Diagnóstico dos Acidentes com Embarcações de Pesca e sua Relação com Eventos Meteorológicos no Litoral do Brasil.
A pesca comercial está entre as atividades laborais mais perigosas do mundo. A escassez nas capturas obrigou a frota pesqueira a se deslocar para áreas mais distantes do litoral e por períodos de tempo mais longos. Isto tornou as viagens de pesca mais suscetíveis às mudanças bruscas nas condições meteorológicas e consequentemente no estado do mar. Estudos têm demonstrado a correlação entre a ocorrência de eventos meteorológicos e oceanográficos adversos com o aumento do risco de ocorrência de acidentes com embarcações de pesca. Esse tipo de abordagem no Brasil ainda se apresenta incipiente, o que motivou o desenvolvimento da presente proposta, que objetiva criar subsídios para a Autoridade Marítima estabelecer ferramentas de prevenção de acidentes com barcos de pesca e otimizar os recursos empregados no Serviço de Busca e Salvamento. O método proposto prevê a o tratamento e análise dos registros históricos dos Inquéritos Administrativos e Fatos da Navegação – IAFN da Autoridade Marítima para o período de 2015 a 2020. Os Avisos de Mau Tempo emitidos pela Marinha do Brasil serão utilizados como parâmetro subjetivo das condições meteorológicas e oceanográficas, e sua distribuição espacial e temporal para o litoral do Brasil deverá ser confrontada com as informações doas acidentes com barcos de pesca registrados para o mesmo período. Os resultados preliminares indicam uma tendência de redução no número de acidentes para o período em análise. Os acidentes de maior ocorrência são os naufrágios e situação de homem ao mar. Este último apresentou a maior letalidade associada. A maior incidência no número de acidentes está relacionada com a região do 5° Distrito Naval (PR, SC e RS), o que pode estar relacionado a maior incidência de fenômenos meteorológicos e oceanográficos adversos, como a passagem de frentes frias e ciclones extratropicais.