Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELA DE OLIVEIRA ANDRE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELA DE OLIVEIRA ANDRE
DATA: 15/06/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO:

Influência do clima no transplante de mudas de Butia catarinensis no município de Imbituba/SC.


PALAVRAS-CHAVES:

Butia catarinensis, transplante, fatores climáticos


PÁGINAS: 21
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO:

Butia catarinensis é uma espécie endêmica do litoral sul do Brasil e corre séria ameaça de entrar em extinção, isso pode ocorrer pelo desmatamento acelerado, sobretudo pela expansão urbana, industrial e agropecuária, ou ainda, pelas queimadas, especialmente em períodos de seca. A espécie possui grande importância ecológica, faz parte da vegetação de restinga e tem sido usada pelas populações locais do litoral de Santa Catarina, exercendo a atividade de extração dos frutos para uso e sustento familiar.

O aperfeiçoamento da técnica do transplante pode trazer resultados expressivos na recuperação da espécie. Neste contexto, este estudo tem como objetivo verificar a época ideal para efetuar o transplante da espécie B. catarinensis e determinar se os fatores climáticos, temperatura e precipitação, interferem em sua adaptação. O estudo de campo será realizado na região de Imbituba/SC. Para isso será realizado o transplante de 60 mudas de B. catarinensis, sendo 30 transplantadas no inverno e 30 no verão. Posteriormente serão analisados e mensurados mensalmente, a partir do plantio, parâmetros estruturais como diâmetro e altura do estipe e quantidade de folhas sadias e secas. Além disso, serão avaliados dados das variáveis temperatura (mínima, máxima e média) e precipitação acumulada, mensalmente, que serão solicitados para a Epagri/Ciram, captados da estação da Epagri de Imbituba/SC, com o intuito de verificar se estas variáveis influenciaram na adaptação dos espécimes transplantados.

Será considerada, para fins deste estudo, a época ideal para o transplante aquele em que os espécimes transplantados obtiveram um melhor desenvolvimento nos parâmetros analisados. Acredita-se que será possível observar pouco desenvolvimento dos espécimes transplantados, mesmo assim, será possível fazer a comparação. A hipótese é de que a melhor época para o plantio seja no verão, além disso, estima-se que todos os espécimes irão se desenvolver.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1880151 - DANIEL SAMPAIO CALEARO
Presidente - 1306326 - EDUARDO CARGNIN FERREIRA
Interno - 1811378 - THIAGO PEREIRA ALVES
Notícia cadastrada em: 02/06/2021 13:48
SIGAA | DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - (48) 3877-9000 | © IFSC | appdocker5-srv1.appdocker5-inst119/05/2024 17:39