrospective Analysis for Research and Applications, Version 2 (MERRA-2) para determinação dos períodos com temperatura mais elevada e temperatura mais amena em cada ano no município de Itajaí. Para os respectivos períodos, serão elaborados mapas de temperatura da superfície (LST) com imagens dos sensores da série LANDSAT, bem como será calculado o Normalized Difference Vegetation Index (NDVI). Com a espacialização das ilhas de calor e obtenção da sua intensidade, serão avaliados os indicadores de renda, longevidade, natalidade e escolaridade. Por conseguinte, como produto serão gerados mapas para nortear o planejamento urbano no que tange à importância da vegetação nas cidades para o desenvolvimento sustentável. Resultados preliminares mostram que, para um mesmo dia, há variação da temperatura entre a área vegetada e a área com mancha urbana, outrossim que a composição de bandas 5, 4, 3 mostrou ser relevante para a classificação da mancha urbana, no caso da análise feita com imagem do satélite LANDSAT-8, bem como que o produto da reanálise do MERRA-2 provou-se útil para suprir a lacuna referente à dados anteriores à instalação da estação meteorológica automática A868-Itajaí.

Interno ao Programa e Externo à Instituição - 369.526.800-04 - DIRCEU LUIS HERDIES - INPE
Externo à Instituição - IEDA DEL ARCO SANCHES - INPE
Interno - 1094639 - MARIO FRANCISCO LEAL DE QUADRO
Interno - 1546670 - WALTER MARTIN WIDMER