Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINA STELLA BAPTISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINA STELLA BAPTISTA
DATA: 09/07/2021
LOCAL: Sala virtual

ANÁLISE DE VULNERABILIDADE COSTEIRA DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) COSTA BRAVA

IPCC, Variações Climáticas, Eventos Extremos, Região Costeira, Oceanografia, Gestão Ambiental, Santa Catarina, APA Costa Brava.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências

O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas define vulnerabilidade como o grau em que um sistema está suscetível ou incapaz de lidar com os efeitos adversos das mudanças climáticas. As regiões costeiras são altamente vulneráveis as alterações climáticas, como aumento acelerado do nível médio do mar, eventos extremos de ondas de tempestade, entre outras. O litoral catarinense equivale a 7% do litoral brasileiro e, assim como outras regiões, apresenta uma grande diversidade de atividades antrópicas, entre as quais se destaca o turismo. A APA Costa Brava instituída pela Lei N°9.985/2000 e criada pela Lei N°1.985/2000, está na lista de áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade do Bioma Mata Atlântica. A APA Costa Brava inclui as praias de Laranjeiras, Taquarinhas, Taquaras, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho. O presente estudo visa obter mapas de vulnerabilidade de alta resolução para a APA Costa Brava, considerando diferentes cenários a fim de conhecer as possíveis respostas ambientais e possibilitar um aprimoramento do manejo. A APA Costa Brava está localizada no município de Balneário Camboriú, litoral centro-norte catarinense e foi criada como medida compensatória em decorrência aos impactos ambientais da implantação da rodovia – Interpraias (Av. Rodensindo Pavan). A área está sujeita a eventos extremos de elevação repentina do nível do mar, como o registro de um tsunami meteorológico, cujo evento causou perdas materiais significativas ao patrimônio público e privado. Com base em metodologias já aplicadas para a região, a metodologia deste estudo para análise da vulnerabilidade está pautada em dez variáveis sendo: taxa de variação da linha de costa interanual (TXA) e interdecadal (TXD); altura de onda (HB); inclinação da face litorânea (IFL); amplitude altimétrica da orla marítima (ALT); velocidade residual de corrente longitudinal (CLR); balanço sedimentar potencial (BSP); largura média de pós-praia (LPP); inclinação média do estirâncio (IME) e granulometria média no estirâncio (TMG), que quanto acopladas formam o índice de vulnerabilidade. O índice de vulnerabilidade será classificado em: muito baixo (intervalo de 0-2); baixo (2-3); médio (3-6); alto (6-8) e muito alto (8-10). A análise de risco potencial envolve o fenômeno de elevação do nível do mar e efeitos de erosão costeira bem como ação das ondas e danos às edificações costeiras de qualquer natureza. A análise das frações granulométricas das praias serão realizadas em 21 pontos divididos em norte, central e sul, de cada uma das praias em análise. No total, serão analisadas 63 amostras de sedimento em laboratório, a fim de obter a caracterização sedimentológica. Para análise estatística dos índices de vulnerabilidade, será utilizada a análise de cluster, identificando a homogeneidade e a heterogeneidade entre os índices. A análise da vulnerabilidade costeira é fundamental para a gestão da zona costeira. As respostas do comportamento a longo e curto prazo quanto as variações climáticas nas zonas costeiras possibilitam agir no sentido de evitar ou atenuar perdas e danos, e em geral, servindo como um instrumento legal para auxiliar a gestão dos efeitos potenciais de mudanças climáticas. Com a conclusão desse trabalho serão obtidos mapas de vulnerabilidade de alta resolução, compatíveis com as áreas abordadas. Diferentes cenários serão considerados, com enfoque na variação do NMM e ação de ondas, a fim de se conhecer as possíveis respostas ambientais de forma a possibilitar um melhor manejo e gestão.

Interno ao Programa e Externo à Instituição - 260.053.498-99 - EDUARDO AUGUSTO WERNECK RIBEIRO - CEFET-SC
Presidente - 1943611 - LUIS ANTONIO DE OLIVEIRA PROENCA
Interno - 1811378 - THIAGO PEREIRA ALVES
Notícia cadastrada em: 23/06/2021 14:49